Criado em 15 AGO. 2023text_decreaseformat_color_texttext_increase
O desenvolvimento do turismo sustentável atende às necessidades dos turistas de hoje e das regiões receptoras ao mesmo tempo em que protege e amplia as oportunidades para o futuro. (Fonte: OMT, 2003).
O conceito de turismo sustentável da Organização Mundial do Turismo (OMT) é de 2003, mas após 20 anos ainda estamos engatinhando rumo ao equilíbrio das dimensões ambiental, social e econômica.
Recentemente, em agosto de 2023, saiu uma matéria no site Olhar Digital sobre os problemas do aquecimento global para o turismo. O texto aborda os cancelamentos de viagens em função das altas temperaturas. Apesar das tradicionais viagens de verão, os viajantes já começaram a alterar seus itinerários com base nas condições climáticas, diz a matéria, que relata ainda que há uma necessidade de esforços sincronizados em todos os níveis, potencialmente liderados por empresas com recursos para gerenciar o turismo em larga escala de forma eficaz.
Muitas são as iniciativas para o engajamento de entidades e pessoas em ações em prol da sustentabilidade. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é um plano de ação global definido em 2015 pela Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável. É composta por 17 Objetivos e 169 Metas, que visam alcançar resultados positivos baseados nos 5 Ps (Fonte: Centro Sebrae de Sustentabilidade - CSS):
- Pessoas: erradicar a pobreza e a fome de todas as maneiras, garantindo a dignidade e a igualdade;
- Prosperidade: garantir vidas prósperas e plenas em harmonia com a natureza;
- Planeta: proteger os recursos naturais e o clima de nosso planeta para as gerações futuras;
- Paz: promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas;
- Parcerias: implementar a Agenda por meio de uma parceria global sólida.
Esses 17 Objetivos do Desenvolvimento
Sustentável (ODS) têm como objetivo
enfrentar esses desafios urgentes para promover um futuro mais inclusivo e
sustentável.
E como o
turismo pode contribuir para o alcance dessas metas? Se somos milhões de viajantes
no mundo, se cada um de nós adotar práticas mais sustentáveis em nossos
deslocamentos e estadas nos diversos destinos, se cada empresa que atua nesta
atividade operar com foco nas metas da Agenda 2030, certamente teremos um planeta
melhor para todos.
Pode
parecer algo complexo, mas são muitas as pequenas ações que contribuem para o
cumprimento dos ODS:
- Cumprir com a legislação aplicável ao negócio; combater o trabalho infantil, o racismo e a intolerância; respeitar o Estatuto da Criança e do Adolescente; aplicar na empresa a cultura da diversidade; registrar os funcionários; fornecer treinamentos e capacitações; empregar pessoas da comunidade, mulheres, jovens e pessoas com deficiências.
- Conhecer os impactos ambientais que a sua atividade/empresa gera; prevenir o uso predatório de matéria prima proveniente de espécies ameaçadas; realizar programa ou campanha de educação ambiental; apoiar projetos de proteção e manejo de áreas naturais; reduzir emissões sonoras, de efluentes, atmosféricas e mídias visuais, não manter animais silvestres em cativeiro sem licença ambiental; controlar a origem dos insumos; minimizar as emissões de CFC (Clorofluorcarbonetos) com a manutenção periódica e compra de equipamentos e utensílios sem a utilização deste componente; evitar o uso de embalagens descartáveis e plásticas; promover a separação de resíduos; usar produtos concentrados ou biodegradáveis.
- Apoiar projetos de preservação, divulgação e promoção da cultura e/ou patrimônio local; apoiar ou patrocinar projetos sociais da comunidade (escolinha de artes, música, dança, futebol, culinária, inglês para crianças carentes, cursos diversos para comunidade; ceder espaço na empresa para ações da comunidade; projetos sociais de igrejas), incluir culinária típica no cardápio/programa.
- Associar-se a uma entidade de classe; instância de governança regional, Associação Comercial, sindicato, conselhos municipais de turismo; buscar financiamento para projetos em fundações e/ou instituições; promover treinamentos às pessoas do entorno; participar ou envolver-se na vida associativa local e campanhas; seguir um termo de conduta da empresa; priorizar contratos com fornecedores locais de pequeno porte, da agricultura familiar, de produtos orgânicos, de produtos regionais.
- Fazer um Plano de Negócios para a sua empresa; oferecer treinamento em gestão, inovação, tecnologia, computação; participar do COMTUR para contribuir com as políticas públicas para o setor; inovar para buscar novas formas de gerar receita ou economizar recursos, ou aumentar a produtividade.
Todo mundo pode fazer escolhas mais
conscientes. Faça parte desse movimento!!
(Fonte: https://olhardigital.com.br/2023/08/08/ciencia-e-espaco/calor-extremo-afeta-industria-do-turismo-global/)