Hoje falaremos sobre os profissionais e empresas que conseguiram se reinventar e inovar, se formatando e olhando as adversidades da pandemia com uma perspectiva positiva.
A pandemia do COVID 19 chegou sorrateiramente e instalou um clima de insegurança total, instaurando o caos em muitos ambientes, obrigando a revisitar valores, crenças e modelos. Todo processo de mudança gera medo e insegurança. Gerando também desconforto e instabilidade pelas incertezas no presente e daquilo que está por vir. Daquilo que de fato é real e do que não passa de especulação e manipulações.
Muitas foram as perdas contabilizadas: famílias perderam entes queridos trabalhadores perderam seus empregos Muitas foram as empresas que encerraram suas atividades
Todos estamos contando os dias para que tudo isso acabe!
Alguns profissionais e empresas conseguiram identificar neste período turbulento e hostil oportunidades e souberam aproveitá-las. Talvez você, foi um dos indivíduos que sentiram-se impulsionados a se reinventar neste período de pandemia. Ou talvez você, pertença ao grupo de pessoas que não conseguiram ter esse feeling de sucesso...
Enfrentar o processo de mudança torna-se inevitável
O sentimento de medo, é intrínseco e fundamental à manutenção da vida ao ser humano. O que é determinante e faz toda a diferença, é a proporção que ele interfere na tomada de decisão. O excesso deste sentimento é que impede de avançar e prejudica tanto nas relações pessoais quanto profissionais.
Segundo a psiquiatra Elisabeth Kubler-Ross em seu livro Sobre a morte e o morrer (On death and dying), toda mudança passa por cinco fases: a negação, raiva, depressão, barganha e aceitação. Essas fases são denominada de as cinco fases do luto.
Na sequência serão descritas as cinco fases do luto, com um alteração/inversão entre as fases de depressão e barganha. Esta alteração está baseada em estudos realizados em minha formação de Coaching e Mentoring, com a observação prática nos atendimentos em Coaching e Mentoring e na minha própria vivência pessoal.
A vivência e observação pessoal destas fases, está conectada a minha experiência, dentro do processo de viver/experienciar o luto a partir do falecimento de minha querida esposa em 2016. Tenha certeza que todas as fases são vivenciadas dentro de um processo de enfrentamento e mudança.
1º Fase: Negação - Seria uma defesa psíquica que faz com que o indivíduo acabe por negar o problema. Nesta fase, realiza-se a tentativa de encontrar algum jeito de não entrar em contato com a realidade, seja da morte de um ente querido, da perda de emprego, e até mesmo, na obrigatoriedade de fechar a empresa. É comum a pessoa também não querer falar sobre o assunto. Exemplos de frases nesta fase: É bobeira! Não comigo! Eu estou bem!
2º Fase: Raiva - Nessa fase o indivíduo se revolta com o mundo, se sente injustiçado. Não se conforma por estar passando por isso. Frases comuns na fase de Raiva: Por que eu? Não é justo! Você é o culpado por isso!
3º Fase: Depressão - Nesta fase a pessoa se retira para seu mundo interno, se isolando, de forma melancólica. Sente-se impotente diante da situação. As frases desta fase podem ser: Me odeio! Nunca será como antigamente! O mundo perdeu a cor!
4º Fase: Barganha - Essa é a fase que o indivíduo começa a negociar, começando consigo mesmo. Nessas negociações, faz promessas a si mesmo e a Deus, que será uma pessoa melhor se sair daquela situação. Exemplos de frases: Faço qualquer coisa se Vou fazer tudo certo e ganharei... Vou ser uma pessoa melhor, se... Serei mais gentil e simpático com as pessoas, se... Terei uma vida mais saudável, se...
5º Fase: Aceitação - É o estágio em que o indivíduo não sente mais o desespero e consegue enxergar a realidade. Está pronto para enfrentar a perda ou a morte. Exemplos de frases desta fase: Tudo dará certo! Tinha que ser desta forma...
Estas fases de reflexão e aprendizado podem ser usadas em diferentes casos, como agora na pandemia. O profissional e/ou a empresa que conseguiu superar rapidamente a fase da negação à pandemia e, a partir disso, tomou atitudes e ações para estudar o momento, analisando e gerindo os riscos, formulando estratégias adequadas, coerentes e convenientes alcançou mais rápido a quinta fase. A gestão consciente dos capitais permite uma maior eficiência, possibilitando respostas mais rápidas num espaço de tempo menor.
Alguns exemplos de evolução e inovação instigados por este período, são trazidos a seguir.
A pandemia, conforme InsCer (2020), deu maior relevância, à atuação de cientistas e pesquisadores que, por muitos anos, era pouco compreendida por grande parte da população, está ganhando grande destaque em todo o mundo. Estes profissionais têm-se engajado com o objetivo promover um apurado posicionamento técnico e científico frente a todas as incertezas relacionadas ao comportamento da infecção e ao tratamento da patologia.
Conforme pesquisa realizada pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios (2020), A pandemia da covid-19 fez nascer uma série de produtos e serviços, criando novos nichos de mercado para empresas e startups com soluções voltadas ao combate do corona vírus. Dentre as inovações geradas neste período, estão tecidos, tintas, equipamentos de raios ultravioleta, capacetes de ventilação e até sacos de lixo.
Dentre as novidades na área têxtil, citamos uma inovação gestada a partir da intercooperação entre a Companhia Industrial Cataguases, sediada em Minas Gerais e a Dalila Têxtil, de Santa Catarina. Estas empresas se uniram para desenvolver tecidos com acabamento antiviral e antibacteriano. A empresa Dalila iniciou as vendas deste tipo de malhas em abril, as quais representam atualmente 20% da sua produção, de 400 a 500 toneladas ao mês. Na Cataguases, iniciou-se em agosto e projeta-se que, até o fim do ano deve ficar com 10% a 15% da fatia da produção mensal de 1,5 milhão de metros lineares de tecidos planos (PEQUENAS EMPRESAS & GRANDES NEGÓCIOS, 2020).
Um exemplo de acesso a este tipo de malha pelo consumidor, são as lojas da rede C&A, que têm a disposição uma nova coleção de camisetas masculinas, femininas e infantis (PEQUENAS EMPRESAS & GRANDES NEGÓCIOS, 2020).
Ainda na área têxtil mas visando o setor de transportes, a empresa de tecidos, ChromaLíquido, inova através da disponibilização de capas para bancos e balaústres com proteção antiviral. Uma de suas clientes, é a Viação Osasco. As encomendas já contabilizam 500 kits. O leque de inovações conta com: capas para carros em lojas de autopeças e concessionárias, capas em bancos de estádio, uniformes para empresas e projeta ampliar na oferta de soluções para vagões do metrô de São Paulo (PEQUENAS EMPRESAS & GRANDES NEGÓCIOS, 2020).
Inovação vai muito além de um produto ou serviço novo, é também remodelar e reestruturar pessoal e profissionalmente. É transformar rotinas e obstáculos em novas oportunidades, é sair da zona de conforto.
Quando o dia amanhecer e seus olhos abrirem:
Enfrente!
Em Frente!!
REFERÊNCIAS:
FAEP. Diante da pandemia, instrutores do SENAR-PR desenvolvem habilidades além da sala de aula. Jul. 2020. Acesso em Out. 2020.
INSCER. Pesquisas e inovações que surgiram na pandemia. Ago. 2020. Acesso em Out. 2020.
PEQUENAS EMPRESAS & GRANDES NEGÓCIOS. Pandemia gera novos nichos de negócios. Set. 2020. Acesso em Out. 2020.
KLUBLER-ROSS, Elisabeth. Sobre a morte e o morrer (On death and dying). Wmfmartinsfontes. São Paulo, 2017