Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVida de MEIkeyboard_arrow_rightArtigos

Os benefícios de ser MEI em comparação a outros modelos empresariais

avatar LUIZA HIEMISCH LOBO BORBA
Luiza Hiemisch Lobo Borbafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Os benefícios de ser MEI em comparação a outros modelos empresariais
Criado em 21 SET. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A não obrigatoriedade do pagamento de taxas de registro, a incidência reduzida de impostos junto a processos burocráticos simplificados, abertura gratuita de CNPJ, e não necessidade de auxílio obrigatório de um contador se mostram vantagens muito boas para quem opta pelo MEI. Mas não é somente isso!


O trabalhador autônomo formalizado como Microempreendedor Individual (MEI) é contemplado com uma gama vasta de benefícios se comparado ao trabalho informal e outros modelos empresariais. Continue a leitura e acompanhe as principais vantagens de ser MEI!



Principais vantagens do MEI

Cobertura Previdenciária do INSS

O MEI tem acesso à Previdência Social através do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a um custo menor do que nos outros modelos empresariais.


O pagamento de alíquota necessário para que o MEI possa contemplar todos os benefícios previdenciários é de apenas 5% ao mês sobre um salário mínimo vigente (como exemplo, qualquer outro modelo empresarial deve pagar um percentual de 11% sobre o salário mínimo para obter os mesmo benefícios).


Confira abaixo os principais benefícios do INSS com os quais o MEI pode contar:


·      Aposentadoria por idade: Este é um direito do trabalhador (MEI) de, após os 60 anos de idade para as mulheres e 65 anos para os homens, receber um salário mínimo mensal. É preciso contribuir com o INSS por no mínimo 15 anos (180 meses) para obter o direito à aposentadoria pelo MEI.


·      Aposentadoria por invalidez: Esta modalidade de aposentadoria também permite que o MEI receba um salário mínimo mensal, caso não apresente mais condições de trabalhar até a idade prevista para o modelo de aposentadoria básico. É preciso contribuir com 12 parcelas até o dia do requerimento deste benefício.


·      Auxílio-doença: Para o MEI que ficar incapaz de executar a atividade profissional temporariamente devido a uma doença ou acidente, este é o benefício previdenciário recebido por ele. É preciso contribuir com, no mínimo, 12 parcelas até o dia do pedido do auxílio.


·      Salário-maternidade: Para as mulheres que acabaram de ter um filho, seja devido ao parto ou adoção, este se trata do benefício que atende elas. É necessário que as microempreendedoras contribuam por, no mínimo, dez meses para obter o direito a este benefício.


·      Pensão por morte: Caso o MEI venha a óbito, este é o benefício do INSS pago aos dependentes dele. É preciso contribuir com pelo menos uma parcela antes do óbito, para ter direito à pensão por morte.


·      Auxílio-reclusão: Caso o MEI seja prisão em regime fechado ou semiaberto, o auxílio-reclusão é concedido aos familiares dependentes do microempreendedor individual, permitindo que recebam uma ajuda financeira mensal. Neste caso, a contribuição mínima deve ser de, pelo menos, uma parcela até o dia da reclusão.

 


Para saber mais sobre o MEI, conte com a OpenMEI! Você tem total suporte para abrir, regularizar e ter toda a gestão do seu MEI na palma da mão. Entre em www.openmei.com.br e veja como podemos te ajudar! Você também pode contratar os nossos serviços pelo Sebraeplace, em https://sebraeplace.sebraepr.com.br/plataforma/sd/open-mei


Deixe a parte burocrática do seu MEI com a OpenMEI e se preocupe com o que realmente lhe importa: o seu negócio.

avatar LUIZA HIEMISCH LOBO BORBA
Luiza Hiemisch Lobo Borba
A OpenMEI é a plataforma digital especializada em contabilidade para MEI. Atendimento capacitado aliado à tecnologia, assessoria contábil e tributária. Deixe a parte burocrática conosco e se preocupe com o que realmente lhe importa: o seu negócio.favorite_outline Seguir Perfil
capa Vida de MEI
Vida de MEI
people 7434 participantes
O espaço dedicado exclusivamente aos Microempreendedores Individuais. Aqui você encontra conteúdo para ajudar quem já é MEI na solução dos problemas, e também para guiar todos aqueles que estão pensando em se formalizar. Seja bem vindo!
fixo
Em alta
Inscrição Estadual MEI - Paraná
24 nov. 2022Inscrição Estadual MEI - Paraná
VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
09 nov. 2021VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?