Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Onde tem uma loja de artigo para celular ?

avatar WALTER MULLER GARCIA XAVIER
Walter Muller Garcia Xavierfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Onde tem uma loja de artigo para celular ?
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 11 AGO. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Hoje temos mais um conteúdo da Série - Sebrae em Dados.

Onde trazemos informações e insights para que você possa conhecer melhor o mercado e que vão ajudá-lo na melhor análise sobre abertura ou expansão do seu negócio.

Hoje, vamos falar sobre um tipo de comércio do qual boa parte da população depende, comércio varejista de artigos para celular (4752-1/00 Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação).

Aqui, podemos fazer uma análise muito curiosa, pois praticamente todos os habitantes do país tem um aparelho de celular em seus bolsos e alguns casos até dois.

Mas hoje temos lojas suficientes em todos os municípios para suportar esta necessidade?

No Brasil são mais de 108 mil empresas que atuam neste segmento, o qual cresceu nos últimos 5 anos 19%, mas apenas o último ano foi responsável por 50% deste resultado. Se observarmos que o mundo definitivamente se digitalizou e que hoje fazemos praticamente tudo pelo celular.

Temos um nicho de mercado que agora virou necessidade básica, concorrendo com mercados e farmácias.

No Paraná contamos com 6.800 empresas no segmento de celular ativas, e a variação empresarial no último ano foi de 8%, um crescimento muito bom para qualquer nicho de mercado. E aqui temos um indicador muito interessante, cada empresa pode suportar em média 1.600 habitantes, ou seja, basta dividir a população por este indicador já temos uma ideia da saturação de mercado e assim observamos que temos muita oportunidade de mercado em todo o estado.

Todos os municípios do estado contam com variação empresarial positiva, ou seja, manutenção e crescimento do número de empresas para este tipo de comércio. Outro indicador interessante é o crescimento de vagas de emprego, pois fechamos 2020 com saldo positivo com mais de 400 novas vagas e em 2021 esta tendência de crescimento se matem até o momento.

Também observamos que temos ainda 26 municípios com até 8.000 habitantes que não tem uma loja especializada neste tipo de comércio e a maioria dos municípios ainda tem espaço para mais lojas com este perfil de atuação.

A idade média das empresas ativas gira em torno de 7 anos e o investimento se inicia a partir de 88 mil para as MPEs.

Então, que tal explorar as oportunidades do nosso estado?


Se quiser dicas de algum setor e gostou do conteúdo, deixe sua mensagem nos comentários abaixo e clique a participe da nossa comunidade.

Este conteúdo é exclusivo do Sebrae PR e foi processado na base de dados colaborativa da própria entidade.


avatar WALTER MULLER GARCIA XAVIER
Walter Muller Garcia Xavier
favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5226 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?