O texto abaixo é um exemplo real de uma consultoria realizada para um cliente antes mesmo de virar meu cliente. E ele foi compartilhado em meu perfil no Instagram @omelhordomkt
"Ah André, mas CRM, pós-venda e departamento comercial é coisa de empresa grande."
NÃO É, E EU POSSO PROVAR.
Antes de mais nada, deixa eu te falar de duas siglas importantes para a sua empresa:
Se você não mapear o LTV e o CAC dentro da sua empresa, o seu ROI (retorno por investimento), poderá ser calculado de forma errada, mas o pior não é nem isso. Quando você tem controle sobre o seu CAC, você consegue criar estratégias e ações com maior assertividade.
Vamos ao relato...
30 dias atrás eu comprei esse pó de cappuccino com zero adição de açúcar.
Como foi a minha primeira compra, o vendedor poderia ter anotado além do meu nome, meu e-mail e WhatsApp.
No próprio WhatsApp ele poderia colocar etiquetas sinalizando a origem, mês e mais algumas infos sobre a compra.
Dependendo do comportamento de consumo, essa quantidade da foto dura em média 30 dias ou menos. Veja a foto que tirei da embalagem.
VEJA O QUE EU FARIA:
MENSAGEM 1:
Enviaria uma 1ª mensagem com 10 dias perguntando sobre o que o cliente achou do produto. Esse Feedback é essencial. Também faria algumas perguntas para tentar mapear o comportamento de consumo: quantas pessoas tem na casa e vão consumir?
São perguntas simples, mas as respostas são importantíssimas para criar um relacionamento e até um sistema de follow-up com o cliente.
Eu também enviaria 1 vídeo tutorial com dicas para usar o produto de formas diferentes: (quente e gelado). Esse vídeo pode fica no YouTube ou no próprio Reels. Isso aqui seria a cereja do bolo e eu poderia fazer para toda a linha de produto que eu tivesse.
MENSAGEM 2:
Perto do prazo de acabar, vai a 2ª mensagem:
André, temos uma ótima notícia para você: Em seu próximo pedido do nosso cappuccino especial, lhe daremos 10% de desconto na compra de qualquer outro produto. Se você efetuar o pedido comigo no prazo de 24 horas, além do desconto, enviarei uma amostra do nosso novo produto.
Isso se chama CONSULTORIA.
Veja que eu não precisei executar nada para o cliente, MAS mostrei para ele O QUE, COMO e PORQUE deveria ser feito.
O quanto essa informação detalhada e já com script vale?
Te garanto que vale muito R$ pois ao ser colocada em prática aumenta o lucro do cliente imediatamente, sem precisar investir mais em tráfego pago.