Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDo Campo à Mesakeyboard_arrow_rightArtigos

Origem: Paraná Ele é feinho Alimentado fica enorme Faz bagunça na terra... mas é gostoso!

avatar MARIA ISABEL ROSA GUIMARAES
Maria Isabel Rosa Guimaraesfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Origem: Paraná  Ele é feinho  Alimentado fica enorme  Faz bagunça na terra... mas é gostoso!
Criado em 08 JUN. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Estamos falando do Porco, mais precisamente da raça Moura.


Alguns patrimônios genéticos foram deixados como herança para o Brasil, no período de 1500 a 1700, pelos jesuítas espanhóis e portugueses, que estiveram na América do Sul, são eles o cavalo crioulo, ovelha crioula, bovino crioulo - e acreditem, pouca importância se deu para os porcos crioulos que deram origem à uma raça exclusiva no sul, o porco Moura. Assim como outras raças, o porco correu sério risco de extinção.


...Felizmente um professor pós-graduado em zootécnia, Marson Bruck Warpechowskiem 2014,  junto ao departamento de Medicina Veterinária da UFPR deu origem ao projeto Porcos Moura caracterização de sistemas tradicionais e fomento à criação de suínos de raças nacionais.


Foram realizadas muitas pesquisas, conseguiram mapear os remanescentes da raça e os criadores da região Sul do Brasil.


Presidente e criador da Associação da Raça Porco Moura, Bernardo Fadel,  conta que o animal não é de confinamento rápido, é criado solto, de forma rústica e em pastos. Que se alimentam de vegetais e, no inverno, consomem o fruto da araucária, o pinhão.  Pode levar até 1 ano para atingir o peso do abate, que é cerca de 100kg, podendo chegar a 300kg adultos. O segredo da qualidade da carne, vem do fato do animal andar mais, ativando glóbulos que deixam a carne avermelhada, lembrando que a cor da carne bovina e diferente de  outras raças criadas em granja, que são praticamente da cor rosa. O abate é humanitário. O bem-estar animal é levado muito a sério, e tudo isso influencia.



boi Wagyu é considerado a Louis Vuitton das carnes bovinas, assim queremos, que no suíno seja a raça Moura . A excelência da carne é comparada a raças ibéricas como o Alentejano e o Pata Negra, pois, são todas da mesma origem genética que o Moura. Estamos criando uma raça pura, de origem, os pratos construídos com essa carne passam a ter valor e o consumidor tem a experiencia em saborear um produto único, com qualidade reconhecida, genética garantida, regulamentada e protegida pela associação, complementa Fadel. 


O Porco Moura tem uma história e sabor diferenciado que é nosso. Em março de 2019, estivemos comemorando cinco anos da retomada do projeto de extensão, lembra e comemora o professor Marson Bruck Warpechowski.


Pelos chefs renomados e por quem entende do assunto, ela é muito apreciada, considerada diferenciada, pois tem marmoreio (nível de gordura entremeado na carne) o que muda totalmente o sabor e norteia receitas gourmet, também utilizada para charcutaria inclusive. 'Esse manejo do porco Moura, resulta em maciez e sabor característico, totalmente diferente do padrão da indústria, conta Marcos Canan, empresário e proprietário do espaço gastronômico de Curitiba Paraná.


Conheça e experimente.  Criado no Paraná, estudado, qualificado com histórico de fazer inveja pra outras raças, bem cotado no mercado, com cortes especiais  já está sendo comercializado nos açougues e servidos nos restaurantes. O Moura deve ganhar ainda mais destaque, você vai ver e vai se orgulhar dessa delicia que é Original do Paraná...


SE é do PARANA, tem qualidade, é seguro e é bom.


Voce já experimentou, conhece ou criaComente aqui onde, quando ou como foi a sua experiencia. Abraços.


Foto: Felipe Soifer/Acervo Pessoal - Porca Moura criada em Piraquara.

avatar MARIA ISABEL ROSA GUIMARAES
Maria Isabel Rosa Guimaraes
Pós graduada em Empreendedorismo. Trabalha no Sebrae na área de Agronegócios há 15 anos. Participou de várias missões técnicas para conhecer experiências no Agronegócios em países como Holanda, Alemanha, Itália, Franca, Argentina, Colômbia, Chicago, NZ e Austrália.favorite_outline Seguir Perfil
capa Do Campo à Mesa
Do Campo à Mesa
people 1633 participantes
Você produtor, empresário, técnico e curioso do setor de agronegócios, alimentos e bebidas é nosso convidado especial para fazer parte desse espaço para quem busca conhecimentos sobre tecnologias, inovações, tendências, legislações, ou seja, novidades para o setor/segmento de agronegócios/alimentos e bebidas. Participe! Acesse, escreva e compartilhe artigos, entrevistas, vídeos e orientações.
fixo
Em alta
Dispara pedido de recuperação judicial por produtor rural
07 fev. 2024Dispara pedido de recuperação judicial por produtor rural
Como o ERP pode ajudar no setor de alimentos
29 mar. 2023Como o ERP pode ajudar no setor de alimentos