Entre os meses de maio e junho de 2023 realizamos pesquisa com lojas e produtores da regiao de Maringá com o objetivo de diagnosticar a cadeia e identificar os caminhos para a melhoria do mercado local.
Segundo dados do IBGE, Maringá apresentava uma população aproximada de 430mil habitantes em 2020 e a região metropolitana chegava a cerca de 800mil habitantes. A previsão para 2030, ou seja, logo ali, é que Maringá chegue a 500mil habitantes e a região metropolitana chegue a cerca de 800mil habitantes.
A regiao tem uma economia forte e a cidade é um polo de Varejo e de Lazer para a regiao. Assim, todos os motivos apontam para um mercado promissor. Há, contudo, grandes desafios para que sua potencialidade seja realizada, no mercado de flores:
I. Alta evasão de compras (fornecedores de Holambra e Santa Catarina)
II. Falta de diferenciação dos produtores locais
III. Falta de diferenciação das lojas de plantas e dificuldade de concorrência com PET Shops
IV. Dificuldade das floriculturas na concorrência com supermercados e no associativismo
V. Ampliação do encadeamento dentro do mercado local
VI. Falta de associativismo entre os produtores
VII. Marketing de relacionamento com o consumidor é fraco
VIII. Fomento ao empreendedorismo e capacitação de mão de obra
Esses pilares foram o centro da montagem de um plano de acao, com cerca de 70 ideias, que foi discutido com a governança no Sebrae Maringá e constitui uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento de longo prazo para a cadeia de flores e para a fixação dessa atividade como elemento estratégico para o desenvolvimento territorial local.
Augusto Aki Consultor