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Para fechar o ano: O que analisar sobre o seu negócio em 2022

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Para fechar o ano: O que analisar sobre o seu negócio em 2022
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Criado em 14 DEZ. 2022
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Qualquer um pode se sentar em uma mesa de trabalho e delegar tarefas, mas a liderança eficaz é mais do que isso. Bons líderes têm grandes impactos não apenas para a sua equipe, mas também na empresa como um todo.


Funcionários que trabalham com grandes líderes tendem a ser mais felizes, mais produtivos e mais conectados à sua organização e isso tem um efeito cascata que atinge os resultados de sua empresa.


Quando falamos de uma liderança realmente eficaz pensamos nas metas finais e principalmente, na análise de desempenho! Se feitas de forma correta, podem permitir que as equipes aprimorem seus potenciais e tenham uma melhor aderência às propostas e necessidades da organização.


Não importa se sua empresa é pequena ou grande, é muito importante revisar o desempenho até o momento e, posteriormente, planejar como ter sucesso no futuro. Métricas e medições são valiosas, mas a capacidade de obter insights e implementar mudanças é o verdadeiro motivador da melhoria.


Já diria o ditado "De grão em grão, a galinha enche o papo", ou seja, neste texto vamos entender melhor como fazer essa análise, que será feita aos poucos, etapa por etapa.


Benefícios do Relatório de Desempenho  

Aqui a grande palavra é Insight! Esse termo em inglês é usado para se referir ao momento em que uma pessoa compreende algo de forma genial, ou que consegue encontrar a solução de um problema ou situação complicada.


Então podemos dizer que um dos MAIORES benefícios é aumentar a capacidade de insights, trazendo uma satisfação muito maior para equipe, aumentando a produtividade e execução de projeto.


Os benefícios dos métodos de análise de desempenho são muito amplos e vou exemplificar alguns deles:


  • Funcionários crescem como Profissionais

Quando o fluxo de trabalho é definido para cada funcionário, é possível colocar uma métrica de desempenho a partir de cada função. Por exemplo, uma costureira começou na sua empresa e você colocou a ela a função de costurar. 


Neste caso, veja a diferença em descrever melhor as funções, por exemplo, sua função é: Costurar cinco vestidos por semana. Veja que diferença!


Quando uma métrica é definida, é possível permitir que o tempo desse funcionário seja adequadamente orçado para atingir essa meta. Ao definir uma meta única e mensurável, é possível começar a escrever um planejamento.


A partir daqui, a costureira é capaz de desenvolver habilidades de gerenciamento de tempo. Do contrário, não atingir as metas definidas para ela pode demonstrar que é necessário recalcular a rota, a forma que tem executado a função.


  • Expectativas claras, sem ilusão

Metas de desempenho quantificáveis com prazos claramente definidos significam que não há adivinhação com relação aos resultados! Importante lembrar que uma avaliação de desempenho não tem como meta a substituição dos elementos humanos e interpessoais de colaboração! O objetivo é criar métricas de desempenho com expectativas transparentes!


Quais são os tipos de análises de desempenho?


Atualmente existem diversas formas e métodos de avaliação, então separei as principais para que você possa pesquisar qual se adequa melhor a sua necessidade:


  • 360 graus: Permite avaliar os funcionários e todos a sua volta, como superiores, subordinados, prestadores de serviços, clientes, e o próprio avaliado. 

  • 180 graus: Nesta avaliação o colaborador realiza uma autoavaliação, além de também ser avaliado por seu gestor direto. Dessa maneira, o gestor analisa as habilidades e comportamentos do colaborador de modo a desenvolvê-los.

  • Avaliação de Equipe: Busca conhecer e medir o desempenho dos indivíduos na organização, estabelecendo uma comparação entre o desempenho esperado e o apresentado por esses indivíduos. Nessa avaliação, a equipe é estudada como um todo. É o momento para observar o desempenho em conjunto, ajustar funções e alinhar as tarefas.

  • Avaliação por Competências: É um processo onde o funcionário entende as  evidências de desempenho em relação as suas competências profissionais. 




Como implementar os tipos de análise de desempenho em seu negócio?


Como eu escrevi ali no comecinho do texto "De grão em grão, a galinha enche o papo"! A implementação é gradual e baseada em metas, além de ajudar a identificar o que os seus funcionários desejam e como desejam. 


Veja alguns passos de como implementar uma análise de desempenho: 


  1. Identifique os principais indicadores de desempenho

Decida o que você deseja acompanhar! Isso pode ser feito com a ajuda de uma biblioteca de KPI, permitindo que você escolha exemplos de outras métricas de diferentes departamentos e setores. Mas o que é KPI? 


São ferramentas de gestão para se realizar a medição e o consequente nível de desempenho e sucesso de uma organização ou de um determinado processo, focando no como e indicando quão bem os processos da empresa estão. Isso permite que seus objetivos sejam alcançados. Veja alguns exemplos de KPI:


  • Scoro: Permite que você supervisione, em tempo real, todos os aspectos mais relevantes da sua empresa em um único dashboard, como projetos, orçamentos, vendas, equipes etc.

  • Smartsheet: É possível compartilhar sua análise com outros membros da equipe, definir alertas automatizados para lembrá-lo sobre tarefas futuras e prazos que se aproximam. Além de obter um status visual rápido de seus principais projetos e consultar relatórios resumidos sobre metas.


  1. Estabeleça uma linha de base para análise de desempenho 

Esta fase é focada na criação de uma meta realista para cada função. Ter clareza pode te ajudar com o objetivo final, além de padronizar isso entre os membros de sua equipe. Isso irá auxiliar a encontrar um número que seja produtivo e inspirador sem correr o risco de esgotamento.


  1. Estabeleça um bom relacionamento e conexão com os funcionários 

Não adianta fazer um super esforço para fazer uma análise de desempenho se você não permitiu abertura e boa comunicação com sua equipe. É muito importante que você tenha uma liderança pronta para escutar! Sem isso, é impossível ter sucesso com QUALQUER TIPO de avaliação. A confiança e o respeito são a base para ter sucesso na análise de desempenho.


Comemore o sucesso e entenda os pontos de melhoria!


O principal objetivo da análise não é enquadrar funcionários a um teste de raciocínio, mas fornecer metas pelas quais vale a pena lutar. O sucesso, ou seja, se a análise de desempenho for positiva, deve ser comemorada com um reforço positivo para o funcionário. 


E aqui eu estou falando não apenas de uma frase "Parabéns, você foi excelente", estamos falando de reconhecimento real! Minha dica é: É muito importante que sua equipe saiba do potencial que aquele funcionário tem, que ele teve um bom desempenho. 


Se possível, faça esse reconhecimento por meio de uma promoção, uma viagem, um almoço ou um brinde!


Existe a possibilidade também do desempenho não ser como esperado, e aqui vale lembrar da importância de um bom líder que é, incentivar e propor soluções de melhorias! Não é apenas identificar o caminho que não deu certo, mas mostrar qual o caminho ideal!  


A análise de desempenho não pretende ser algo tão burocrático, pelo contrário, busca ser simples e muito fluida! Quanto mais colaborativo for o processo, maior a probabilidade da sua equipe aceitar o desafio!

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Lucas Hahn
Coordenador Estadual de Varejo e Mercado do SEBRAE/PR.favorite_outline Seguir Perfil
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