Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Paraná cresce 3 vezes mais que a média nacional

avatar ELMO SILVEIRA DE SOUZA
Elmo Silveira De Souzafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Paraná cresce 3 vezes mais que a média nacional
Criado em 28 FEV. 2024
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Inteligência Competitiva atua no monitoramento de diversos temas de alta relevância para um determinado público alvo. Ela proporciona a visualização de oportunidades. Por meio de informações assertivas, torna-se possível identificar tendências, desafios e necessidades desse público alvo em específico.  


No caso da Inteligência Competitiva do Sebrae/PR, buscamos levar conteúdos para os nossos clientes Empreendedores e Empresários de Micro e Pequenas Empresas, de modo a contribuir para uma tomada de decisão mais assertiva a respeito dos mais diversos temas do cenário empreendedor e empresarial.  


 Neste Alerta de Inteligência SEBRAE, abordamos o tema: 

Paraná cresce 3 vezes mais que a média nacional


O Paraná liderou o crescimento econômico no Brasil em 2023, registrando um aumento notável de 7,8% em sua atividade econômica, superando a média nacional de 2,45%, de acordo com os dados do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) do Banco Central. Esse destaque foi impulsionado pelo setor agropecuário, que experimentou um crescimento significativo na produção de cereais, leguminosas e oleaginosas. Além disso, os setores de serviços, indústria e comércio varejista também contribuíram substancialmente para o crescimento econômico do estado.


A condição climática favorável, desempenhou um papel fundamental no sucesso do setor agropecuário, resultando em um aumento de 36% na produção de cereais, leguminosas e oleaginosas em comparação com o ano anterior. Este incremento na produção agrícola, aliado ao aumento das exportações paranaenses em 13,7%, impulsionou ainda mais a economia do estado. Além disso, as políticas públicas eficazes, incluindo iniciativas de desburocratização e melhorias no ambiente de negócios, têm atraído investimentos adicionais para o Paraná, consolidando sua posição como um importante centro econômico no país.


O setor agropecuário não foi o único responsável pelo crescimento econômico do Paraná em 2023. Outros setores, como serviços, indústria e comércio varejista, também apresentaram um desempenho sólido. O incremento de 11,2% no volume de serviços, juntamente com os aumentos registrados na indústria e no comércio varejista, demonstra a diversificação e a resiliência da economia paranaense. 


Por que é relevante:


Esta notícia é relevante para os micro e pequenos negócios do Paraná por várias razões. Ela destaca o potencial econômico do estado, mostrando um ambiente propício para o crescimento empresarial. O forte desempenho econômico, especialmente no setor agropecuário, pode gerar parcerias entre pequenos empresários e os principais setores produtivos locais. Além disso, o crescimento econômico está associado a um aumento do consumo, beneficiando diretamente os negócios locais. O destaque do Paraná como centro econômico em ascensão pode atrair investimentos adicionais, criando um ambiente mais dinâmico e próspero para os micro e pequenos negócios, com mais oportunidades de financiamento, parcerias estratégicas e acesso a recursos para o crescimento sustentável.



Direcionamentos para o seu negócio:


1. Empreendedor(a), você pode identificar oportunidades de crescimento analisando os setores que mais contribuíram para o crescimento econômico do Paraná em 2023, Avalie como seu negócio pode se inserir e se beneficiar desses segmentos em ascensão.


2. Além disso, esteja atento(a) às demandas emergentes e às tendências do mercado. Busque por soluções inovadoras e sustentáveis que possam agregar valor ao seu negócio e atender às necessidades do público-alvo.


3. Por fim, mantenha-se informado(a) sobre as políticas públicas e os investimentos que estão sendo realizados. Esteja preparado(a) para adaptar seu negócio e aproveitar as oportunidades que surgirem com o desenvolvimento econômico da região.


Para você ter uma experiência completa, sugerimos que faça o download do arquivo em anexo para ter acesso aos links deste Alerta de Inteligência. Desta forma, será possível você acessar as fontes de informação que foram utilizadas na construção deste conteúdo.

avatar ELMO SILVEIRA DE SOUZA
Elmo Silveira De Souza
Sou colaborador do SEBRAE/PR há mais de 19 anos. Tenho atuado em diversos Projetos e Atividades relacionadas a Inteligência Competitiva, Gestão do Conhecimento e Planejamento Estratégico. Atualmente trabalho na Unidade de Gestão Estratégica - Núcleo de Inteligência e Conhecimento. Sou bacharel em Administração de Empresas; MBA em Gestão de Negócios com ênfase em Micro e Pequenas Empresas; MBA em Desenvolvimento de Ambientes Empresariais e Projetos Setoriais e MBA em Marketing e Vendas.favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 677 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?