Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMulheres Empreendedoras keyboard_arrow_rightArtigos

Os desafios do empreendedorismo feminino na tecnologia

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratchevafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
 Os desafios do empreendedorismo feminino na tecnologia
Criado em 15 JUN. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A frase Quanto maior o desafio, maior a oportunidade se encaixa perfeitamente para startups de tecnologia, principalmente, lideradas por mulheres.  As empresas de propriedade feminina ainda são minoria, e existem inúmeros obstáculos para as mulheres que abraçaram o empreendedorismo. Afinal, um fato que todos sabemos é que o setor de tecnologia é um mercado altamente competitivo e dominado por homens.


Gestão do ecossistema

Ao construir uma startup de tecnologia, esse pode ser o primeiro desafio que a empreendedora enfrenta. Um ecossistema pode incluir várias tarefas, como gerenciamento de infraestrutura, manutenção da cultura, atendimento aos requisitos do dia a dia dos funcionários, tomada de decisões de parceria e muito mais. 

Gerenciar o ecossistema provavelmente será o maior desafio em nível de startup. A empreendedora pode não ter orientação quanto a ter culturas bem definidas, metas claras, expectativas de desempenho mensuráveis, além de maximizar as habilidades dos funcionários e otimizar o desempenho.

A falta de orientação pode levar a organização a iniciar a jornada de startup sem uma cultura definitiva, que pode conduzir os colaboradores a enfrentar desafios internos, conflitos e decepções.

Inovação

O avanço da tecnologia vem ocorrendo a cada dia. A taxa de inovações pode tornar as ideias de startups desatualizadas em apenas um dia ou um mês. Isso pode criar dificuldade para a empreendedora sobreviver em meio à concorrência. A expansão inovadora da tecnologia pode levar as startups ao fracasso se não tiverem uma estratégia adequada e planejamento para o futuro.

Gestão financeira

Dinheiro gera dinheiro. Algumas startups têm o suficiente, mas faltam ideias, enquanto algumas delas têm ideias suficientes, mas faltam fundos. Você pode saber que quando a renda aumenta, as despesas também aumentam; portanto, a gestão financeira é muito importante para as empreendedoras.

Hoje, gerenciar as finanças é um dos principais desafios enfrentados entre as startups. Para superar esses desafios, é preciso ter um backup seguro e cauteloso'', podendo ser a ajuda de uma empresa de consultoria financeira, por exemplo.


Sim! Além desses, podemos citar muitos outros desafios, mas calma!  Listamos alguns recursos que você pode cultivar para ter sucesso no setor da tecnologia.


Networking

Ter uma rede sólida é um dos principais impulsionadores do sucesso empresarial. Com os cargos de liderança nas indústrias de tecnologia sendo predominantemente ocupado por homens, romper esses laços masculinos robustos pode parecer quase impossível. 

Felizmente, as mulheres podem encontrar o apoio certo por meio de eventos de networking focados NELAS, com mulheres investidoras procurando investir em ideias inovadoras que fornecem soluções em escala pelos motivos certos. Invista em participar de seminários, programas de orientação financeira, aproveite a oportunidade de se inscrever em um programa de aceleração e, o mais importante, conectar-se com outras mulheres empreendedoras. 

É importante não ver as outras mulheres como uma competição, mas sim como uma oportunidade de colaboração. Cada conexão que você faz, não importa quão pequena, pode ter um efeito profundo no seu sucesso.


Confiança

Ao contrário dos homens, as mulheres muitas vezes hesitam em pedir o que querem e são propensas a assumir riscos rigorosos e calculados. Depois de construir sua rede, vá em frente com todo o coração.

Esteja confiante para lutar pelo que deseja alcançar e tenha credibilidade no assunto. Conheça seus números, finanças e indústria. Os investidores procuram líderes que possam fazer com que o negócio cresça em valor, por isso demonstre confiança no seu know-how e na competência na gestão da sua empresa.

Seja ousada na estratégia de crescimento do seu negócio. Não hesite em colaborar com marcas estabelecidas e preocupe-se com o retorno do seu investimento em uma fase posterior. Marcas reconhecidas geralmente buscam clientes em potencial para adquirir um novo negócio que consideram adequado ao mercado.


Encontre o equilíbrio

Embora acreditemos que encontrar o equilíbrio certo entre família e trabalho é a chave para o sucesso, com base em nossa própria jornada empreendedora, chegamos a fazer as pazes com o fato de que às vezes isso não é totalmente possível.

Ser definida em seu papel de mãe coloca mais pressão sobre as mulheres empreendedoras em encontrar o equilíbrio, resultando em mais culpa e falta de foco, ao ponto de esgotamento. 

Em vez disso, aprenda a priorizar e reconhecer que você está construindo um negócio que realizará seus sonhos, alimentará seu senso de realização e apoiará sua família. Quando você chegar à sua fase de lançamento, não hesite em pedir ajuda e buscar o apoio de familiares. Seja modelo para seus filhos e não se sinta culpada por priorizar seu tempo.

Alguns dias, você precisa se comprometer com o seu negócio, em outros, com sua família, e nos dias normais, faça malabarismos com ambos aceite que isso é perfeitamente normal. Cuidar do seu bem-estar mental e emocional é essencial para fornecer uma mentalidade que a manterá em movimento. Fique por dentro das últimas tendências do setor, ouça podcasts motivacionais, faça escolhas saudáveis e aproveite as oportunidades. 


Apoio a outras mulheres 

Por meio de nossa Comunidade Mulheres Empreendedoras, sempre sentimos a necessidade de empoderar startups lideradas por mulheres, por menores que sejam de uma marca artesanal a um empreendimento promissor de e-commerce, apoiamos todas as mães empreendedoras que tentam conquistar seus negócios percebidos.

É um segmento tão pequeno de mulheres na indústria que precisamos nos apoiar umas às outras. Nós torcemos e encorajamos as mulheres em nossa rede a inspirar, apoiar e motivar outras pessoas. Acreditamos firmemente que crescemos elevando os outros, e é por isso que nossa rede está se tornando mais forte e ousada!


avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratcheva
Mãe do Arthur | Head da comunidade Mulheres Empreendedoras | Especialista em Marketing Empresarial e Marketing Intelligence | Consultora no Sebrae Paraná | Empresária do segmento infantilfavorite_outline Seguir Perfil
capa Mulheres Empreendedoras
Mulheres Empreendedoras
people 1773 participantes
Somos uma comunidade de mulheres empreendedoras, que lutam diariamente para superar as dificuldades e chegarmos onde queremos! Somos fortes e empoderadas.
fixo
Em alta
Empreender é sobre Crescer e Contribuir
20 out. 2022Empreender é sobre Crescer e Contribuir
Seja a Influenciadora do seu negócio!
10 ago. 2022Seja a Influenciadora do seu negócio!
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?