O mercado de veículos elétricos no Brasil ainda está engatinhando em comparação a outros países. No entanto, o setor vem crescendo bastante e já deu vários passos em direção a um futuro mais promissor e expressivo. Desse modo, já podemos começar a sonhar com um futuro onde ter um carro elétrico não seja somente viável, mas fácil em nosso país. Pensando nisso, hoje trouxemos um panorama completo do mercado da eletromobilidade no Brasil. Como a situação está, quais são os números dos últimos anos e a previsão para o futuro do segmento. Mesmo caminhando a passos lentos, o mercado de veículos elétricos no Brasil passa atualmente por uma fase de otimismo. Afinal, as expectativas para a expansão desse setor são altas. De acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos, ou ABVE, o último registro mostrou um aumento de mais de 43% nas vendas de carros elétricos no Brasil no ano passado. Esse crescimento está de acordo com alguns levantamentos a respeito das expectativas mundiais sobre esse tema. Além disso, a Boston Consulting Group, que é uma empresa de consultoria ao nível global, fez uma previsão recentemente de que até meados de 2030, a quantidade desse tipo de carro deverá aumentar cerca de 160 vezes. Isso significa que serão mais de 500 mil unidades em todo o planeta. No entanto, esse mesmo levantamento concluiu que, para que essa quantidade de carros elétricos seja comportada, um investimento de mais de R$14 bilhões será necessário. Essa quantia deverá ser destinada à infraestrutura e para a disposição de mais postos de carregamento de veículos elétricos e deverá ser feito até 2035. Veja a seguir, alguns dos principais desafios enfrentados pelo setor , nas ruas dos estados e cidades brasileiras. Segundo o responsável pelo setor de mobilidade elétrica da Smart Infrastructure, Paulo Antunes, o otimismo na área da eletromobilidade em nosso país só não é maior porque a infraestrutura para o setor deixa muito a desejar. Além disso, segundo Antunes, não há uma política clara sobre a mobilidade elétrica no Brasil. A seguir, vamos falar um pouco sobre os principais desafios do segmento a serem vencidos em território brasileiro. Um dos principais desafios enfrentados pelo mercado de veículos elétricos hoje no Brasil, é a falta de infraestrutura de recarga. Além de existirem pouquíssimos postos hoje em dia por aqui, a maioria é de carga lenta. Isso não contribui em nada para a democratização desse tipo automóvel. Afinal, ninguém quer ter que passar horas em um posto, com os filhos no carro, para a carga ser completa. Isso fica ainda mais evidente quando olhamos para os postos de abastecimento de combustíveis fósseis. Nesse caso, o motorista não precisa ficar nem 5 minutos, para ter o tanque cheio. Outra dificuldade enfrentada pelo setor de mobilidade elétrica no Brasil é o preço dos veículos. Isso porque todos os carros elétricos vendidos aqui são importados, elevando em muito o valor, devido às taxas e encargos de alfândegas embutidos no preço. Com isso, somente pessoas das classes mais abastadas conseguem arcar com esses custos, dificultando a popularização dos carros elétricos. Para você ter uma ideia, o carro com propulsão elétrica mais barato vendido no Brasil, o JAC E-JS1, da Renault, custa, em média, R$146 mil. Isso é muito acima do que um carro popular costuma valer por aqui, o que acaba desestimulando a escolha do consumidor por um modelo elétrico. A variedade de modelos e características de um carro costuma fazer toda a diferença na hora de comprar. Os consumidores sempre avaliam os prós e contras de diferentes marcas, para encontrar o que mais se adequa às suas necessidades e a sua realidade. Contudo, como os carros elétricos ainda não são amplamente difundidos no Brasil, a variedade de modelos ainda é muito limitada. Isso faz com que os consumidores prefiram os veículos a combustão. Assim, o mercado de carros elétricos cresce ainda lentamente. Por fim, um dos maiores desafios na ampliação do mercado de carros elétricos no país, são as dificuldades e desafios logísticos na importação. Afinal, ainda não é possível encontrar um veículo que funcione a bateria elétrica que seja produzida aqui. Sendo assim, todos os carros elétricos precisam ser importados de outros países. Esse tipo de transação demanda tempo e altos investimentos. E isso, consequentemente, se torna um empecilho, para que os consumidores brasileiros comprem um veículo elétrico. Como vimos, não são poucos os desafios que o setor da mobilidade elétrica enfrenta em nosso país. Contudo, ao vencer esses desafios, o mercado, o consumidor e a sociedade como um todo ganham diversas vantagens quando optam pelos veículos elétricos. Acompanhe em seguida as principais delas. Já está mais do que comprovado que os carros elétricos emitem uma quantidade consideravelmente menor de CO2, quando comparados aos veículos tradicionais a combustão. Além disso, enquanto a média de fontes renováveis na matriz elétrica no mundo é de 28%, aqui no Brasil, essa média é de 85%. Esse dado torna a expansão da mobilidade elétrica mais viável possível por aqui. Sendo assim, com uma frota maior de veículos elétricos, a emissão de CO2 seria muito menor e acabaria com a emissão de outros gases poluentes nas cidades. Quando se investe em tecnologias voltadas para a mobilidade elétrica, é imenso o ganho para os setores industriais, comerciais e financeiros. Afinal de contas, abre-se um grande leque de oportunidades para que nossas indústrias evoluam e ganhem espaço para se tornarem competitivas no cenário mundial. Ademais, investir na fabricação de produtos que protegem o meio ambiente, são rentáveis e tem tudo para se tornarem uma tendência permanente, é uma receita para o sucesso. A saber, isso já está acontecendo no Brasil. Um exemplo prático é a abertura de uma fábrica da BorgWarner em Piracicaba, SP. Essa fornecedora de baterias para carros elétricos pretende baratear o custo de peças de reposição, o que já é um grande avanço para os proprietários. Com o avanço do mercado de carros elétricos no Brasil, a economia seria diretamente beneficiada. Segundo dados da ABVE, os setores que mais se beneficiaram com a mobilidade elétrica nas cidades até então são: Transportes públicos; Logística verde; Empresas de transporte; Frotistas. Isso ocorre, pois as vendas de veículos elétricos para diversos setores da economia brasileira cresceram muito. Isso abre novas portas e oportunidades para a indústria e para diferentes mercados aqui no Brasil. Além disso, com esse tipo de investimento, a competitividade da indústria brasileira também é afetada de forma positiva. Com gastos menores em manutenção, as chances de crescimento aumentam consideravelmente. Em 2022, um projeto de lei que diminui em 20% o custo de carros elétricos foi aprovado pelo Senado brasileiro. Assim, com a redução dos impostos sobre o bem, o valor para o consumidor final fica substancialmente menor. Além disso, em estados como Paraná, Rio Grande do Sul, Ceará, Pernambuco, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte, há isenção de IPVA para veículos elétricos. E além de dar isenção total para carros elétricos, ainda existem diversas prefeituras que dão desconto da parte municipal do imposto para carros híbridos. Esses são exemplos de vantagens fiscais para quem opta por um veículo movido a propulsão elétrica, mas muito ainda deve ser feito na área. A saber, muitos projetos voltados para esse segmento tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado. Esses projetos visam tanto a redução de tributos que viabilizariam a importação de veículos quanto a pesquisa e investimentos para que eles possam ser fabricados aqui. O mercado de veículos elétricos no Brasil enfrenta ainda diversos desafios. Contudo, ao olharmos para as oportunidades, é possível concluir que essa é uma chance de ouro para diversos setores da economia. Com um potencial altíssimo de energia verde, o país é capaz de suportar uma frota grande desses veículos. E isso abre portas em diferentes aspectos, como a indústria, o comércio, etc. Com constantes crises econômicas globais, enfrentadas nos últimos anos, esse é um mercado que merece atenção. Afinal, com as condições do país hoje, é possível alcançar patamares elevados frente ao resto do mundo, nesse setor. Ao deixarmos de lado os aspectos financeiros, nos voltamos às questões climáticas, tão debatidas entre lideranças do mundo todo nos últimos tempos. Afinal, essa é uma excelente oportunidade de contribuir efetivamente para a conservação de nosso planeta. Já está mais do que comprovado o quão vantajosos são os carros elétricos, quando o assunto é emissão de CO2. E além disso, esse mercado tem potencial para acabar com a emissão de diversos outros gases poluentes nas cidades brasileiras. Por fim, chegamos a conclusão de que, além de ser bom para a economia, a expansão do mercado de veículos elétricos contribui diretamente para a qualidade de vida e até mesmo para a saúde pública dos cidadãos brasileiros!O mercado de veículos elétricos no Brasil
Desafios do mercado de veículos elétricos no Brasil
Infraestrutura de recarga
Preço elevado dos veículos elétricos
Baixa oferta de modelos de veículos elétricos
Dificuldades logísticas na importação de veículos elétricos
Oportunidades do mercado de veículos elétricos no Brasil
Sustentabilidade e consciência ambiental
Tecnologia e inovação
Economia e competitividade
Incentivos fiscais e programas governamentais
Conclusão