Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Parques tecnológicos melhoram a reputação das cidades?

avatar WELITON MONTEIRO PERDOMO
Weliton Monteiro Perdomofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Parques tecnológicos melhoram a reputação das cidades?
Criado em 29 JUN. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Eu gostei bastante desse texto e resolvi compartilhar parte dele aqui e também o link na íntegra.

Parques tecnológicos são locais onde se concentram todos os elementos de um ecossistema de tecnologia: empresas, incubadoras, universidades etc. O objetivo de criar espaços como esse é estimular a interação entre as empresas e criar um ambiente que seja referência para a cidade, de modo que ele possa servir, inclusive, como um local de testes para as soluções criativas e inovadoras que ali estão sendo criadas e, posteriormente, possam ser escaladas.

Várias cidades do Brasil estão apostando em parques como estratégia para o desenvolvimento tecnológico da região. Eles melhoram a reputação das cidades por diversos motivos. Separamos 3:

Mostram interesse do governo

Muitos investimentos em inovação surgem a partir de empresas de fora do Brasil. Quando são construídos parques tecnológicos, há uma maior visibilidade sobre as regiões nas quais eles estão inseridos e maior segurança sobre o interesse político que há nessas empresas. Sendo assim, para quem vê de fora, dá mais segurança para os investimentos e maiores chances de fechar um bom negócio.

Colocam holofotes nas empresas da região

Há cidades com muitas empresas tecnológicas. Porém, se estão espalhadas, muitas vezes não há conhecimento sobre a existência delas. Juntas em um parque tecnológico elas se tornam mais visadas e mais fortes.

Acabam estimulando ainda mais inovação

Pode parecer mero detalhe, mas a proximidade física proporcionada por um parque tecnológico pode, sim, estimular interação entre as empresas que ali estão. É quase natural que parcerias sejam firmadas entre elas. Por isso, promover a criação desses ambientes é tão importante para o futuro das soluções tecnológicas.

 

Por onde começar e quem pode ajudar?

Além da Fundação CERTI e do SEBRAE que tem ajudado diversas cidades a desenvolver projetos para parques tecnológicos, o estudo para essa implantação é complexo e consiste, principalmente, em pesquisas e observar o potencial das empresas existentes, recrutar ideias inovadoras e entender o potencial e a vocação tecnológica de cada ecossistema. 

Por isso, se você pretende criar um ambiente inovador na sua cidade, procure saber quais são os caminhos mais seguros e percorridos por outros locais que estão dando certo. Esse, sem dúvida, é o caminho para construir ambientes que serão a base do conhecimento local no futuro.

 

Para conhecer mais sobre como os Parques Tecnológicos induzem o ambiente de inovação e também as 6 Etapas para a consolidação de Parques Tecnológicos mantenha conectado e PARTICIPE da Comunidade Ambientes de Inovação.

 

Weliton Perdomo LinkeIn Instagram

 

avatar WELITON MONTEIRO PERDOMO
Weliton Monteiro Perdomo
Coordenador Estadual de Inovação do SEBRAE/PR, mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação.favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1377 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?