Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Para te inspirar - GrandChef

avatar PATRICIA FERNANDES VALENTE SANTINI
Patricia Fernandes Valente Santinifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Para te inspirar - GrandChef
Criado em 08 NOV. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Para inspirar Novos negócios e ajudar quem já está na jornada empreendedora, a comunidade Sebrae convocou a consultora Maria Fernanda Miotto Souza Reis para conversar com Geison Silva Correa, CEO da GrandChef.


Plataforma de gerenciamento

Focada em restaurantes, bares, pizzarias e similares, o GrandChef é um sistema de controle e automatização de diversos processos desses estabelecimentos.


Com atuação digital no Brasil todo, a plataforma organiza tarefas como controle financeiro e de estoque, preparo de pedidos, pagamento e delivery.


Impulso empreendedor

O que levou Geison a empreender foi perceber que sempre teve o perfil empreendedor, mesmo trabalhando em empresas de terceiros. Decidiu que era a hora de tentar fazer algo diferente e sair da zona de conforto.


Na época que mudou para o Paraná, percebeu que não havia um sistema para informatizar pequenos restaurantes. Percebendo a oportunidade de negócio, começou a idealizar uma plataforma simples e barata. Como já vinha flertando com esse mercado há algum tempo, foi mais fácil começar o planejamento.


Para quem quer empreender, não é necessário inventar a roda, criar algo inédito. No caso de Geison, ele pegou uma ferramenta já utilizada por grandes empresas e adequou à realidade do mercado local.


Pré-requisitos

Geison expõe dois elementos essenciais que o ajudaram a iniciar sua jornada como empreendedor: autoavaliação e motivação


Há muito glamour em volta do empreendedorismo, mas não é para qualquer um.

Ressalta Geison. Seu processo de decisão contou primeiramente com autoavaliação, julgando se estava apto ou não, para entrar no mercado.


Além disso, cada pessoa necessita estabelecer qual é sua motivação para empreender. Mudar a vida de sua família e ajudar a cidade foram os desejos que impulsionaram Geison.


Ele ainda alerta que dinheiro é uma consequência da dedicação aos objetivos, então não deve ser a motivação.


Quando começar?


Geison fala também sobre a dificuldade de encontrar o timing perfeito para iniciar um empreendimento. Saber o momento exato é a pergunta de um milhão de dólares, de acordo com Geison. As possibilidades de sucesso e fracasso são grandes. Ou seja, é necessário correr riscos.


Onde começar

Para Geison, empreender não é apenas ter uma empresa própria, então é possível também ter práticas empreendedoras dentro de uma empresa privada. A inovação pode ocorrer em processos diários de qualquer organização.


Dessa forma, com a experiência, é possível ter estrutura e planejamento para trilhar o próprio caminho a fim de abrir um negócio.


Inteligência emocional

Cuidar da parte psicológica também é importante para manter o foco no trabalho de Geison. Empreendedorismo é uma selva, então você tem que aprender a sobreviver, diz o empresário. A sobrevivência depende de uma mente equilibrada.


Aprender com os erros

Se tivesse se atentado antes a algumas situações, teria evitado alguns estresses, constatou Geison. Ele percebeu que devia focar em gestão de pessoas e inovação, cursos e preparação, para evitar problemas específicos em sua empresa. 


A partir do momento que identificou os erros, correu atrás de soluções.


Casamento ao contrário


A sociedade de uma empresa é um casamento ao contrário para Geison. Ele justifica que, em uma união matrimonial, você escolhe uma pessoa com um perfil de interesses parecido mas, uma empresa não funciona assim.


A GrandChef tem três sócios e cada um tem um perfil diferente. Enquanto um dos sócios tem uma mente mais calma e conservadora, Geison é mais acelerado e prático. Essas diferenças fazem com que surjam novas perspectivas para atingir metas e resolver problemas.


O importante é que a sociedade seja formada por pessoas comprometidas, que abracem o projeto e defendam a causa da empresa.


Busque mais incentivos

Veja a live completa com o Geison da GrandChef em nosso canal: https://www.youtube.com/channel/UC1EsOIBNkbo-VPGMXLKwXaA.

Se você quer conhecer mais histórias encorajadoras, fique de olho na programação da nossa série Para te inspirar.


avatar PATRICIA FERNANDES VALENTE SANTINI
Patricia Fernandes Valente Santini
Tentar, aprender e tentar novamente.... Esse é o lema que rege minha vida! Gestora de Projetos Especialista em Gestão de Micro e Pequenas Empresasfavorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5333 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza