Estamos falando do Porco, mais precisamente da raça Moura.
Alguns patrimônios genéticos foram deixados como herança para o Brasil, no período de 1500 a 1700, pelos jesuítas espanhóis e portugueses, que estiveram na América do Sul, são eles o cavalo crioulo, ovelha crioula, bovino crioulo - e acreditem, pouca importância se deu para os porcos crioulos que deram origem à uma raça exclusiva no sul, o porco Moura. Assim como outras raças, o porco correu sério risco de extinção.
...Felizmente um professor pós-graduado em zootécnia, Marson Bruck Warpechowski, em 2014, junto ao departamento de Medicina Veterinária da UFPR deu origem ao projeto Porcos Moura caracterização de sistemas tradicionais e fomento à criação de suínos de raças nacionais.
Foram realizadas muitas pesquisas, conseguiram mapear os remanescentes da raça e os criadores da região Sul do Brasil.
Presidente e criador da Associação da Raça Porco Moura, Bernardo Fadel, conta que o animal não é de confinamento rápido, é criado solto, de forma rústica e em pastos. Que se alimentam de vegetais e, no inverno, consomem o fruto da araucária, o pinhão. Pode levar até 1 ano para atingir o peso do abate, que é cerca de 100kg, podendo chegar a 300kg adultos. O segredo da qualidade da carne, vem do fato do animal andar mais, ativando glóbulos que deixam a carne avermelhada, lembrando que a cor da carne bovina e diferente de outras raças criadas em granja, que são praticamente da cor rosa. O abate é humanitário. O bem-estar animal é levado muito a sério, e tudo isso influencia.
O boi Wagyu é considerado a Louis Vuitton das carnes bovinas, assim queremos, que no suíno seja a raça Moura . A excelência da carne é comparada a raças ibéricas como o Alentejano e o Pata Negra, pois, são todas da mesma origem genética que o Moura. Estamos criando uma raça pura, de origem, os pratos construídos com essa carne passam a ter valor e o consumidor tem a experiencia em saborear um produto único, com qualidade reconhecida, genética garantida, regulamentada e protegida pela associação, complementa Fadel.
O Porco Moura tem uma história e sabor diferenciado que é nosso. Em março de 2019, estivemos comemorando cinco anos da retomada do projeto de extensão, lembra e comemora o professor Marson Bruck Warpechowski.
Pelos chefs renomados e por quem entende do assunto, ela é muito apreciada, considerada diferenciada, pois tem marmoreio (nível de gordura entremeado na carne) o que muda totalmente o sabor e norteia receitas gourmet, também utilizada para charcutaria inclusive. 'Esse manejo do porco Moura, resulta em maciez e sabor característico, totalmente diferente do padrão da indústria, conta Marcos Canan, empresário e proprietário do espaço gastronômico de Curitiba Paraná.
Conheça e experimente. Criado no Paraná, estudado, qualificado com histórico de fazer inveja pra outras raças, bem cotado no mercado, com cortes especiais já está sendo comercializado nos açougues e servidos nos restaurantes. O Moura deve ganhar ainda mais destaque, você vai ver e vai se orgulhar dessa delicia que é Original do Paraná...
SE é do PARANA, tem qualidade, é seguro e é bom.
Voce já experimentou, conhece ou cria? Comente aqui onde, quando ou como foi a sua experiencia. Abraços.
Foto: Felipe Soifer/Acervo Pessoal - Porca Moura criada em Piraquara.