De acordo com a última pesquisa lançada pela — Global Entrepepreunership Monitor (GEM) de 2020, cada vez mais brasileiros sonham em ter o seu próprio negócio.
O sonho de ter o próprio negócio, foi o 2o. sonho mais citado pelos entrevistados:
Ainda, segundo a mesma pesquisa, dentre os empreendedores em fase inicial, as suas principais motivações para o próprio negócio são:
Observando este cenário e sendo nós, um desses sonhadores, uma pergunta que naturalmente pode surgir é:
Em busca por uma resposta para essa questão, C. Schaefer e T. Voors, ambos consultores de desenvolvimento organizacional e comunitário, sistematizaram uma abordagem inspirada pela Antroposofia, que contemplam 7 aspectos básicos que devem ser considerados na concepção de qualquer iniciativa social (negócio com significado).
Mas antes, perguntemo-nos:
Iniciativa - nesse contexto, pode ser interpretada como uma força do interior do individuo que busca, através dele, meios de viver no mundo e Social — voltado para o outro.
Portanto uma Iniciativa Social ou (negócio com significado) é algo que surge do interior do indivíduo e está direcionada para atender as necessidades do outro.
Uma imagem metafórica que nos ajuda a compreender o processo de colocar um negócio com significado no mundo é a imagem de uma mulher que espera por uma criança, algo dentro dela ou através dela quer nascer e vir ao mundo.
Dessa forma, também podemos interpretar um negócio com significado a imagem e semelhança do ser humano — existe um lado espiritual ou imaterial (mais sutil) e um lado físico ou material (mais denso), que podem ser observados a partir dos 7 aspectos básicos para constituição de um negócio com significado, que abordaremos agora:
É o lugar onde mora a semente da ideia que queremos germinar, nosso sonho que precisa encontrar espaço no mundo. Por vezes encontramos alguém com quem compartilhamos esse sonho e entre os compartilhamentos algumas conexões são construídas e um grande entusiasmo toma conta de nós e nos mobiliza a planejar e concretizar esse sonho.
Reflexões para desenvolver uma percepção das motivações presentes no sócio ou diferentes sócios do negócio.
Olhamos para dentro e agora é hora de olhar para fora. Para que qualquer negócio ou iniciativa possa dar certo é preciso ir ao encontro da necessidade do outro, ou seja, é preciso que uma necessidade esteja sendo atendida, é preciso identificar uma razão social (voltada para o outro) para a existência do negócio.
Reflexões para entender as necessidades dos clientes.
Escutamos a nós e aos outros, compreendemos as nossas capacidades e as necessidades dos outros e agora como podemos articular para concretizar o nosso negócio? O que precisamos comunicar? Criar uma imagem do futuro que desejamos, modelá-la e planejá-la é um meio para começarmos a trazer o nosso sonho para a concretude.
Reflexões para desenvolver uma imagem viva de como a iniciativa deve funcionar em 2 ou 3 anos.
Esses aspectos detalhados são os pilares de sustentação do negócio ou iniciativa e compreendê-los torna-se fundamental para a concretização de um negócio com significado. Uma pergunta relevante à ser feita aqui é: De que maneira queremos e podemos nos comprometer com tudo o que compartilhamos até aqui? Essa resposta obtida aqui será suficiente para que o negócio ou iniciativa possa se materializar?
Não é demais enfatizar que, se buscamos engajamento, senso de dono, ou seja, o real comprometimento das pessoas, é extremamente recomendável que possamos revisitar de tempos em tempos os aspectos anteriores afim de reaquecer a chama que os trouxeram até aqui.
Reflexões para encontrar uma rede de pessoas que sustentarão o negócio.
Compartilhamos ideais e expectativas, alinhamos nossos princípios e valores, decidimos a direção a ser tomada e assumimos os compromissos necessários para a concretização do nosso negócio. Precisamos cuidar de como devemos nos organizar para fazer a magia acontecer. Todo negócio ou iniciativa, seja grande ou pequeno, precisa tratar de toda uma rede de relações para o seu funcionamento.
Como podemos fazer isso?
Um passo importante é mapear os círculos das relações que serão criadas a partir do negócio:
Reflexões para compreender a maneira de ser ao organizar o negócio.
Olhando com atenção o nosso processo até aqui nos ajudou a responder às seguintes questões: O que queremos fazer? Por que queremos fazer? Para quem iremos fazer? Quem fará? Onde queremos estar (em que direção queremos ir)?
Chegou a hora de responder um pouco sobre como faremos isso possível, quais são as atividades pertinentes para o fluir do nosso negócio, quais serão os processos de transformação pelos quais os inputs (matéria-prima, esforço de trabalho, máquinas, criatividade, comunicação) deverão passar para se traduzir no milagre da entrega do serviço, produto ou solução para o cliente.
Reflexões para observar e descrever os processos de trabalho que fazem o negócio realizar sua tarefa.
E agora, de que recursos precisaremos para que a nossa roda do negócio possa girar? Pensar sobre esse aspecto contempla uma compreensão sobre qual será o espaço onde a iniciativa deve acontecer, quais instalações são necessárias para criar uma atmosfera que reflita a cultura desejada e qual o capital necessário deverá ser arrecadado e empenhado.
Reflexões para formar uma imagem realista das instalações e necessidades financeiras do negócio.
Considerações finais
A construção de um negócio é uma tarefa desafiadora e ao mesmo tempo um longo e excitante caminho de aprendizagem, através do qual não há receita pronta ou fórmula mágica que permaneça efetiva no fluxo da vida.
Os 7 aspectos demonstrados são apenas um instrumento, uma espécie de bússola, que nos ajuda a refletir de maneira estruturada sobre temas e desafios que em algum momento nos atravessarão ao longo do processo de constituição de um negócio com significado.
E se você deseja constituir o seu negócio de impacto deixo aqui uma citação;
“ No tocante a todos os atos de iniciativa e criação, existe uma verdade fundamental cujo desconhecimento mata inúmeras ideias e planos esplêndidos: a de que, no momento em que nos comprometemos definitivamente, a Providência também se move. Para ajudar-nos, ocorre toda espécie de coisas que em outra situação não teriam ocorrido. Toda uma corrente de acontecimentos brota da decisão, fazendo surgir a nosso favor toda sorte de incidentes, encontros e assistência material que nenhum homem sonharia pudessem vir ao seu encontro.
"O que quer que você possa fazer, ou sonha fazer, faça-o! Coragem contém genialidade, poder e magia. Comece-o agora."
W. H. Murray, citando Goethe ao final