Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNegócios em Turismokeyboard_arrow_rightArtigos

O Turismo e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

avatar DARTILENE DE SOUZA E SILVA
Dartilene De Souza E Silvafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt4
O Turismo e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
4 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 15 AGO. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O desenvolvimento do turismo sustentável atende às necessidades dos turistas de hoje e das regiões receptoras ao mesmo tempo em que protege e amplia as oportunidades para o futuro. (Fonte: OMT, 2003).


O conceito de turismo sustentável da Organização Mundial do Turismo (OMT) é de 2003, mas após 20 anos ainda estamos engatinhando rumo ao equilíbrio das dimensões ambiental, social e econômica.


Recentemente, em agosto de 2023, saiu uma matéria no site Olhar Digital sobre os problemas do aquecimento global para o turismo. O texto aborda os cancelamentos de viagens em função das altas temperaturas. Apesar das tradicionais viagens de verão, os viajantes já começaram a alterar seus itinerários com base nas condições climáticas, diz a matéria, que relata ainda que há uma necessidade de esforços sincronizados em todos os níveis, potencialmente liderados por empresas com recursos para gerenciar o turismo em larga escala de forma eficaz.


Muitas são as iniciativas para o engajamento de entidades e pessoas em ações em prol da sustentabilidade. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é um plano de ação global definido em 2015 pela Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável. É composta por 17 Objetivos e 169 Metas, que visam alcançar resultados positivos baseados nos 5 Ps (Fonte: Centro Sebrae de Sustentabilidade - CSS): 


  • Pessoas: erradicar a pobreza e a fome de todas as maneiras, garantindo a dignidade e a igualdade; 
  • Prosperidade: garantir vidas prósperas e plenas em harmonia com a natureza; 
  • Planeta: proteger os recursos naturais e o clima de nosso planeta para as gerações futuras; 
  • Paz: promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas; 
  • Parcerias: implementar a Agenda por meio de uma parceria global sólida.

Esses 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) têm como objetivo enfrentar esses desafios urgentes para promover um futuro mais inclusivo e sustentável.


E como o turismo pode contribuir para o alcance dessas metas? Se somos milhões de viajantes no mundo, se cada um de nós adotar práticas mais sustentáveis em nossos deslocamentos e estadas nos diversos destinos, se cada empresa que atua nesta atividade operar com foco nas metas da Agenda 2030, certamente teremos um planeta melhor para todos.


Pode parecer algo complexo, mas são muitas as pequenas ações que contribuem para o cumprimento dos ODS:


  • Cumprir com a legislação aplicável ao negócio; combater o trabalho infantil, o racismo e a intolerância; respeitar o Estatuto da Criança e do Adolescente; aplicar na empresa a cultura da diversidade; registrar os funcionários; fornecer treinamentos e capacitações; empregar pessoas da comunidade, mulheres, jovens e pessoas com deficiências. 

  • Conhecer os impactos ambientais que a sua atividade/empresa gera; prevenir o uso predatório de matéria prima proveniente de espécies ameaçadas; realizar programa ou campanha de educação ambiental; apoiar projetos de proteção e manejo de áreas naturais; reduzir emissões sonoras, de efluentes, atmosféricas e mídias visuais, não manter animais silvestres em cativeiro sem licença ambiental; controlar a origem dos insumos; minimizar as emissões de CFC (Clorofluorcarbonetos) com a manutenção periódica e compra de equipamentos e utensílios sem a utilização deste componente; evitar o uso de embalagens descartáveis e plásticas; promover a separação de resíduos; usar produtos concentrados ou biodegradáveis. 

  • Apoiar projetos de preservação, divulgação e promoção da cultura e/ou patrimônio local; apoiar ou patrocinar projetos sociais da comunidade (escolinha de artes, música, dança, futebol, culinária, inglês para crianças carentes, cursos diversos para comunidade; ceder espaço na empresa para ações da comunidade; projetos sociais de igrejas), incluir culinária típica no cardápio/programa. 

  • Associar-se a uma entidade de classe; instância de governança regional, Associação Comercial, sindicato, conselhos municipais de turismo; buscar financiamento para projetos em fundações e/ou instituições; promover treinamentos às pessoas do entorno; participar ou envolver-se na vida associativa local e campanhas; seguir um termo de conduta da empresa; priorizar contratos com fornecedores locais de pequeno porte, da agricultura familiar, de produtos orgânicos, de produtos regionais. 

  • Fazer um Plano de Negócios para a sua empresa; oferecer treinamento em gestão, inovação, tecnologia, computação; participar do COMTUR para contribuir com as políticas públicas para o setor; inovar para buscar novas formas de gerar receita ou economizar recursos, ou aumentar a produtividade.


Todo mundo pode fazer escolhas mais conscientes. Faça parte desse movimento!!


(Fonte: https://olhardigital.com.br/2023/08/08/ciencia-e-espaco/calor-extremo-afeta-industria-do-turismo-global/

avatar DARTILENE DE SOUZA E SILVA
Dartilene De Souza E Silva
Graduada e Mestre em Turismo (UFPR); Especialista em Gestao de Pessoas e em Planejamento e Gesato de Negocios. Desde 2006 vem se especializando em Normalizacao no Turismo atuando como instrutora e consultora para orientacao e/ou implantacao de normasfavorite_outline Seguir Perfil
capa Negócios em Turismo
Negócios em Turismo
people 1285 participantes
Conteúdo relevante, prático e instrutivo, indicando soluções para as empresas e atores ligados aos negócios de turismo e viagem buscarem novos caminhos e superarem a crise.
fixo
Em alta
Experiências turísticas do Paraná
29 nov. 2022Experiências turísticas do Paraná
Origem e importância dos bares
18 nov. 2022Origem e importância dos bares
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?