Para inspirar Novos negócios e ajudar quem já está na jornada empreendedora, a comunidade Sebrae convocou a consultora Maria Fernanda Miotto Souza Reis para conversar com Geison Silva Correa, CEO da GrandChef.
Focada em restaurantes, bares, pizzarias e similares, o GrandChef é um sistema de controle e automatização de diversos processos desses estabelecimentos.
Com atuação digital no Brasil todo, a plataforma organiza tarefas como controle financeiro e de estoque, preparo de pedidos, pagamento e delivery.
O que levou Geison a empreender foi perceber que sempre teve o perfil empreendedor, mesmo trabalhando em empresas de terceiros. Decidiu que era a hora de tentar fazer algo diferente e sair da zona de conforto.
Na época que mudou para o Paraná, percebeu que não havia um sistema para informatizar pequenos restaurantes. Percebendo a oportunidade de negócio, começou a idealizar uma plataforma simples e barata. Como já vinha flertando com esse mercado há algum tempo, foi mais fácil começar o planejamento.
Para quem quer empreender, não é necessário inventar a roda, criar algo inédito. No caso de Geison, ele pegou uma ferramenta já utilizada por grandes empresas e adequou à realidade do mercado local.
Geison expõe dois elementos essenciais que o ajudaram a iniciar sua jornada como empreendedor: auto-avaliação e motivação.
Há muito glamour em volta do empreendedorismo, mas não é para qualquer um, ressalta Geison. Seu processo de decisão contou primeiramente com auto-avaliação, julgando se estava apto ou não para entrar no mercado.
Além disso, cada pessoa necessita estabelecer qual é sua motivação para empreender. Mudar a vida de sua família e ajudar a cidade foram os desejos que impulsionaram Geison.
Ele ainda alerta que dinheiro é uma consequência da dedicação aos objetivos, então não deve ser a motivação.
Geison fala também sobre a dificuldade de encontrar o timing perfeito para iniciar um empreendimento. Saber o momento exato é a pergunta de um milhão de dólares, de acordo com Geison. As possibilidades de sucesso e fracasso são grandes. Ou seja, é necessário correr riscos.
Para Geison, empreender não é apenas ter uma empresa própria, então é possível também ter práticas empreendedoras dentro de uma empresa privada. A inovação pode ocorrer em processos diários de qualquer organização.
Dessa forma, com a experiência, é possível ter estrutura e planejamento para trilhar o próprio caminho a fim de abrir um negócio.
Cuidar da parte psicológica também é importante para manter o foco no trabalho de Geison. Empreendedorismo é uma selva, então você tem que aprender a sobreviver, diz o empresário. A sobrevivência depende de uma mente equilibrada.
Se tivesse se atentado antes a algumas situações, teria evitado alguns estresses, constatou Geison. Ele percebeu que devia focar em gestão de pessoas e inovação, cursos e preparação, para evitar problemas específicos em sua empresa.
A partir do momento que identificou os erros, correu atrás de soluções.
A sociedade de uma empresa é um casamento ao contrário para Geison. Ele justifica que, em uma união matrimonial, você escolhe uma pessoa com um perfil de interesses parecido, mas uma empresa não funciona assim.
A GrandChef tem três sócios e cada um tem um perfil diferente. Enquanto um dos sócios tem uma mente mais calma, conservadora, Geison é mais acelerado e prático. Essas diferenças fazem com que surjam novas perspectivas para atingir metas e resolver problemas.
O importante é que a sociedade seja formada por pessoas comprometidas, que abracem o projeto e defendam a causa da empresa.
Veja a live completa com o Geison da GrandChef em nosso canal: https://youtu.be/X--mY5CNO78
Se você quer conhecer mais histórias encorajadoras, fique de olho na programação da nossa série Para te inspirar.