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Operações seguras garantem a expansão do e-commerce

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Operações seguras garantem a expansão do e-commerce
4 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 16 AGO. 2021
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Comandar um negócio não é fácil. Além de garantir que seus empreendimentos permaneçam à tona durante esses tempos turbulentos, os empreendedores de pequenas empresas também precisam se preocupar em como podem inovar suas práticas de negócios, manter a retenção de clientes e encontrar os recursos para expansão. As opções de pagamento e frete, bem como a implementação de um sistema antifraude são aspectos do seu negócio que podem afetar muito seus clientes, operações e lucros.

Neste artigo, listamos os principais motivos pelos quais você deve considerar a diversificação das opções de pagamento de sua empresa e implementar operações seguras em todos os processos.

 

Formas de pagamento

Em geral, os desafios de pagamento online podem ser resolvidos dando aos comerciantes online e B2Bs uma variedade de opções de pagamento com cartão e métodos de pagamento alternativos para escolher, o que eventualmente acelera o processo de compra (especialmente no celular) e reduz a taxa de abandono do carrinho de compras.

O que foi dito acima é verdadeiro tanto para o consumidor quanto para as empresas, especialmente para os empreendedores que buscam expandir seus negócios de e-commerce e aumentar a base de clientes.


Benefícios para o consumidor

Em primeiro lugar, o processo de checkout fica muito mais fácil, o que acaba reduzindo a taxa de abandono do carrinho. Dependendo do mercado-alvo do comerciante existem diversos fatores sociais, financeiros e de conveniência que contribuem para as preferências de pagamento das pessoas.

Além do cartão de crédito e do boleto bancário, as empresas estão incluindo na forma de pagamento as carteiras digitais, o Pix e os carnês digitais. Assim, os clientes têm maior probabilidade de prosseguir com uma compra se o método de pagamento preferido deles for oferecido por sua página de destino de comércio eletrônico.

 

Benefícios para o seu negócio

Sem dúvida, prosseguir com uma venda é o objetivo final de qualquer vendedor de e-commerce, e dar escolha ao consumidor é uma ferramenta poderosa que pode ser usada para alcançá-lo.

O abandono do carrinho de compras é um problema recorrente que os proprietários de negócios online enfrentam. Pesquisas indicam que a taxa de abandono do carrinho é superior a 75%.

Mesmo que haja muitos motivos para o abandono do carrinho, como taxas inesperadas, um processo de checkout confuso ou os consumidores não estão prontos para comprar, a simples inacessibilidade dos métodos de pagamento de um comprador é algo que o empreendedor pode consertar ao selecionar um provedor de serviços de pagamento adequado.

Oferecer mais opções na finalização da compra fará com que você tenha uma base de clientes muito maior. Naturalmente, ao administrar um negócio de comércio eletrônico, você pode estar almejando sua área local, mas que tal obter clientes de todo o mundo? Mas, assim como os consumidores têm seus métodos de pagamento preferidos, diferentes países também têm suas preferências gerais em termos de opções de pagamento.

Portanto, quanto maior o número de opções de pagamento que você oferece, mais ampla base de consumidores você atrairá. Se você deseja fazer negócios e remessas internacionais, pode abrir seu negócio para o mundo inteiro simplesmente adicionando uma variedade de opções de pagamento ao checkout do seu site.


Envio e frete

Um desafio que todo e-commerce encontra é o frete. O envio de produtos é uma prioridade quando se trata de otimizar as vendas online.

Ter clareza sobre dados de envio e manter relatórios periódicos permite que as empresas sejam mais eficazes em suas estratégias de logística. Por meio dessas informações, os vendedores online podem identificar onde estão seus maiores gastos com frete, onde estão as oportunidades de economizar dinheiro e quais esforços precisam ser feitos para que o produto chegue em tempo hábil ao consumidor. Coletivamente, esses detalhes dão uma vantagem às empresas de comércio eletrônico para melhorar suas estratégias e economizar dinheiro ao longo do processo.


Compreender a gama de serviços e custos envolvidos que as transportadoras oferecem está entre as melhores maneiras de otimizar seus esforços de envio. Os líderes do setor UPS e FedEx, por exemplo, oferecem opções de entrega semelhantes, embora suas taxas possam variar de acordo com sua localização, para onde você está enviando a mercadoria etc. Esses e outros fatores influenciam seus resultados financeiros, portanto, você precisa estar ciente desses detalhes. Por isso, certifique-se de revisar seus contratos com a operadora pelo menos uma vez por ano a fim de obter as melhores taxas e serviços possíveis para o seu e-commerce.


Entre as partes mais frustrantes das compras online para os clientes está o processo de check-out, que inclui o pagamento e a identificação das opções de envio. Por isso, é importante que você ofereça aos clientes um processo de check-out simples e fácil de navegar: desde o número de cliques necessários para fazer uma compra até a quantidade de informações necessárias que eles precisam fornecer.


Como a entrega é um componente-chave nas compras online, ofereça opções de envio que incluem frete grátis para tais localidades, X dias de entrega etc. Certifique-se de que cada região tenha o preço adequado para que você não perca dinheiro ao incorporar o frete em sua estratégia de vendas online.


Outro ponto importante é adicionar as embalagens como parte de sua estratégia de envio. Para ajudar a fortalecer essa experiência para seus clientes e sua empresa, procure fazer com que sua embalagem complemente a experiência de sua marca.


Usar notas de agradecimento como parte de seu pacote ou um incentivo para uma compra futura estão entre as maneiras de fazer isso, mas também considere se você precisa fornecer uma etiqueta de devolução com instruções fáceis de envio incluídas em seu pacote. Lembre-se de que o frete tem uma grande influência no comércio eletrônico, e é uma peça fundamental para a fidelização do cliente.

Fraudes


Outro fator que afeta o sucesso de um e-commerce são as fraudes. Como comerciante online, você pode detectar fraudes de comércio eletrônico de várias maneiras. Aqui estão os sinais de alerta mais comuns:

     Dados do pedido inconsistentes: o código postal e a cidade inseridos não correspondem. Ou o endereço IP do comprador e seu endereço de e-mail não coincidem;

     Pedido maior do que a média: o pedido é muito maior do que seu cliente normalmente gasta. Outro alerta vermelho inclui várias unidades do mesmo produto em um pedido e envio acelerado (o golpista deseja receber o pedido antes de ser pego);

     Local incomum: seu cliente sempre compra de um endereço IP em Curitiba, mas de repente faz uma compra de um endereço IP em um local incomum (Acre, por exemplo);

     Vários endereços de envio: o comprador faz várias compras em um endereço de cobrança, mas envia os produtos para vários endereços;

     Muitas transações em um curto período de tempo: o fraudador faz várias compras consecutivas;

     Vários pedidos de vários cartões de crédito: alguém faz várias compras usando vários cartões de crédito (em um dia ou por um período mais longo);

     Várias transações são recusadas em pouco tempo: o comprador não faz apenas uma ou duas tentativas, mas quatro, cinco, seis, sete, oito ou mais tentativas sem obter o número do cartão, a data de validade e o cartão código de segurança correto.


Para evitar dor de cabeça, é preciso monitorar suas contas e transações em busca de sinais de alerta, como faturamento e informações de envio inconsistentes, bem como a localização física de seus clientes. Use ferramentas que rastreiam endereços IP de clientes e alertam sobre endereços de países conhecidos como base para fraudadores.


Além disso, os processadores de cartão de crédito e bancos emissores geralmente oferecem um Serviço de Verificação de Endereço para detectar transações suspeitas com cartão de crédito em tempo real e evitar fraudes. O sistema verifica o endereço de cobrança enviado pelo usuário do cartão (o cliente) com o endereço de cobrança do titular do cartão que está registrado no banco emissor. Essa verificação ocorre como parte da solicitação do comerciante ao processador de pagamentos para autorização da transação com cartão de crédito. Quando os endereços não coincidem, o sistema recusa a transação ou a sinaliza para investigação.


Outra forma de proteger sua loja em caso de violação de dados ou hack é coletar e armazenar o mínimo possível de dados do cliente. Os hackers não podem roubar o que você não tem. Portanto, colete apenas os dados necessários para concluir uma transação e enviar o produto. Evite coletar números de seguridade social, datas de nascimento e outros dados confidenciais desnecessários do cliente.


Você também pode contar com ferramentas antifraude, que oferecem proteção contra abuso de políticas, decisões automáticas e revisão manual de transações suspeitas, garantindo que nenhum pedido válido seja recusado por engano pelo software.


A competição pelos clientes no e-commerce está cada vez mais acirrada, e um pequeno detalhe pode direcionar a escolha do consumidor. É por isso que ter certeza de que você está um passo à frente em termos de experiência do usuário contínua é essencial, e optar por processos seguros, suporte confiável ao cliente e abordagem individual são recursos que garantem o sucesso do seu negócio.


Espero ter contribuído com o crescimento de sua empresa, até breve.

Alesandra de Almeida

Consultora do SEBRAE/PR.



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Alesandra Regina De Almeida
Graduada em Administrao de Empresas e Especialista em Controladoria e Finanas pela Pontifcia Universidade Catlica do Paran. Consultora do SEBRAE/PR, Gestora da Linha Estratgica Educao Empreendedora e do Comrcio Varejista da Regional Norte.favorite_outline Seguir Perfil
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