A Inteligência Competitiva atua no monitoramento de diversos temas de alta relevância para um determinado público alvo. Ela proporciona a visualização de oportunidades. Por meio de informações assertivas, torna-se possível identificar tendências, desafios e necessidades desse público alvo em específico.
No caso da Inteligência Competitiva do Sebrae/PR, buscamos levar conteúdos para os nossos clientes Empreendedores e Empresários de Micro e Pequenas Empresas, de modo a contribuir para uma tomada de decisão mais assertiva a respeito dos mais diversos temas do cenário empreendedor e empresarial.
Neste Alerta de Inteligência SEBRAE, abordamos o tema:
Paraná lança novo credenciamento para ambientes promotores de inovação
O Governo do Estado do Paraná está promovendo um novo credenciamento de ambientes promotores de inovação com o objetivo de expandir e fortalecer o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação em todas as regiões paranaenses. O processo, aberto até 10 de agosto, visa conceder apoio e recursos para instituições públicas e privadas, incluindo universidades, centros de pesquisa, empresas e administrações municipais interessadas em participar. Atualmente, o Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação (Separtec) conta com 188 espaços credenciados em 42 cidades, desempenhando papéis variados como pré-incubadoras, incubadoras tecnológicas, aceleradoras, entre outros.
Esses ambientes não só apoiam startups e pequenas empresas no desenvolvimento de produtos e
serviços inovadores, mas também promovem uma cultura empreendedora robusta.
O credenciamento apenas eleva o padrão dos serviços
oferecidos por esses ecossistemas,
estabelecendo padrões de qualidade e governança, e também facilita parcerias
estratégicas, cooperação e oportunidades de internacionalização. Com isso,
busca-se fortalecer
a produção científica e tecnológica do Paraná e promover um ambiente
competitivo para pesquisa e desenvolvimento empresarial.
O Secretário Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson
Bona, enfatizou que essas iniciativas são fundamentais para atrair
investimentos e posicionar o estado como um polo de inovação. O Separtec,
instituído para promover o desenvolvimento empresarial e tecnológico planejado,
visa consolidar
o Paraná como um centro de referência em inovação,
alavancando as potencialidades produtivas e fortalecendo a competitividade
regional.
Por que é relevante?
A iniciativa visa melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pelos ecossistemas de inovação, abrindo inscrições para o credenciamento de ambientes promotores de inovação no Paraná. Ao ampliar o número de credenciados, busca-se conceder apoio e acesso a recursos financeiros, como incentivos fiscais, financiamentos e subsídios, que são essenciais para o desenvolvimento e crescimento de micro e pequenas empresas, além de contribuir para o desenvolvimento econômico e social das regiões do estado.
Além disso, os ecossistemas oferecem suporte técnico, infraestrutura e mentoria, facilitando o desenvolvimento de novos produtos e serviços inovadores. Isso é crucial para que empreendedores menores possam competir no mercado com soluções diferenciadas. Por fim, micro e pequenos empreendedores têm a oportunidade de se conectar com outros atores do ecossistema, como grandes empresas, universidades e instituições de pesquisa.
Direcionamentos para o seu negócio:
Conte com o Sebrae/PR nesta jornada!!!
Para você ter uma experiência completa, sugerimos que faça o download do arquivo em anexo para ter acesso aos links e fontes utilizadas no desenvolvimento deste Alerta de Inteligência.