Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMarketing Digitalkeyboard_arrow_rightArtigos

Passo a passo de como aumentar o LTV do seu produto, mesmo você sendo MEI

avatar ANDRE AUGUSTO DAMASCENO MENDES
Andre Augusto Damasceno Mendesfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Passo a passo de como aumentar o LTV do seu produto, mesmo você sendo MEI
Criado em 19 JAN. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O texto abaixo é um exemplo real de uma consultoria realizada para um cliente antes mesmo de virar meu cliente. E ele foi compartilhado em meu perfil no Instagram @omelhordomkt


Toda empresa, independente do tamanho deveria investir em uma ferramenta de CRM para fazer o pós-venda e em um departamento comercial.


"Ah André, mas CRM, pós-venda e departamento comercial é coisa de empresa grande."

NÃO É, E EU POSSO PROVAR.


Antes de mais nada, deixa eu te falar de duas siglas importantes para a sua empresa:

  • LTV - Lifetime Value
  • CAC - Custo de Aquisição do Cliente

Se você não mapear o LTV e o CAC dentro da sua empresa, o seu ROI (retorno por investimento), poderá ser calculado de forma errada, mas o pior não é nem isso. Quando você tem controle sobre o seu CAC, você consegue criar estratégias e ações com maior assertividade.


Vamos ao relato...


30 dias atrás eu comprei esse pó de cappuccino com zero adição de açúcar.

Como foi a minha primeira compra, o vendedor poderia ter anotado além do meu nome, meu e-mail e WhatsApp.

No próprio WhatsApp ele poderia colocar etiquetas sinalizando a origem, mês e mais algumas infos sobre a compra.

Dependendo do comportamento de consumo, essa quantidade da foto dura em média 30 dias ou menos. Veja a foto que tirei da embalagem.