Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightPolo de Liderança keyboard_arrow_rightArtigos

Os desafios da liderança feminina e 3 comportamentos que são considerados diferenciados

avatar ANA PAULA FRIZZO
Ana Paula Frizzofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Os desafios da liderança feminina e 3 comportamentos que são considerados diferenciados
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 16 MAR. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Vamos começar esse artigo contextualizando sobre o histórico das mulheres no mercado de trabalho. 

Para começar vale lembrar que, segundo historiadores, o Direito de Trabalho das mulheres veio com a Revolução Industrial, só no século XVIII. No final do século XIX, as mulheres eram grande parte do setor têxtil das indústrias, porém precisavam seguir lutando por melhores condições de trabalho e igualdade. E essa luta por igualdade segue até os dias de hoje. Trago aqui dados sobre a ocupação de mulheres em cargos de liderança para refletirmos um pouco mais:


  • Segundo o relatório Woman in Business 2021, 31% dos cargos de liderança no mundo são ocupados por mulheres. 

  • No Brasil, em 2019, Estatísticas de Gênero do IBGE revelaram que 37,4% estavam em cargos gerenciais.

  • O Global Gender Gap Report 2021 mostra que o Brasil ocupa o 93º lugar no ranking de relação de países quanto à igualdade de gênero.


Estes são dados importantes para lembrarmos onde já chegamos e qual caminho ainda devemos percorrer para alcançar uma igualdade maior nos cargos de liderança.


Mas devemos pensar para além das dificuldades e procurar fontes de inspiração e fortalecimento. Então, se você já é líder ou pretende ser algumas boas dicas são: buscar inspirações femininas na liderança, construir uma rede de contatos e planejar sua carreira para que seus objetivos sejam alcançados.


A partir disso, gostaria de colocar 3 comportamentos que diferenciam uma boa líder:


  • Foco para realizar as atividades necessárias de acordo com as dores da organização, além de gerir sua equipe para que entreguem os melhores resultados.

  • Disciplina para saber priorizar as demandas e para garantir o foco em resultados de alta performance.

  • Atitude para sempre buscar a inovação e implementar o que for melhor para a área.


Concorda com as minhas colocações? Vamos interagir!

avatar ANA PAULA FRIZZO
Ana Paula Frizzo
Minha missão de vida é desenvolver pessoas, de forma a fomentar uma postura empreendedora na gestão da própria carreira. Foi por este motivo que escolhi cursar Psicologia (Universidade Tuiuti do Paraná) e depois me especializar em Gestão e Planejamento de Recursos Humanos (UFPR), Marketing (FAE) e MBA em Gestão de Negócios (FDC). Seguindo esse caminho, busquei formações complementares na área comportamental. Cursei Análise Transacional e também sou Master em Programação Neurolinguística. Me formei como coaching com Rosa Krauss, referência no mercado de coaching executivo. Também fiz a formação pelo International Coaching Community ( ICC), com certificação internacional pela Inglaterra, coaching pela consultoria em Metaprocessos Avançados, e formação avançada em grafologia. Durante minha experiência na Spaipa, participei ainda da formação em Mentoria pela Coca Cola University. Tenho mais de 30 anos de atuação na área de Desenvolvimento Organizacional. Trabalhei como gerente de RH na Spaipa/Coca Cola SA e, como consultora, tive entre meus principais clientes empresas como Fiat, Sebrae, Senac, Paraná Banco, Prodiet Nutricional, SCM Design, XP Investimentos, Universal Empreendimentos, dentre outros. Sou a criadora do Programa de Desenvolvimento Individual para líderes [Integral Leadership Mentoring®] que combina: 15 encontros + Assessment + Ferramentas específicas para o desenvolvimento do líder + Orientações e feedbacks sobre desafios do dia a dia. Além de atuar como consultora, também fui professora convidada do Programa de MBA da UniOpet, na disciplina de Coaching e Gestão de Carreira.favorite_outline Seguir Perfil
capa Polo de Liderança
Polo de Liderança
people 4646 participantes
Seja bem vindo a comunidade Polo de Liderança! A comunidade tem como objetivo conectar líderes de micro e pequenas empresas com conteúdos para seu desenvolvimento. Participe e inspire-se com novas ideias para melhorar sua gestão, com visão e ousadia para liderar sua equipe e transformar sua empresa.
fixo
Em alta
Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
18 abr. 2023Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
18 jul. 2022[CURSO] Flow - Conversas Difíceis