Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDo Campo à Mesakeyboard_arrow_rightArtigos

Agroindústrias familiares - Implantação do Susaf-PR

avatar ANA CAROLINE DA SILVA ERBRECHT ROCHA
Ana Caroline Da Silva Erbrecht Rochafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Agroindústrias familiares - Implantação do Susaf-PR
Criado em 15 JUN. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Com o selo nas embalagens ou rótulos, agroindústrias familiares, artesanais e de pequeno porte podem vender produtos em todo o Estado

Com o objetivo de fortalecer as agroindústrias familiares, o município de Pato Bragado, no oeste do Paraná, deu início ao processo de adequações para a implantação do Susaf-PR (Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte no Estado do Paraná). Em parceria com o Sebrae/PR e a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), estão sendo capacitados representantes do município, produtores e pequenos empresários.

Com a obtenção do Selo Susaf-PR, que permitirá a agroindústrias familiares e produções artesanais comercializar produtos como industrializados coloniais, derivados de carne, leite, pescado, ovos e mel, nos municípios do Estado.

  É uma força-tarefa para auxiliar o município a fazer as adequações necessárias e, no fim do processo, obter o Selo. No momento, o processo de escritas e normas internas está sendo concluído e, na sequência, haverá encaminhamento para análise da Adapar. Este Sistema aumenta a competitividade das agroindústrias, já que eleva as possibilidades de comercialização, podendo atuar em todo o estado. É um importante passo para o município, explica a consultora do Sebrae/PR, Angélica Weirich.

Oficialmente, as primeiras iniciativas para a implantação do Sistema começaram em 2018. Desde então, o município já realizou mudanças importantes, como a contratação de uma médica veterinária efetiva para o cargo no Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Agora, com a parceria firmada, os trabalhos englobam consultorias e workshops sobre temas como condições sanitárias, ambiente, higienização e saúde, seleção de matérias-primas, controle de pragas e vetores e outros.

Leia a matéria completa no link da Agência Sebrae de Notícias!

Se você ainda não faz parte da Comunidade, Do Campo à Mesa, não perca tempo e participe conosco, temos conteúdos e dicas valiosas esperando por você. 

avatar ANA CAROLINE DA SILVA ERBRECHT ROCHA
Ana Caroline Da Silva Erbrecht Rocha
favorite_outline Seguir Perfil
capa Do Campo à Mesa
Do Campo à Mesa
people 1633 participantes
Você produtor, empresário, técnico e curioso do setor de agronegócios, alimentos e bebidas é nosso convidado especial para fazer parte desse espaço para quem busca conhecimentos sobre tecnologias, inovações, tendências, legislações, ou seja, novidades para o setor/segmento de agronegócios/alimentos e bebidas. Participe! Acesse, escreva e compartilhe artigos, entrevistas, vídeos e orientações.
fixo
Em alta
Dispara pedido de recuperação judicial por produtor rural
07 fev. 2024Dispara pedido de recuperação judicial por produtor rural
Como o ERP pode ajudar no setor de alimentos
29 mar. 2023Como o ERP pode ajudar no setor de alimentos