Muitas empresas de micro e pequeno porte são excelentes negócios que podem virar grandes e saudáveis redes de franquias. Franquear é o caminho para crescer.
Quando uma pequena empresa se torna uma franquia ela consegue usufruir dos benefícios que as grandes empresas tem: força de marca, recursos para investimento em marketing e inovação, foco no estratégico, poder de negociação com os fornecedores e otimização de recursos, isso só para falar de algumas vantagens de se tornar um franqueador.
Possível você já pensou em expandir o seu negócio através do sistema de franchising, ou aina já ouviu esta pergunta:
- É franquia?
Isso deve ter despertado uma vontade ainda maior de franquear pois é a demanda batendo à sua porta.
O que acontece é que normalmente não sabemos por onde começar e quais são os passos para transformar minha empresa em uma franquia - este processo é chamado de FORMATAÇÃO DE FRANQUIA - e por isso esteou escrevendo este artigo para te mostrar o passo a passo que deve seguir para ter a sua própria rede de franquias.
Esse passo a passo é válido para qualquer segmento e para empresas de qualquer tamanho. Independente do negócio o roteiro a ser seguido para a criação da franquia é o mesmo!
Então vamos lá, acompanhe o passo a passo e se tiver qualquer dúvida deixe nos comentários que terei o maior prazer em responder.
Se preferir ter este material de maneira mais detalhada é só fazer o download do e-book https://comofranquear.franqueador.com/
E ainda se você preferir este conteúdo mais detalhado em vídeo, está aqui:
Passo 1 - Definição do Modelo de Franquia
Antes de mais nada é preciso definir como será o seu negócio: quais são os papeis do franqueador e do franqueado na franquia, quais as parcerias, as responsabilidades e as formas de gerar receita para o negócio (tanto para o franqueador como para o franqueado).
Para definir este modelo eu utilizo o Canvas (se ainda não conhece me deixe saber nos comentários que explico em detalhes em outro artigo), fazendo um Canvas para o franqueador e outro para o franqueado e estes dois canvas devem ter uma grande sinergia.
Passo 2 - Plano de Negócios Financeiro
Depois do modelo conceitual desenvolvido no passo 1 precisamos colocar tudo isso em números para saber se vale a pena tanto para o franqueador quanto para os franqueados, e também definirmos os valores de taxa de franquia, royalties etc.
Uso uma planilha financeira com muitas fórmulas prontas para facilitar o preenchimento e conseguirmos fazer rapidamente e com pouco esforço muitas simulações.
Passo 3 - Transferência da Know-How
Agora é o momento de estruturar como será a transferência de know-how para os franqueados.
O know-how é em tradução literal 'saber como' e na prática é isso mesmo, precisamos mostrar para os franqueados como eles devem fazer as coisas na unidade deles. O franqueador 'sabe fazer' e precisa passar isso para os franqueados através de treinamentos, manuais, softwares, fichas etc.
Os conteúdos, meios utilizados, ferramentas e processos para capacitar os franqueados devem ser estruturados neste momento.
Passo 4 - Processos do Franqueador
Basicamente o franqueador tem que fazer duas coisas:
- Expandir: buscar e selecionar franqueados para a rede crescer
- Suportar: dar suporte para os franqueados montarem, operarem e gerirem as suas unidades.
Como o empresário que está começando a franquear ainda não tem experiência com estas duas atividades é importante definir bem como serão realizados estes processos na sua marca. Este é um dos pontos em que é muito importante aprender a ser um(a) franqueador (a).
Passo 5 - Documentos Jurídicos
Tudo que foi estruturado e definido nos passos anteriores deve ser traduzido em documentos jurídicos para que fique tudo claro para o franqueador e para os franqueados e para atender a legislação, em especial a lei de franquias: 13.966/19.
Estes documentos são:
- COF - Circular de Oferta de Franquia
- Pré-Contrato de Franquia
- Contrato de Franquia
- Estatuto do Fundo de Marketing
Passo 6 - Formalização da Franqueadora
É importante notar que a franqueadora é um outro negócio. E assim deve ter um CNPJ próprio com uma atividade específica alinhada ao CNAE correspondente para franquear um negócio.
Passo 7 - Plano de Expansão
Com tudo pronto é hora de traçar a estratégia para lançar a franquia no mercado fazendo a rede crescer. Para isso deve ser feito um plano de expansão onde são definidas as áreas de interesse em cada momento e em que velocidade quer crescer.
Para a definição de áreas normalmente o mais indicado é a estratégia do crescimento em espiral em que as franquias são vendidas perto das unidades originais e cada vez vamos avançando para mais longe, como se fosse o desenho de um caracol.
Passo 8 - Gestão da Rede
Com os primeiros franqueados já entrando na rede deve ser dada atenção a gestão da rede de franquias. Definindo ferramentas e processos para garantir tanto um ótimo suporte como o comprometimento com os padrões da marca.
Conclusão
Este é o passo a passo para toda empresa se transformar em uma rede de franquias. Se quiser saber mais sobre isso acompanhe minhas publicações aqui e também no meu blog
Deixe seu comentários dizendo o que achou deste conteúdo e também fique a vontade para perguntar o que quiser sobre franquias.
Até a próxima!