Toda pessoa que trabalha com vendas deve ler o livro: Alcançando Excelência em Vendas - SPIN SELLING - Construindo relacionamentos de alto valor para seus clientes.
Com esse livro eu me aprofundei ainda mais na temática de vendas, que eu considero a mais importante de todas as habilidades que um empresário deve ter.
Afinal, nada existe antes da venda. Não existe gestão financeira antes da venda. Não existe gestão de equipe antes da venda. Não existe empresa antes da venda. Venda é o combustível que move uma empresa.
Neste artigo vou falar sobre os 4 estágios de uma visita de vendas.
Quanto vale a primeira impressão? A abertura compreende as ações de aquecimento que ocorrem antes de iniciar a venda.
Chegou a hora de fazer perguntas. Nesse estágio você deve conhecer e entender a necessidade do cliente. É crucial para uma venda bem sucedida.
Na investigação foi descoberto os "problemas" do cliente. Chegou a hora de mostrar que o produto ou serviço que você está oferecendo resolvem essas necessidades.
Em vendas menores esse pode ser o estágio de compra. Em vendas maiores pode ser um avanço para o próximo passo (reunião de demonstração do produto, visita à empresa etc.).
Isso parece intuitivo, não é mesmo?
Muitas vezes, passamos pelos 4 estágios sem perceber.
A resposta é simples: assim que dividimos em etapas podemos descobrir em qual delas estão os gargalos.
Você pode estar pecando na abertura. E então pode focar em melhorar esse ponto.
Ou então na investigação. E assim por diante.
Livro de referência: Spin Selling - Neil Packham