Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

Quer começar a vender online? Veja esse passo a passo.

avatar LUANA BIRAL DA SILVA
Luana Biral Da Silvafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Quer começar a vender online? Veja esse passo a passo.
Criado em 15 JUN. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Se você está interessado em começar a vender online, é preciso fazer isso do modo certo. A tarefa de criar uma loja virtual é algo trabalhoso e cheio de detalhes muito importantes. Por isso, é preciso começar com o pé direito e fazer um planejamento bem completo para não perder ótimas oportunidades de lucrar com o seu negócio.

Vender online em marketplaces, redes sociais, WhatsApp ou qualquer outro canal de vendas é algo que pode ser interessante para novos negócios ou até essencial. Porém, hoje em dia, se uma empresa quer ser levada a sério, é preciso pensar em criar uma loja virtual.

O futuro (ou presente, pois já estamos vivendo isso) são as vendas online. Então, sua marca precisa estar no mundo digital e vender online, e o melhor modo de fazer isso é criar uma loja virtual.

Uma loja virtual é essencial para criar a autonomia do seu negócio online e ter mais credibilidade no seu segmento de vendas para vender online.

O e-commerce cresce cada dia mais, assim como seus variados segmentos. A comodidade de poder adquirir um produto ou serviço sem sair de casa é uma das grandes razões por esse tipo de mercado ganhar tanta projeção.

Então, agora que você já deve estar decidido a começar a vender online criando uma loja virtual, continue lendo esse post e saiba como fazer isso do modo certo. Vamos lá!

Escolha a melhor plataforma de e-commerce

A plataforma de e-commerce é o fator mais importante para o sucesso de uma empresa. Por isso, começar a vender online do modo certo depende da plataforma de e-commerce que você escolher para montar sua loja virtual.

Uma funcionalidade importante que sua plataforma de e-commerce deve ter é o One Page Checkout. Ele faz os pedidos virarem vendas, tornando o processo de compra simples e rápido, dando para o visitante uma experiência de navegação fluída e dinâmica, sem que ele precise sair do site.

Para saber mais sobre o One Page Checkout da iSET, clique aqui!

Faça planejamento financeiro

Vender online com sucesso requer planejamento, buscar conhecer o mercado e os seus possíveis concorrentes, conhecer o seu público e a melhor forma de interagir com ele são ações essenciais.

É preciso também realizar uma previsão de seus custos e de suas receitas, além de calcular, muito bem, o valor de venda de seu produto ou serviço, que seja compatível com o mercado e que seja capaz de cobrir seus custos e ainda auferir algum lucro.

Ao planejar o seu controle financeiro é indispensável que você determine o registro de todas as entradas e saídas do caixa de sua empresa!

Faça planejamento estratégico

É muito importante que você se planeje com antecedência para sempre vender online e do modo certo.

Aja com antecedência para identificar os produtos mais competitivos do mercado, reforçar o estoque da loja, avaliar quais descontos serão oferecidos e planejar a campanha de divulgação, por exemplo.

Fazendo todo esse planejamento e estratégias eficientes, o seu e-commerce com certeza conseguirá aproveitar ao máximo o seu próprio potencial para vender online.

Os resultados de todo esse planejamento serão clientes novos e fidelizados, sucesso de vendas e um faturamento muito maior do que em datas comuns! São só vantagens!

Crie um lindo layout

Ter um lindo design na sua loja virtual é uma parte fundamental para você vender online do modo certo. Afinal, a aparência impacta diretamente na experiência do cliente no mundo virtual.

Defina as cores da sua loja virtual. As cores afetam o psicológico de quem as olha, principalmente no design para e-commerce. Isso faz com que a escolha da paleta de cores do layout da sua loja virtual seja muito importante.

Outro ponto essencial é o design responsivo. Seu design para e-commerce deve ser compatível com todos os modelos de navegadores e sistemas operacionais do mercado. 

Caso contrário, ele não carregará ou não funcionará corretamente, prejudicando a experiência do usuário e, provavelmente, não irá aumentar as conversões para você vender online com sucesso.

Além disso, se a sua loja virtual estiver confusa, os internautas sairão rapidamente da página e procurarão os sites concorrentes. Portanto, os produtos devem estar separados por categorias como marcas, gêneros, idades e características de produto, para facilitar a procura e oferecer formas simples de filtrar as informações.

A descrição dos produtos também é importante para mostrar a usabilidade, diferenciais, especificações técnicas, preços, entre outras informações. Ao criar sua loja virtual para vender online e suas próprias descrições dos produtos, você gera conteúdo relevante e ainda se beneficia nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca.

Use imagens chamativas e de qualidade. Para os banners, use aplicativos de design online para fazer lindas peças que encantem seus clientes. 

Além disso, é sempre bom investir em inovação e na busca de novos recursos e funcionalidades que ajudarão a tornar a experiência de compra do seu cliente mais completa, aumentando a satisfação e provavelmente o tornando um cliente fidelizado.

Para vender online do modo certo, é preciso sempre observar as métricas da sua loja virtual a fim de identificar melhorias no design para e-commerce que devem ser tomadas. Além do mais, apenas assim você terá conhecimento de como o seu mercado anda atuando e como você poderá estar sempre um passo à frente dos seus concorrentes em relação ao layout.

Crie promoções

Para se destacar da concorrência e vender online do modo certo, fazer promoções de produtos competitivos, que realmente despertem o interesse do público é uma ótima estratégia.

O que mais influencia na decisão de compra dos consumidores é o preço, por isso, as promoções são ótimas para incentivar compras online.

Faça controle de estoque

Um erro muito comum entre as pessoas que começam a vender online é não planejar seu estoque. O controle de estoque deve ser feito frequentemente!

A falta do levantamento com antecedência pode fazer com que seus clientes comprem um produto que não existe mais no estoque da sua loja virtual, espantando seus clientes conquistados e manchando a reputação do seu e-commerce.

Invista em divulgação e na satisfação dos seus clientes

Fazer divulgações do seu e-commerce é preciso para tornar sua marca mais conhecida e reconhecida no seu segmento de mercado virtual.

Para isso, use as redes sociais para promover sua marca e estimular o engajamento do público e aproveite o potencial de mídias pagas, como Google Ads e Facebook Ads.

Use várias estratégias de marketing digital para vender online e veja quais funcionam melhor para a sua empresa. Você pode focar em marketing de conteúdo e construir uma forte autoridade para seu e-commerce, por exemplo.

Falando em marketing digital e de conteúdo, caso você queira aprender mais sobre isso e usar as melhores ferramentas e estratégias de conteúdo para vender online, recomendo que você acompanhe a iSET no Youtube.

O aulão iSET são aulas especiais que acontecem ao vivo toda quarta-feira às 15hrs, no Youtube da iSET, sobre marketing, e-commerce, marketplace e muito mais!

Caso se interesse, basta acessar nosso canal no YouTube, se inscrever e ativar o sininho para receber as notificações das lives! 

Gostou do post e das dicas para começar a vender online do modo certo? Deixe seu comentário!

 

avatar LUANA BIRAL DA SILVA
Luana Biral Da Silva
favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3804 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?