Litoral do Paraná
O turismo de sol e praia, o ecoturismo e o turismo cultural são os principais segmentos turísticos que apresentam uma estruturação de produto no Litoral Paranaense compreendendo os municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Ponta do Paraná, principalmente. O ecoturismo e o turismo cultural são segmentos relevantes no atual contexto de mercado, tendo em vista que, atualmente, há uma procura crescente por destinos sustentáveis e naturalmente preservados, onde seja possível a prática de atividades de lazer. Outras linhas de produto como, por exemplo, o turismo de aventura, de pesca e náutico apresenta um desenvolvimento incipiente que, a partir de sua estruturação, potencializa o desenvolvimento do turismo com o aumento do fluxo e permanência dos visitantes. E, é claro, não poderíamos deixar de destacar os artesanatos e produtos locais ainda com enorme potencial a ser desenvolvido, mas também a cadeia de montanhas da Serra do Mar, que divide a planície litorânea do 1º planalto; a presença de um dos últimos remanescentes no Brasil da Floresta Atlântica; as baías de Paranaguá e Guaratuba, que, reconhecidas internacionalmente pela diversidade de fauna e flora como Reserva da Biosfera, configuram-se como berçário para diversas espécies.
Negócios de Impacto Social Sustentável
De acordo com o Sebrae, os negócios de impacto social vendem produtos que contribuem para melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda. Esse produto ou serviço principal deve ser capaz de sustentar financeiramente a empresa, de forma que ela não dependa de doações ou da captação de recursos para as suas operações. Por fim, o negócio deve ter um plano de gestão inovador e comprometido com a transformação social, conforme comparativo entre os modelos tradicionais de negócios e aqueles de impacto social. E a metodologia OKR vem com a proposta de inovação no setor de turismo.
OKR
Trata-se de metodologia de gestão simples, flexível e ágil com foco nos resultados. De forma simplificada, os OKRs são um conjunto de objetivos inter-relacionados que contribuem para a estratégia da empresa. Tais objetivos devem ser alcançados de forma individual e coletiva. Todos os colaboradores devem entender as suas metas e saber como alcançá-las, minimizando os esforços desnecessários. Para que a metodologia OKR apresente sucesso nas empresas envolvidas é essencial que haja um interesse real da organização em estabelecer um processo estruturado para o alcance de metas, ou seja, a empresa deve estar voltada para a cultura de resultados. E o OKR deve fazer parte da cultura da empresa.
Deve-se prever ao aplicar a metodologia as fases de Preparação Moderação Após o Uso e ao final, consensa-se para a empresa, por exemplo, o seguinte objetivo: Dominar 50% do Litoral do Paraná em 1 ano. E os resultados-chave para se atingir a tal objetivo pode se decompor em:
- KR1: Crescer 20% em número de clientes;
- KR2: Aumentar o ticket médio em 10%;
- KR3: Lançar dois novos sabores.
Igualmente deve-se estender às áreas da empresa, como Marketing, Finanças, Vendas, Produção e Recursos Humanos os objetivos conexos para integrar os esforços. Quanto a mensuração, sabe-se que a partir da realização de 60% das metas já é considerada evolução positiva.