Certamente você já se perguntou: 'Eu trabalho, trabalho e não vejo a cor do dinheiro!?!? No período em que estive como ouvinte (praticamente psicóloga dos empreendedores) no Sebrae, essa questão era sem sombra de dúvidas, uma das queixas mais frequentes dos empresários.
Obviamente nesta situação, temos um problema de falta de controle financeiro, pois não se pode mensurar aquilo que não é medido; e mais, muitos desses empreendedores mal sabem o quanto realmente faturam em um determinado período. Daí a dificuldade de se fazer um planejamento, pensar a longo prazo, prevenir situações e por fim, realmente saber 'na ponta do lápis' para onde está indo todo seu faturamento.
Hoje, mais do que nunca, estamos percebendo o quão importante é manter um fundo de reserva para eventuais emergências. Certa vez ouvi uma frase que me fez refletir: 'O imprevisto é previsto'. Parece redundante mas é pura realidade. É certo que em algum momento da sua vida (seja ela profissional ou pessoal), as coisas irão sair do controle. E quando chegar esse dia, você precisa estar preparado. Portanto seja prudente, cauteloso e saiba exatamente o que é movimentado no seu fluxo de caixa, assim no momento em que precisar tomar uma ação, como por exemplo um corte de despesas; você saberá o que está tendo maior impacto no seu caixa.
Em momentos de dificuldade (o que era praticamente 90% dos casos em que os empreendedores nos procuravam em atendimentos solicitando uma orientação); existe sempre uma solução, uma alternativa que você ainda não viu. Por isso tudo depende do ponto de vista, ou da maneira como enxergamos o problema. E em muitos casos o tempo e a visão empreendedora, aliada a ações bem pensadas; se encarregam de tudo.
Por hoje é isso e que bons ventos soprem a nosso favor.
Até a próxima, nos encontramos por aí!
Lembre-se: Faça parte da Comunidade Novos Negócios e tenha acesso aos melhores conteúdos!