Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Para te inspirar! Negócios que se reinventaram na pandemia

avatar LUIZ AUGUSTO BUREI
Luiz Augusto Bureifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Para te inspirar! Negócios que se reinventaram na pandemia
Criado em 23 OUT. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Hoje falaremos sobre os profissionais e empresas que conseguiram se reinventar e inovar, se formatando e olhando as adversidades da pandemia com uma perspectiva positiva. 

A pandemia do COVID 19 chegou sorrateiramente e instalou um clima de insegurança total, instaurando o caos em muitos ambientes, obrigando a revisitar valores, crenças e modelos. Todo processo de mudança gera medo e insegurança. Gerando também desconforto e instabilidade pelas incertezas no presente e daquilo que está por vir. Daquilo que de fato é real e do que não passa de especulação e manipulações. 

Muitas foram as perdas contabilizadas: famílias perderam entes queridos trabalhadores perderam seus empregos Muitas foram as empresas que encerraram suas atividades 

Todos estamos contando os dias para que tudo isso acabe!

Alguns profissionais e empresas conseguiram identificar neste período turbulento e hostil oportunidades e souberam aproveitá-las. Talvez você, foi um dos indivíduos que sentiram-se impulsionados a se reinventar neste período de pandemia. Ou talvez você, pertença ao grupo de pessoas que não conseguiram ter esse feeling de sucesso...

Enfrentar o processo de mudança torna-se inevitável

O sentimento de medo, é intrínseco e fundamental à manutenção da vida ao ser humano. O que é determinante e faz toda a diferença, é a proporção que ele interfere na tomada de decisão. O excesso deste sentimento é que impede de avançar e prejudica tanto nas relações pessoais quanto profissionais. 

Segundo a psiquiatra Elisabeth Kubler-Ross em seu livro Sobre a morte e o morrer (On death and dying),  toda mudança passa por cinco fases: a negação, raiva, depressão, barganha e aceitação. Essas fases são denominada de as cinco fases do luto.

Na sequência serão descritas as cinco fases do luto, com um alteração/inversão entre as fases de depressão e barganha. Esta alteração está baseada em estudos realizados em minha formação de Coaching e Mentoring, com a observação prática nos atendimentos em Coaching e Mentoring e na minha própria vivência pessoal. 

A vivência e observação pessoal destas fases, está conectada a minha experiência, dentro do processo de viver/experienciar o luto a partir do falecimento de minha querida esposa em 2016. Tenha certeza que todas as fases são vivenciadas dentro de um processo de enfrentamento e mudança.

  • 1º Fase: Negação - Seria uma defesa psíquica que faz com que o indivíduo acabe por negar o problema. Nesta fase, realiza-se a tentativa de encontrar algum jeito de não entrar em contato com a realidade, seja da morte de um ente querido, da perda de emprego, e até mesmo, na obrigatoriedade de fechar a empresa. É comum a pessoa também não querer falar sobre o assunto. Exemplos de frases nesta fase: É bobeira! Não comigo! Eu estou bem!

  • 2º Fase: Raiva - Nessa fase o indivíduo se revolta com o mundo, se sente injustiçado. Não se conforma por estar passando por isso. Frases comuns na fase de Raiva: Por que eu? Não é justo! Você é o culpado por isso!

  • 3º Fase: Depressão - Nesta fase a pessoa se retira para seu mundo interno, se isolando, de forma melancólica.  Sente-se impotente diante da situação. As frases desta fase podem ser: Me odeio! Nunca será como antigamente! O mundo perdeu a cor!

  • 4º Fase: Barganha - Essa é a fase que o indivíduo começa a negociar, começando consigo mesmo.  Nessas negociações, faz promessas a si mesmo e a Deus, que será uma pessoa melhor se sair daquela situação.  Exemplos de frases: Faço qualquer coisa se Vou fazer tudo certo e ganharei... Vou ser uma pessoa melhor, se... Serei mais gentil e simpático com as pessoas, se... Terei uma vida mais saudável, se...

  • 5º Fase:  Aceitação - É o estágio em que o indivíduo não sente mais o desespero e consegue enxergar a realidade. Está pronto para enfrentar a perda ou a morte. Exemplos de frases desta fase: Tudo dará certo! Tinha que ser desta forma...

Estas fases de reflexão e aprendizado podem ser usadas em diferentes casos, como agora na pandemia. O profissional e/ou a empresa que conseguiu superar rapidamente a fase da negação à pandemia e, a partir disso, tomou atitudes e ações para estudar o momento, analisando e gerindo os riscos, formulando estratégias adequadas, coerentes e convenientes alcançou mais rápido a quinta fase. A gestão consciente dos capitais permite uma maior eficiência, possibilitando respostas mais rápidas num espaço de tempo menor.

Alguns exemplos de evolução e inovação instigados por este período, são trazidos a seguir.

A pandemia, conforme InsCer (2020), deu maior relevância, à atuação de cientistas e pesquisadores que, por muitos anos, era pouco compreendida por grande parte da população, está ganhando grande destaque em todo o mundo. Estes profissionais têm-se engajado com o objetivo promover um apurado posicionamento técnico e científico frente a todas as incertezas relacionadas ao comportamento da infecção e ao tratamento da patologia.

Conforme pesquisa realizada pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios (2020), A pandemia da covid-19 fez nascer uma série de produtos e serviços, criando novos nichos de mercado para empresas e startups com soluções voltadas ao combate do corona vírus. Dentre as inovações geradas neste período, estão tecidos, tintas, equipamentos de raios ultravioleta, capacetes de ventilação e até sacos de lixo.

Dentre as novidades na área têxtil, citamos uma inovação gestada a partir da intercooperação entre a Companhia Industrial Cataguases, sediada em Minas Gerais e a Dalila Têxtil, de Santa Catarina. Estas empresas se uniram para desenvolver tecidos com acabamento antiviral e antibacteriano. A empresa Dalila iniciou as vendas deste tipo de malhas em abril, as quais representam atualmente 20% da sua produção, de 400 a 500 toneladas ao mês. Na Cataguases, iniciou-se em agosto e projeta-se que, até o fim do ano deve ficar com 10% a 15% da fatia da produção mensal de 1,5 milhão de metros lineares de tecidos planos (PEQUENAS EMPRESAS & GRANDES NEGÓCIOS, 2020). 

Um exemplo de acesso a este tipo de malha pelo consumidor, são as lojas da rede C&A, que têm a disposição uma nova coleção de camisetas masculinas, femininas e infantis (PEQUENAS EMPRESAS & GRANDES NEGÓCIOS, 2020). 

Ainda na área têxtil mas visando o setor de transportes, a empresa de tecidos,  ChromaLíquido, inova através da disponibilização de capas para bancos e balaústres com proteção antiviral. Uma de suas clientes, é a Viação Osasco. As encomendas já contabilizam 500 kits. O leque de inovações conta com: capas para carros em lojas de autopeças e concessionárias, capas em bancos de estádio, uniformes para empresas e projeta ampliar na oferta de soluções para vagões do metrô de São Paulo (PEQUENAS EMPRESAS & GRANDES NEGÓCIOS, 2020). 

No setor de prestação de serviços, este novo cenário também fez emergir novas soluções e talentos. Com os cursos presenciais suspensos desde final de março, os quase 400 instrutores do SENAR-PR também tiveram que se reinventar. As inovações são diversas, dentre elas têm-se, desenvolvimento de novos produtos e serviços, diversificação de atividades, remodelação e redirecionamento de trabalho para o atendimento remoto (FAEP, 2020). 

Inovação vai muito além de um produto ou serviço novo, é também remodelar e reestruturar pessoal e profissionalmente. É transformar rotinas e obstáculos em novas oportunidades, é sair da zona de conforto.

Quando o dia amanhecer e seus olhos abrirem:

Enfrente!

Em Frente!!

 

Luiz Augusto Burei 

REFERÊNCIAS:

FAEP. Diante da pandemia, instrutores do SENAR-PR desenvolvem habilidades além da sala de aula. Jul. 2020. Acesso em Out. 2020.

INSCER. Pesquisas e inovações que surgiram na pandemia. Ago. 2020.  Acesso em Out. 2020.

PEQUENAS EMPRESAS & GRANDES NEGÓCIOS. Pandemia gera novos nichos de negócios. Set. 2020.  Acesso em Out. 2020.

KLUBLER-ROSS, Elisabeth. Sobre a morte e o morrer (On death and dying).  Wmfmartinsfontes. São Paulo, 2017

 

 

avatar LUIZ AUGUSTO BUREI
Luiz Augusto Burei
favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5416 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?