Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Organizando a empresa para buscar crédito

avatar CHRISLAINE CAROLINE DE SOUZA
Chrislaine Caroline De Souzafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Organizando a empresa para buscar crédito
Criado em 21 MAR. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A jornada empreendedora é repleta de desafios e, para que o empreendedor tenha sucesso em seu negócio, ele precisa ter conhecimento, garra e determinação. Nas empresas, a busca por crédito ocorre, geralmente, em dois momentos:

1) tempo de crescimento: quando a empresa está passando por uma fase de ampliação e precisa de recursos financeiros para a sua concretização; ou

2) tempo de adversidade: quando a empresa está passando por uma fase difícil e precisa de ajuda financeira para se manter ou, caso contrário, pode vir a fechar as suas portas.


Para ambas as situações, é essencial que o empresário conheça o seu negócio e reflita sobre sua necessidade para que ele tenha mais sucesso na obtenção de crédito junto a instituições financeiras.


Solicitar crédito sem planejamento pode ter consequências graves, como quando a empresa pede um crédito maior e não tem fluxo de caixa suficiente para quitar as parcelas. E, pior, pedir um crédito para quitar outro pode "matar" a empresa.


Desta forma, o nosso post de hoje apresenta alguns cuidados e dicas para que você possa organizar a sua empresa para obter crédito, de forma consciente e planejada. Vamos lá?

 

1 Conheça a sua empresa

Ter um plano de negócios é muito importante. Além de ser uma ferramenta simples de planejamento, ela possibilita uma visão global do negócio e ajuda o empresário a tomar decisão, uma vez que a ferramenta contempla questões relacionadas a clientes, análise de mercado, produtos/serviços, fornecedores, e pode contribuir na avaliação financeira.

 

2 Como está a gestão financeira da sua empresa?

Ter controles financeiros é essencial. É a partir deles que o empresário saberá se está tendo lucro ou prejuízo e verificar a viabilidade do negócio. É necessário que o empresário separe as finanças da empresa e suas finanças pessoais, pois, algumas vezes, quando não se tem esse controle, os resultados da empresa se tornam subjetivos, dificultando na identificação dos resultados reais, especialmente quando se busca o crédito.

O empresário não precisa utilizar vários controles e planilhas. Tendo um fluxo de caixa bem estruturado, já é possível analisar a saúde financeira do negócio.

Caso você precise de ajuda para levantar a situação financeira do seu negócio, procure o Sebrae ;)

 

3 Analise as suas necessidades

A partir do plano de negócios e o fluxo de caixa, avalie a situação da sua empresa. Elabore orçamentos e simulações e analise se você precisará recorrer ao crédito para atender a essas necessidades. Lembre-se que o crédito deve ser a última alternativa, mas caso ele seja realmente necessário, estime o valor exato que você irá precisar financiar e se o seu orçamento mensal é suficiente para pagar as parcelas. Isso evitará surpresas indesejadas.

 

4 Identifique a linha de crédito ideal para o seu negócio

Atualmente, existem diferentes linhas de crédito para as mais diversas necessidades. Verifique se a sua necessidade é buscar capital de giro, comprar máquinas e equipamentos, ou ambos. Cada tipo de financiamento possui condições e taxas diferentes, então é preciso ter certeza de suas necessidades para buscar a linha de crédito mais adequada.

 

5 Busque informações e escolha a instituição financeira

Busque informações sobre as linhas de crédito que melhor se enquadram às necessidades do seu negócio. Após, consulte as instituições financeiras que operam essas linhas, pois você poderá comparar as condições, prazos e taxas e elas podem variar de banco para banco. Caso você já possua relacionamento com algum banco, pode ser interessante consultar as opções disponíveis quando se possui relacionamento com o banco, ele pode operar taxas e condições diferenciadas ao correntista.

O Sebrae/PR elaborou uma ferramenta que pode te ajudar a buscar informações sobre algumas linhas de crédito, mas é interessante consultar diretamente as instituições para obter mais detalhes: https://www.sebraepr.com.br/servicos/orientacao-ao-credito-sebrae/

 

6 Atenção com fatores de restrição cadastral

Ao buscar o crédito, é importante que a empresa e o empresário não possuam restrições. Então tenha cuidado com impostos atrasados, débitos com instituições financeiras e até mesmo contas de água, luz e telefone. Caso você tenha algum tipo de restrição, isso pode dificultar na obtenção do crédito, então é recomendável resolvê-los primeiro.

 

7 Identifique as garantias que você pode oferecer

Antes de solicitar o crédito, identifique se as garantias que você pode oferecer são suficientes para o valor que está sendo solicitado (veículos, imóveis, aval de terceiros etc).

 

8 Após contratar o crédito, mantenha um bom relacionamento com a instituição financeira

Quando se tem um bom relacionamento e pontualidade com a instituição financeira, ela passa a ter mais confiança e poderá te oferecer novos produtos/serviços, ou mesmo, a possibilidade de negociação, caso seja necessário.

 

Para finalizar: quando o empresário conhece as suas necessidades e planeja o crédito, ele tem mais chances de obter um financiamento sem comprometer o seu caixa.

Dica extra: Caso você já tenha um planejamento financeiro no seu negócio, pode ser interessante criar uma reserva de emergência. Mensalmente, destine uma parte do seu orçamento para criar a reserva de emergência e somente a utilize quando realmente precisar. Isso pode servir como uma alternativa para que a sua empresa não passe por algum aperto e precise de financiamento urgente no futuro, visto que as operações de crédito podem levar algumas semanas ou meses para serem liberadas.


E aí, gostou do nosso conteúdo de hoje? Bons estudos e até a próxima!

avatar CHRISLAINE CAROLINE DE SOUZA
Chrislaine Caroline De Souza
favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 754 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil