NÃO SOU JURÁSSICA DENTRO DA ODONTOLOGIA...
Ou será que sou? Questiono o avanço tecnológico dentro da odontologia, mais precisamente na área laboratorial, uma vez que muitos trabalhos requisitam além do olhar profissional, a do ser humano. E aqui o X ( xis da questão ) vai para a prótese dentária, uma vez que sou técnica em prótese dentária.
Venho acompanhando a evolução da tecnologia neste mercado, confecção de prótese dentária, e percebo um salto gigantesco quase de uma hora para outra. Existem técnicas que estão no mercado há centenas de anos, e, algumas delas acho difícil serem substituídas por outras ( por enquanto ). Entretanto, já estão circulando novas tendências e umas delas é o scaneamento intra oral do paciente, um procedimento que dispensa a moldagem levando a informação por meio de tecnologias direto ao laboratório, e este por sua vez, fará grande parte do trabalho usando software programado para este fim.
Meu desconforto, e provavelmente de muitos outros protéticos, além da insegurança no mercado profissional é a nostalgia de deixar de fazer algo tão artesanal ( embora dentro dos mais novos conhecimentos científicos). Isso que nem abordei a questão financeira. Daí fica a questão: como enfrentar?