Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightPolo de Liderança keyboard_arrow_rightArtigos

Passos que transformam: como inspirar o seu protagonismo

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Passos que transformam: como inspirar o seu protagonismo
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 29 AGO. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase


 Assim como o ballet Passos que Transformam apresentado no palco do evento "Líderes em Movimento 2022'', a arte, a arte de empreender e a arte de liderar se misturam. 


Há quem diga que a dança é a arte de mexer o corpo por meio dos movimentos ritmados, em que você expressa todos os seus sentimentos e alegrias. Agora, imagine uma pessoa com deficiência visual conseguir aprender passos de ballet clássico por meio da descrição e emoção que a professora passa para elas.


É com esse trabalho, feito por meio do toque e da percepção corporal, que os bailarinos da Associação de Ballet e Artes para Cegos Fernanda Bianchini transformam o que era impossível em bela arte.


E agora você deve estar se perguntando: o que esse ballet tem a ver com empreendedorismo e liderança? A empatia transformou a vida de tantas meninas e da professora, que se ajudaram mutuamente por meio dos olhos do coração e da força de vontade.


Fazendo um paralelo, a empatia é uma das qualidades mais importantes que um líder pode ter, no entanto, muitas vezes é subestimada. A verdade é que um estilo de liderança empático traz grandes benefícios que podem alavancar o sucesso de uma empresa.  


Vamos dar uma olhada no importante papel que a empatia desempenha nas organizações e como você pode se tornar um líder empático e inspirar o seu protagonismo!



Parte dos valores da empresa



A empatia é a capacidade de entender a perspectiva de outra pessoa, mesmo quando essa perspectiva é bem diferente da sua. Nos últimos cinco anos, vimos várias organizações adotarem essa palavra e torná-la parte dos valores de sua empresa. Mais do que uma palavra da moda, a empatia pode ser a peça-chave para ajudar os empreendimentos a crescer permitindo que os líderes se relacionem com pessoas e ideias ao seu redor.


A capacidade de ser compassivo e se conectar com os outros é fundamental para nossas vidas tanto pessoal quanto profissionalmente. Demonstrar empatia no local de trabalho uma parte fundamental da inteligência emocional e da eficácia da liderança também melhora as interações humanas em geral e pode levar a uma comunicação mais eficaz e a resultados positivos tanto no trabalho quanto em casa.


Por que a empatia é importante no local de trabalho?



Para que os colaboradores se sintam confortáveis no ambiente de trabalho, a empatia deve ser um dos ativos fundamentais.  


Digamos que você tenha dois locais de trabalho hipotéticos o primeiro é um local de trabalho que tem uma atmosfera hostil, em que o líder da equipe e os colegas de trabalho estão estressados e cuidam de si mesmos como indivíduos e não da equipe como um todo. 

O segundo é um local de trabalho que você espera ir, com um ambiente descontraído, em que os funcionários sabem que podem confiar uns nos outros e na equipe como um todo para alcançar grandes coisas para a empresa. 


Onde você se sentiria mais confortável, produtivo e motivado? O segundo cenário parece mais atraente, não é mesmo? Esse tipo de ambiente de trabalho é alcançado por meio de relações empáticas entre colegas de trabalho, entre outras práticas. 


Além disso, um líder empático é uma pessoa encarregada de promover esse tipo de relacionamento entre os membros da equipe. Portanto, é seguro dizer que tudo começa do topo e se estende para o resto da organização: um líder que demonstra empatia com sua equipe terá um time que demonstra empatia e confiança de dentro para fora.



Como você pode trabalhar o desenvolvimento da empatia por conta própria ou com o apoio de sua empresa?



A empatia na hierarquia das experiências humanas é uma emoção de ordem superior. Para desenvolver empatia, você deve primeiro ter suas necessidades de sobrevivência atendidas.


As pessoas são basicamente levadas a precisar saber que estão bem e que se encaixam. Um ambiente empresarial em que elas sabem que estão bem e se encaixam, permite que elas aprendam a escutar. Ouvir os outros é a chave para desenvolver empatia.



Praticar a inteligência emocional (mostrar vulnerabilidade)



Mostrar vulnerabilidade desenvolve empatia pelas pessoas, e com os empreendimentos não é diferente. As empresas precisam assumir seus desafios e problemas de uma forma que demonstre que estão realmente tentando. Isso não apenas cria empatia, mas se os planos não forem bem-sucedidos, os clientes estarão mais preparados para aceitar o fracasso.



Aprenda continuamente 



Precisamos estar abertos ao aprendizado em todos os níveis de uma organização. As empresas podem fazer um trabalho melhor ao apoiar seus líderes no desenvolvimento da empatia, criando uma cultura de aprendizado que derrube os estigmas de que os líderes devem saber tudo. Há uma grande qualidade e humildade em um líder que está disposto a aceitar que há espaço para crescer.



Saia do seu cantinho



Cultive o hábito de sair do escritório e do e-mail. Converse com as pessoas na linha de frente  e passe mais tempo ouvindo do que falando. Faça perguntas abertas: "o que está funcionando e o que não está?" ou "O que tornaria seu trabalho mais eficaz ou agradável?" Então ouça para entender, em vez de ouvir para elaborar uma resposta.



Comece por você 



Comece por você mesmo. O quanto você está recebendo de si mesmo? Você não pode dar o que você não tem. O que seria necessário para você sentir empatia por si mesmo ou esperar isso legitimamente dos outros? O que você pode fazer para obter mais? Você não precisa usar a palavra "empatia" ao se defender. Você pode estar defendendo ser tratado com dignidade ou respeito.



Pergunte, reflita e comunique 



A empatia não é assumir as emoções e perspectivas dos outros, mas sim entendê-los e considerá-los. Desenvolver a empatia é se expor a todas as áreas do negócio, equipe e experiência do cliente. Ajude-os a entender os desafios pessoais e de negócios e pratique refletir esse entendimento com fornecedores, colaboradores, entre outros.


E você, pronto para explorar todos os sentidos e a importância da empatia? Conte para a gente nos comentários!


Perdeu alguma atração ou quer assistir novamente? Todo o conteúdo Líderes em Movimento 2022 ficará disponível para você assistir quando e onde quiser por até cinco dias. Aproveite! 


Se gostou deste tipo de conteúdo e gostaria de acessar mais dicas e experiências compartilhadas que podem te ajudar a trilhar sua jornada empreendedora, participe da Comunidade Polo de Liderança.


OBS: este conteúdo foi produzido com base na experiência Passos que Transformam - Como inspirar seu protagonismo, no maior evento de liderança do país: LÍDERES EM MOVIMENTO.

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Polo de Liderança
Polo de Liderança
people 4680 participantes
Seja bem vindo a comunidade Polo de Liderança! A comunidade tem como objetivo conectar líderes de micro e pequenas empresas com conteúdos para seu desenvolvimento. Participe e inspire-se com novas ideias para melhorar sua gestão, com visão e ousadia para liderar sua equipe e transformar sua empresa.
fixo
Em alta
Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
18 abr. 2023Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
18 jul. 2022[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?