Diz a história que o primeiro bar do mundo, chamado na época de taverna, foi criado por uma mulher, cujo nome era Kubaba, há 3.500 anos antes de Cristo, na cidade de Kish, antiga Suméria. Naquele tempo eram as mulheres que faziam as cervejas. Nas tavernas, além das cervejas, também eram comercializados carne de caça e oferecidos hospedagens aos viajantes.
A história da origem dos bares nos remete ao século XVIII, na França quando as tavernas ou tabernas, -as duas formas estão corretas-, colocaram barras para proteger o balcão e evitar que os clientes completamente bêbados encostassem no mesmo e atrapalhassem o serviço. Então surgiu o nome BAR, que deriva da palavra barra, que em francês significa bare.
Os bares, recebem diversos nomes e também chamados de boteco, pub, pé sujo, entre outros. São estabelecimentos que atendem os mais diversos tipos de clientes, que procuram um espaço para encontrar com os amigos, esquecer os problemas do cotidiano, falar dos mais diversos assuntos.
Nas tabernas eram vendidas cervejas, depois outras bebidas foram sendo incorporadas nos cardápios de bebidas dos bares atuais, incluindo drinks alcoólicos ou não, sucos, refrigerantes, água e vários outros tipos de bebida.
Então, independentemente do tipo de bebida oferecida, os bares se tornaram importantes pontos de encontro para bater papo com amigos, conhecer novas pessoas, reunir famílias, realizar comemorações ou confraternizações e, até paquerar, por que não, num ambiente descontraído e alegre.
Os bares estão sempre inovando e oferecendo novas experiências para os frequentadores, buscando sempre atrair e satisfazer as necessidades cotidianas dos clientes.
Observa-se a constante evolução dos bares, buscando diferencial e inovação, tematização dos espaços, criando decorações inusitadas, divertidas, sofisticadas e/ou surpreendentes e a melhoria contínua na qualidade do atendimento e prestação de serviços, se tornando um importante local de convívio e descontração.
E você sabia como surgiram os bares?