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O varejo de luxo na era digital

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O varejo de luxo na era digital
Criado em 15 MAR. 2022
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À medida que os consumidores mudaram seu foco para o envolvimento digital com as marcas em todas as fases do funil de conversão, necessitando cada vez mais ter a opção de, pelo menos, acessar comunidades, atendimento ao cliente e experiências personalizadas online, o varejo de luxo tem adaptado suas estratégias.


O que é marketing de marca de luxo?

Primeiro, precisamos entender o conceito. O marketing de marca de luxo é definido como uma estratégia de marketing que se concentra na criação de valor de marca ideal e poder de precificação para o mercado de luxo, usando diferentes elementos, como a história, país de origem, clientes de prestígio, escassez, exclusividade etc.


Uma marca de luxo significa riqueza, prestígio e qualidade. Ao fazer uma estratégia de branding ou marketing para essa marca, é importante focar na sua clientela, nas promessas da empresa e nos elementos visuais.


Aproveite a experiência de compra online

Uma das melhores maneiras pelas quais os varejistas podem fornecer uma experiência luxuosa e reter a fidelidade do cliente na era digital é adotando uma abordagem direta ao consumidor. Esta é uma ótima maneira de você começar a controlar a experiência  dos clientes.


Essa abordagem permite que as marcas continuem compartilhando sua história, reforcem seus vínculos com clientes fiéis e forneçam valor por meio da experiência luxuosa em que sempre se destacaram pessoalmente, apenas usando uma plataforma digital.


A vitrine digital deve incluir toques modernos que façam a experiência de compra parecer luxuosa, incluindo:

  • Funcionalidade perfeita em dispositivos móveis e desktop;
  • Pesquisa avançada;
  • Atualizações de disponibilidade em tempo real;
  • Uma apresentação multimídia que permite que os compradores experimentem os produtos de várias maneiras e;
  • Recursos de personalização fáceis de usar para produtos que podem ser personalizados.


Crie um apelo visual sólido

Uma das melhores maneiras de alcançar cada vez mais pessoas digitalmente é por meio de campanhas visuais de branding atraentes. Além disso, os produtos de luxo têm sua estética.

Assim, uma imagem pode retratar os recursos com mais detalhes e fortalecer o reconhecimento da marca.


A fotografia é um meio perfeito que pode encorajar as pessoas a comprar mais produtos de sua loja, uma vez que a imagem ajuda a evocar emoções nas pessoas. E lembre-se de que postagens não promocionais podem atrair cada vez mais consumidores.


Evidencie a história da sua marca

É fundamental manter a essência de sua marca. Isso ajuda a retratar a história, permitindo que as pessoas entendam a ideologia por trás das marcas.

As marcas de luxo muitas vezes se esquecem de mencionar a história por trás de sua evolução, mas falam sobre os serviços que oferecem. 


As pessoas geralmente procuram as histórias por trás de cada produto. Isso os ajuda a se relacionar com aquele item.


A Apple, por exemplo, comunica aos seus consumidores sua trajetória com a seguinte descrição: 


Em tudo o que fazemos, acreditamos em desafiar o status quo. Acreditamos em pensar de forma diferente (por que a Apple existe). A maneira como desafiamos o status quo é tornando nossos produtos lindamente projetados, simples e fáceis de usar (como a Apple consegue o porquê). Acabamos de fazer ótimos computadores (o que a Apple faz).


Comunicar a história por trás de seus produtos e explicar os valores que definem uma marca de luxo é fundamental para um marketing eficaz.


Crie conexões por meio da personalização

Seja na loja física ou online, nenhum comprador de luxo deseja ser anônimo para as marcas que patrocina. Eles têm um nome, preferências exclusivas (e de marca) e um histórico de compras que esperam que você utilize em suas comunicações com eles. 


Promover uma conexão com a sua marca não é apenas um bom privilégio, é um fator significativo no desempenho de receita e lucro.


Por exemplo, você pode criar um e-mail de oferta com base no comportamento e nas preferências do consumidor. Além disso, o e-mail  pode exibir botões de call to action (chamada para a ação) dinâmicos adaptados à linguagem que o cliente utiliza.


SEO para marcas de luxo


Os mecanismos de pesquisa são geradores de tráfego massivo para marcas de luxo e desempenham um papel importante na fase de pesquisa e compra da jornada do consumidor.

No entanto, eles são constantemente subutilizados por marcas de luxo. Geralmente, os sites dessas marcas tendem a ser mal projetados (mas bonitos) e com falta de rastreabilidade.

Com isso, a criação de novos conteúdos é crítica para empresas que desejam ter sucesso online. A segmentação de palavras-chave novas e de alta intenção  também é importante.

Mas você não deve se esquecer dos aspectos mais técnicos do SEO, como otimizar as páginas de categorias ou fatores fora da página, como a construção de links.

Quanto mais tempo e esforço você dedicar à compreensão e implementação de SEO, mais receita sua loja pode gerar.


Comunicação pós-compra

Deixar o pós-compra exclusivamente nas mãos das empresas de transporte e entrega pode gerar falhas de comunicação e decepções. Dados apontam que a taxa de abertura de e-mails no pós-compra é de 60%, sendo o momento ideal para envolver os consumidores: uma estratégia relativamente direta com uma grande recompensa para os empreendedores que buscam traduzir a experiência do varejo de luxo para o mundo digital.


A imersão na experiência de luxo ajuda a fortalecer a fidelidade à marca, compartilhar dicas sobre como cuidar de sua nova compra, fornecer atualizações de envio, responder perguntas, recomendar produtos complementares tudo isso com o tom certo para um longo relacionamento com o cliente.


O mercado de luxo está mudando e suas estratégias não podem mais ficar confinadas a canais de TV, outdoors e revistas sofisticadas. Agora é a hora de tornar sua marca de luxo digital  a fim de criar conexões e  estabelecer autoridade!


E você, quais estratégias tem usado em seu varejo? Conte para a gente nos comentários!


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