Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Oportunidades de negócio no mercado de presentes

avatar PATRICIA FERNANDES VALENTE SANTINI
Patricia Fernandes Valente Santinifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Oportunidades de negócio no mercado de presentes
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 08 DEZ. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase




Quem não gosta de ganhar um presentinho estando ou não em data comemorativa ? O mercado de presentes é uma área que dá para explorar MUITO, considerando que com qualquer coisa se faz um presente, até mesmo papel.



Ainda mais agora em que as linguagens do amor viraram moda e muitas pessoas estão descobrindo que elas demonstram seu amor presenteando pessoas especiais, é uma oportunidade para ser criativo e crescer o seu negócio. Hoje vamos falar sobre as oportunidades de negócio que o mercado de presentes oferece



NEGÓCIOS INOVADORES



O mercado de presentes é uma área que pode parecer que não, mas dá para inovar muito . Alguns exemplos de modelos inovadores são: parceria loja de festas, lista de presente de aniversários, tecnologias que ajudem o relacionamento com clientes, etc. 



E sobre tendências do setor, é necessário entender que cada vez mais importante é tirarmos o foco do produto. Como assim? Bom, vamos dizer que o cliente tem um problema em relação a presentes e o seu foco agora é resolver esse problema, não necessariamente focar em vender o seu produto, entretanto, o seu produto vai ser a solução do problema, deu para entender? Vamos exemplificar: 



  • Presentes personalizados para a galera criativa que quer sair do óbvio;

  • Presentes urgentes (entrega hoje) para as pessoas que deixaram essa tarefa para o último momento;

  • Sites gratuitos para fazer lista de presente;

  • Loja do ex.



EXEMPLOS DE NEGÓCIOS INOVADORES



Como já falamos ali em cima, sites para lista de presente e loja do ex, são dois exemplos de inovação no setor dos presentes que são legais de compartilhar e aprofundar.



HAPY viva o presente



Com uma data especial chegando, o cliente que comemorar com seus amigos e criar um site para isso, todo personalizado. Com a Hapy isso é possível, pois tudo está num só lugar. 



É uma ferramenta GRATUITA o que já chama muita atenção. É versátil, pois lá você consegue criar um site para qualquer tipo de evento, desde chá de bebê até formatura , podendo dar a cara da sua festa, para o site. 



Na Hapy o cliente consegue além de ter um site personalizado, fazer uma lista de presentes, inclusive em dinheiro, organizar lista de convidados e confirmação de presença, colocar álbum de fotos, fazer uma página de recados, usar o blog, fazer lista de tarefas. Ou seja, é uma mão na roda para quem está se planejando para uma comemoração, pois em um único lugar, estão todas as ferramentas necessárias para organizar um evento . 



Loja do EX



No meio do ano de 2022 foi aberta uma loja lá em Belém, no Pará, com uma proposta bem diferente, pelo nome você já deve ter se ligado. A ideia é arrecadar presentes de ex-namorados, então ursinhos , roupas e demais presentinhos de um relacionamento que não deu certo. Todos esses presentes seriam selecionados e doados. 



Viu como é legal? É um negócio no setor de presentes que sai totalmente do habitual, sendo original e inovador. Resolve um problema que muitas pessoas, ao terminar um relacionamento, não conseguem resolver terminei, e agora? O que eu faço com essas lembranças? Queimo? NÃÃÃÃÃÃO!!! Leva na Loja do Ex rs .



Além de resolver o problemão do cliente, por que afinal quem é que quer lembranças do ex ???? Ajuda e faz crianças felizes com as doações. 




COMO APROVEITAR DATAS ESPECIAIS PARA SE INSERIR NO MERCADO DE PRESENTES



Não sei se você já ouviu falar de um site chamado calendarr, nesse site tem uma relação de TODAS as datas comemorativas do ano e quando eu falo todas, são todas. Tem dia desde profissões até dia das aves , para você ter uma noção. Em outras palavras, o que não falta é dia para comemorar com um presentinho divertido e criativo.



Como as datas sazonais fazem praticamente qualquer objeto ser presenteável você pode estudar em quais o seu negócio se encaixa e trabalhar em cima dessas datas. Por exemplo, em uma livraria, que coisas você encontra para comprar?



  • Livros ;

  • CDs e discos ;

  • DVDs ;

  • Miniaturas e bonequinhos de filmes ;

  • Jogos de videogame ;

  • Itens de papelaria ;

  • Mapas mundi e globos



Isso entre outras coisas, pensando nisso, só em uma livraria que datas renderia presentes? Dia do Leitor, com um livro diferente; Dia do Músico, com um disco ou CDs que a pessoa gosta muito; Dia do Geógrafo, com um mapa mundi legal ou um globo de decoração; Dia do Desenhista, com materiais diferentes, canetas coloridas, etc, ou seja, existem outras datas além das comuns como dia das mães, dos pais, da mulher, da criança, do professor



Esse é um ótimo exemplo para dizer que lojas que focam em datas sazonais além das datas pessoais como noivado, aniversários, casamento, amigos secreto, tem uma oportunidade no mercado de presentes muito boa. 



FINAL DO ANO



Com o final do ano batendo na porta, muitas comemorações e confraternizações acontecem e com isso, muitos presentes precisam ser resolvidos: amigo secreto , natal , presentes da empresa para clientes e colaboradores , esse setor ganha muita força. E o seu negócio não precisa reinventar a roda, mas muitas vezes apenas dar a ideia aos clientes de que o produto pode ser usado como presente nessas ocasiões.



Chocolates , por exemplo e doces em geral, é um presente já batido, mas que sempre funciona, entretanto, não tem como diferenciar muito de data para data comemorativa. Uma solução para adequar o produto ao segmento de presentes é necessário investir nas embalagens e na aparência. Dito isso, vamos para o próximo tópico.



EMBALAGENS



Se o produto que você comercializa for um caso igual ou similar ao chocolate, é legal que você invista em embalagens diferentes para datas comemorativas. Uma embalagem bem feita é 50% do presente! Quer ver? 



Cacau Show é uma marca que vende chocolates, mas aproveita as datas como dia das crianças, dia da mulher, do professor para criar uma campanha focada na data, com uma embalagem diferente que remete aquele dia.



No site da loja, existe uma área reservada às campanhas especiais, dá uma olhada nas imagens a seguir:



  • Dia das Mulheres : Já caiu no habitual, dar flores para mulheres, mais especificamente uma rosa no dia das mulheres, a Cacau Show aproveitou essa ideia e criou a linha Angel, que quando chega o dia, estampa as vitrines por todo o Brasil.



  • Dia das Crianças : Criança já gosta pouco de chocolate, não é mesmo? Mesmo assim, eles criaram campanhas destinadas a esse dia com chocolates com enfeites coloridos, monstrinhos estampados na embalagem, pelúcias e embalagens em diferentes formatos, como esse:




  • Natal : Guirlanda é um objeto que quando você vê você remete ao natal, agora, porque não fazer uma embalagem para os chocolates inspirada em uma? A Cacau Show fez!



  • Ano Novo : Esse é outro, taça e champagne são objetos que querendo ou não nos trazem à memória essa data comemorativa. Novamente eles aproveitaram e criaram uma campanha:




Com esses exemplos fica mais claro entender que você não precisa reinventar o seu negócio para se encaixar nas comemorações e vender o seu produto como presente? Os chocolates são os mesmos, o que muda é a caixinha.



Às vezes uma embalagem diferente e uma campanha nas redes sociais, bem divulgada, já basta para as suas vendas aumentarem. Afinal, os presentes originais são mais legais e o seu produto pode ser aquele que saia do comum. 



Para aprender mais sobre oportunidades de negócio para a sua empresa crescer, acesse nosso portal e caso necessite de atendimento com profissionais especialistas, basta solicitar pelo site ou WhatsApp.



avatar PATRICIA FERNANDES VALENTE SANTINI
Patricia Fernandes Valente Santini
Tentar, aprender e tentar novamente.... Esse é o lema que rege minha vida! Gestora de Projetos Especialista em Gestão de Micro e Pequenas Empresasfavorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5310 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?