Pessoal da Comunidade Salão de Beleza cá estamos e hoje vamos direto ao ponto e de forma muito objetiva, nosso tema ainda é DRE (Gerencial) - Demonstrativo de Resultados do Exercício.
Esta ferramenta tem a finalidade de mostrar se as nossas vendas, ou seja, o nosso faturamento foi suficiente para cobrir todos os nossos custos (fixos e variáveis), também a nossa margem de contribuição, ou seja, a nossa correria durante o mês deu lucro ou prejuízo?
No post anterior colocamos o desenho do DRE de forma resumida e agora vamos ver como ficou a situação econômica do Salão da Ana:
- Receita Total, Vendas ou Faturamento: Trata-se da soma das vendas à vista com as vendas a prazo, ou seja, estas são calculadas multiplicando o preço pela quantidade de cada serviço.
- Custos Variáveis: São custos que só ocorrem em função das vendas e têm variação proporcional às mesmas.
- Margem de Contribuição: É a diferença entre o total da venda dos serviços prestados/ produtos vendidos e o total dos custos variáveis. Ela indica para quanto sobra das vendas para que a empresa possa pagar seus custos fixos e GERAR LUCRO.
- Custos fixos: São custos que fazem parte da estrutura da empresa e seu valor independe da ocorrência das vendas.
- Resultado Operacional: É a diferença entre o valor da margem de contribuição pelo valor Custos Fixo. Se o valor for positivo o Lucro Operacional. Se o valor for negativo Prejuízo Operacional.
Nesse mês em análise a Ana ficou muito feliz, pois, a sua empresa trabalhou com um Lucro Operacional de 29,17%. Por que será?
No próximo post iremos detalhar cada conta e entender melhor os dados do salão da Ana. E então, você que está lendo sabe exatamente qual é o lucro do seu salão? Pensa aí...