Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightPolo de Liderança keyboard_arrow_rightArtigos

Olhando além da neblina

avatar ELOI ZANETTI
Eloi Zanettifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Olhando além da neblina
Criado em 27 AGO. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Um dos principais atributos do profissional de marketing é exercer apurada capacidade de adivinhação. Saber prever os rumos que a sociedade está tomando e antecipar o seu comportamento, gostos e modismos. Intuir e pegar as coisas no ar muito antes que os outros as percebam e, em posse deste material etéreo, rico em informações subjetivas, preparar produtos, serviços e colocá-los disponíveis no mercado nos momentos mais apropriados.

É um jogo de astúcia e deve ser realizado a despeito do pedido explícito ou não dos consumidores, porque normalmente eles não sabem explicar as suas vontades, isto é, verbalizar seus desejos inconscientes. A maioria dos produtos de sucesso não foi solicitada por ninguém. A capacidade de antecipar as tendências de mercado exige olhar agudo e constante sobre os movimentos da sociedade, só assim perceberemos as sutilezas dos seus caminhos. É como enxergar além da neblina, dirigir um carro num dia de intenso nevoeiro e adivinhar o que existe lá na frente.

Para fazer isso com competência, o marketing se apropria descaradamente das várias especialidades do saber humano: economia, antropologia, sociologia e psicologia; das manifestações da arte com as suas expressões na música, teatro, literatura, cinema, artes plásticas e, pasmem, até das pesquisas de mercado. E quanto a estas, aprender a ler nas entrelinhas e captar aquilo que não está dito na obviedade dos relatórios. Ensinamentos que a raposa, personagem de O Pequeno Príncipe, já dizia sabiamente:  O essencial é invisível para os olhos. Nas pesquisas e enquetes aquilo que não é dito claramente é mais importante do que aquilo que foi dito.

 Somadas a essas habilidades de adivinhadores, os profissionais do marketing devem também apurar o olhar sobre o presente, ficar atentos às circunstâncias e perceber sempre o que está acontecendo ao seu redor no exato momento dos acontecimentos.  Porque este olhar cristalino sobre o que se passa em volta vai permitir que com as ferramentas da criatividade possam realizar adaptações rápidas, precisas, tirando o máximo proveito das mudanças. E isso tem de ser realizado, justamente nos seus momentos mais apropriados. A onça quando dá o bote já viu tudo o que tinha que ver.

 É tolice brigar com as circunstâncias ou amaldiçoar as necessidades das mudanças, elas são inevitáveis. Por isso a necessidade da eterna adaptação. Charles Darwin não disse que na natureza sobrevive o mais forte, mas, sim, o mais adaptado. E o profissional dos novos tempos não é mais aquele especialista dos anos 60, nem o generalista dos anos 80. A palavra que melhor o define, nos dias atuais, é: adaptabilidade

E as empresas, como bons seres orgânicos, precisam saber reconhecer as mudanças, intuir as futuras viradas de mercado e saber tirar o melhor proveito delas. Viver de acordo com as circunstâncias é estar atento à realidade, manter o rumo na direção desejada fazendo as adaptações sempre que forem necessárias. E para fazer isso bem feito é preciso uma boa dose de criatividade, aliás, é daí que ela nasce mesmo.

Eloi Zanetti especialista em marketing e comunicação corporativa, escritor, palestrante eloizanetti@gmail.com

 

 

avatar ELOI ZANETTI
Eloi Zanetti
favorite_outline Seguir Perfil
capa Polo de Liderança
Polo de Liderança
people 4680 participantes
Seja bem vindo a comunidade Polo de Liderança! A comunidade tem como objetivo conectar líderes de micro e pequenas empresas com conteúdos para seu desenvolvimento. Participe e inspire-se com novas ideias para melhorar sua gestão, com visão e ousadia para liderar sua equipe e transformar sua empresa.
fixo
Em alta
Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
18 abr. 2023Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
18 jul. 2022[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?