Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNegócios em Turismokeyboard_arrow_rightArtigos

Para dar um passo pra frente, é preciso entender o de trás

avatar MAISA SILVESTRE
Maisa Silvestrefavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Para dar um passo pra frente, é preciso entender o de trás
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 26 AGO. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Oiê, sejam muito bem vind@s a essa nova fase da Comunidade Bares e Restaurantes. Aqui, vocês vão encontrar tudo sobre essas temáticas, além de inovações e oportunidades escondidas em seus negócios. 

Se quiserem compartilhar suas dificuldades também, fiquem à vontade (mas confesso que prefiro receitas e cupons de desconto rsrs ), pois tenho certeza que muita gente já passou por isso e pode te ajudar. Só não se apeguem muito ao problema porque eles têm solução e, muitas vezes, escondem belas oportunidades.


Bom, mas vamos recapitular um pouquinho o tempo. Muito prazer, eu sou a Maísa, Gestora de projetos em turismo e cidades inteligentes no Sebrae e Head da Comunidade que você está lendo: Bares e Restaurantes. Essa daí da foto sou eu, no caso, eu de uns 25 atrás. Mas eu. Dá pra acreditar que essa menina com cara de anjo só gostava de comer banana, tomate e pepino e de bebida, não era nem água, era vitamina de banana? Sério, meus pais tiveram inúmeras dificuldades com esse meu paladar seletivo. 


Pois bem, eu não comia absolutamente nada e só de chegar perto do cheiro de frutos do mar eu tinha ânsia de vômito. Mas também pudera, eu era menina de prédio e morava numa cidade mega interiorana no Paraná. Praia era uma vez por ano e só. 


Como que eu iria desenvolver esse gosto por comer peixes se eu não tinha essa memória, essa referência, sabe?


Fato é que eu achei que nunca iria superar essa ojeriza que tinha com a comida mas, com o passar dos anos, minhas referências foram aumentando, meu paladar foi refinando e eu passei a ficar mais exigente com tudo o que eu comia e bebia. E pasmem! Hoje eu sou completamente apaixonada por frutos do mar, assim como outras tantas coisas que eu amava na minha infância (como chocolate de guarda chuva. Éca ) e hoje eu não gosto mais. 


Vocês devem estar se perguntando porque eu contei essa história, né?! 


Primeiro pra dizer que as pessoas mudam de acordo com as exigências e experiências que são expostas. E, com a transformação digital, as informações chegam muito rápido, assim como as nossas vontades e necessidades são substituídas de forma acelerada. Por isso, é importante olhar o meio que a sua empresa está inserida, seja interno (colaboradores e clientes), quanto externo (clientes, fornecedores e concorrentes);


Muitas empresas criam uma conexão emocional tão grande com os seus clientes que ela pode até mudar de rumo, mas não perde a sua legião. E essa relação vai muito além do produto ou serviço que ela oferece, é um relacionamento de confiança. Se a empresa X está fazendo, é pq é bom.


Propósito: não basta atender a dor e se relacionar com o seu cliente, além de ficar atento as mudanças e comportamentos dos seus concorrentes se a sua empresa não tem um lpropósito de existência


E digo isso porque, normalmente, muitas das empresas focam somente na dor do cliente e dão ctrl + c e ctrl + v naquilo que tá bombando na concorrência e não necessariamente pensam naquilo que gostam e que tem habilidade pra fazer. 


Então, se você só pensa no cliente e copia a concorrência, existe uma grande chance do seu cliente não enxergar valor na sua entrega e te escolher pelo preço 


Não quer que isso aconteça? Então, pegue sua xícara de café e passeie pela nossa Comunidade pra beber de diversas fontes e conseguir ter mais subsídios pra inovar em seu negócio, produtos ou serviços. 


Além disso, aproveite esse espaço pra compartilhar suas melhores ideias e práticas e se relacionar com outras pessoas que já fazem parte da Comunidade e têm os mesmos objetivos que você. 


Quem sabe daí não pode surgir uma bela parceria, não?! Vejo vocês no próximo post 

avatar MAISA SILVESTRE
Maisa Silvestre
favorite_outline Seguir Perfil
capa Negócios em Turismo
Negócios em Turismo
people 1310 participantes
Conteúdo relevante, prático e instrutivo, indicando soluções para as empresas e atores ligados aos negócios de turismo e viagem buscarem novos caminhos e superarem a crise.
fixo
Em alta
Experiências turísticas do Paraná
29 nov. 2022Experiências turísticas do Paraná
Origem e importância dos bares
18 nov. 2022Origem e importância dos bares