Eu gostei bastante desse texto e resolvi compartilhar parte dele aqui e também o link na íntegra.
Parques tecnológicos são locais onde se concentram todos os elementos de um ecossistema de tecnologia: empresas, incubadoras, universidades etc. O objetivo de criar espaços como esse é estimular a interação entre as empresas e criar um ambiente que seja referência para a cidade, de modo que ele possa servir, inclusive, como um local de testes para as soluções criativas e inovadoras que ali estão sendo criadas e, posteriormente, possam ser escaladas.
Várias cidades do Brasil estão apostando em parques como estratégia para o desenvolvimento tecnológico da região. Eles melhoram a reputação das cidades por diversos motivos. Separamos 3:
Mostram interesse do governo
Muitos investimentos em inovação surgem a partir de empresas de fora do Brasil. Quando são construídos parques tecnológicos, há uma maior visibilidade sobre as regiões nas quais eles estão inseridos e maior segurança sobre o interesse político que há nessas empresas. Sendo assim, para quem vê de fora, dá mais segurança para os investimentos e maiores chances de fechar um bom negócio.
Colocam holofotes nas empresas da região
Há cidades com muitas empresas tecnológicas. Porém, se estão espalhadas, muitas vezes não há conhecimento sobre a existência delas. Juntas em um parque tecnológico elas se tornam mais visadas e mais fortes.
Acabam estimulando ainda mais inovação
Pode parecer mero detalhe, mas a proximidade física proporcionada por um parque tecnológico pode, sim, estimular interação entre as empresas que ali estão. É quase natural que parcerias sejam firmadas entre elas. Por isso, promover a criação desses ambientes é tão importante para o futuro das soluções tecnológicas.
Por onde começar e quem pode ajudar?
Além da Fundação CERTI e do SEBRAE que tem ajudado diversas cidades a desenvolver projetos para parques tecnológicos, o estudo para essa implantação é complexo e consiste, principalmente, em pesquisas e observar o potencial das empresas existentes, recrutar ideias inovadoras e entender o potencial e a vocação tecnológica de cada ecossistema.
Por isso, se você pretende criar um ambiente inovador na sua cidade, procure saber quais são os caminhos mais seguros e percorridos por outros locais que estão dando certo. Esse, sem dúvida, é o caminho para construir ambientes que serão a base do conhecimento local no futuro.
Para conhecer mais sobre como os Parques Tecnológicos induzem o ambiente de inovação e também as 6 Etapas para a consolidação de Parques Tecnológicos mantenha conectado e PARTICIPE da Comunidade Ambientes de Inovação.
Weliton Perdomo LinkeIn Instagram