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Os benefícios do PIX para micro e pequenas empresas

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Os benefícios do PIX para micro e pequenas empresas
Criado em 16 NOV. 2020
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Quem tem um negócio próprio sabe a importância de ter dinheiro em caixa, tanto para pagar contas quanto para fazer investimentos. Mas, muitos empreendedores passam sufoco quando os pagamentos vão caindo dias ou semanas depois. Por isso, a chegada do Pix, novo meio de pagamentos instantâneos, pode facilitar a vida de micro e pequenas empresas.

 

Pagamentos instantâneos

Anunciado pelo Banco Central em fevereiro de 2020, o Pix vai permitir transferências e pagamentos em tempo real, independentemente do dia ou horário, e para qualquer instituição financeira. Pessoas físicas e jurídicas vão poder enviar e receber dinheiro por meio deste sistema, ganhando mais uma opção além de TED, DOC, boleto e cartão.

É importante lembrar que o Pix não é um aplicativo e nem é exclusivo de uma instituição específica. Praticamente, todos os bancos brasileiros vão oferecer o serviço dentro dos canais que os correntistas já estão acostumados a usar. O cadastro começou no dia 5 de outubro, mas ele passa a funcionar agora em novembro. A data oficial de lançamento é hoje (16), mas ele já está sendo usado de forma restrita por alguns usuários desde o dia 3.

 

Vantagens do Pix para empresas

  • Transações realizadas em qualquer horário e dia da semana, incluindo finais de semana e feriados;
  • Pagamentos diretos: como o pagamento será direto entre pagador e recebedor, sem intermediários, as transações serão mais rápidas (o dinheiro cai direto na conta em menos de 7 segundos);
  • Tarifas mais baixas se comparadas às de outros meios de pagamento, como cartão de crédito e boleto;
  • Pagamentos por proximidade: conexão ao PIX por meio de tecnologias que permitem a troca de informações por proximidade, como a tecnologia NFC;
  • Receber pagamentos via chaves Pix, cadastrando o e-mail, número de telefone ou CPF;
  • Otimização do fluxo de caixa, uma vez que o recebimento será em tempo real. Você poderá pagar fornecedores, funcionários e até tributos em tempo real por meio de uma transação digital. Além disso, as chaves do Pix tornam as transações mais rápidas, pois você não precisará fornecer informações tradicionais, como banco, agência, número da conta, CPF ou CNPJ.

 

Crescimento do comércio móvel

A população do Brasil está se tornando cada vez mais centrada no celular, significando que o e-commerce continuará gradativamente dando espaço ao m-commerce e, para isso, a indústria de pagamento precisa estar preparada, pois os clientes esperam um processo de checkout mais simples.

 

Inclusão Financeira

Outro motivo para apostar no pagamento instantâneo é incluir a população sem conta bancária no sistema financeiro. Em 2017, 70% da população brasileira era considerada bancarizada de acordo com o Banco Central, deixando 48 milhões de pessoas sem acesso a cartão de débito, cartão de crédito ou conta bancária. O Pix está vindo para legitimar a forma como os brasileiros movimentam o dinheiro, reduzindo o custo de manutenção do papel-moeda em circulação.

Os comerciantes que operam com um modelo cross-border terão uma oportunidade única de impulsionar o alcance local. O número potencial de 45 milhões de adultos será incentivado a usar o novo sistema financeiro. Com formas melhores e mais rápidas de pagamento online e os consumidores devem desfrutar da nova facilidade de pagamentos e começar a comprar novos produtos e serviços.

A principal diferença de algumas carteiras digitais, que já oferecem transações em tempo real, é o alcance do PIX todos os grandes players do mercado têm que atender às exigências do Banco Central.

Espera-se que, devido às características confiáveis e rápidas desse novo sistema, ele acabe se tornando a opção preferida dos consumidores, podendo impulsionar o mundo dos negócios.

 

Precisa de ajuda? Fale com o Sebrae: 0800 570 0800 ou acesse nosso Portal

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Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
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