Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNegócios em Turismokeyboard_arrow_rightArtigos

Os turistas estão valorizando momentos

avatar EVA PARZEWSKI BLASZCZYK
Eva Parzewski Blaszczykfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Os turistas estão valorizando momentos
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 02 AGO. 2024
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Vivemos em um ritmo acelerado, com a necessidade constante de realizar múltiplas tarefas. Esse estilo de vida faz com que muitas pessoas se sintam esgotadas e na busca por alternativas para desacelerar e equilibrar o corpo e a mente. E é nesse contexto que o turismo de experiência se mostra uma estratégia eficiente, pois ele oferece a oportunidade de vivenciar momentos únicos de conexão.


A crescente valorização dos momentos é uma resposta direta ao estresse e à sobrecarga que caracterizam a vida moderna. Os turistas têm procurado destinos que oferecem experiências significativas, que proporcionem bem-estar, aprendizado e transformação pessoal, ou seja, é muito mais complexo do que uma visita para tirar fotos.


O turismo de experiência vem justamente preencher essa demanda, ele promove atividades que permitem uma verdadeira imersão e conexão com o local visitado. Assim, a estratégia é pensar em experiências que gerem momentos de desconexão, e alguns exemplos incluem:


  • Passeios em locais tranquilos e naturais e que ajudam os turistas a se desconectarem do cotidiano para que eles se reconectem consigo mesmo. Especialmente aqueles passeios realizados em montanhas, praias isoladas ou florestas, onde o silêncio e a natureza criam um ambiente propício para a introspecção e a renovação.


Atividades realizados ao ar livre, como caminhadas, trilhas, passeios de bicicleta e esportes aquáticos, em destinos que permitam uma imersão na natureza e que oferecem um refúgio do barulho e da agitação das cidades.


Experiências culturais autênticas, como visitas a comunidades locais (quilombos ou imersão em comunidades indígenas), participação em festivais tradicionais e workshops de artesanato, que permitem uma conexão mais profunda com a cultura e com as tradições do destino, promovendo um entendimento e respeito pela diversidade cultural.


Também é possível criar pacotes turísticos que incentivem os visitantes a se desconectarem da tecnologia, proporcionando ambientes livres de wi-fi e de atividades que não envolvam o uso de dispositivos eletrônicos.


Atividades como leitura ao ar livre, passeios de barco ou visitas a áreas protegidas onde o uso de tecnologia é restrito permite que os turistas se concentrem no momento presente e interajam mais profundamente com o ambiente e com as pessoas ao seu redor.



Essas experiências ajudam os turistas a desacelerar, a viver o momento presente e a retornar às suas rotinas diárias com uma sensação renovada de equilíbrio e tranquilidade.


Já para os empreendedores, investir no turismo de experiência pode, além de atender à demanda crescente, diferenciar seus serviços e criar um vínculo emocional duradouro com seus clientes.

avatar EVA PARZEWSKI BLASZCZYK
Eva Parzewski Blaszczyk
favorite_outline Seguir Perfil
capa Negócios em Turismo
Negócios em Turismo
people 1510 participantes
Conteúdo relevante, prático e instrutivo, indicando soluções para as empresas e atores ligados aos negócios de turismo e viagem buscarem novos caminhos e superarem a crise.
fixo
Em alta
Experiências turísticas do Paraná
29 nov. 2022Experiências turísticas do Paraná
Origem e importância dos bares
18 nov. 2022Origem e importância dos bares
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?