Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNegócios em Turismokeyboard_arrow_rightArtigos

O TURISMO E A GOVERNANÇA

avatar ROGERIO BORGES SCHWANCK
Rogerio Borges Schwanckfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
O TURISMO E A GOVERNANÇA
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 06 JUN. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Outro dia conversando com um empresário ele me disse: Turismo é demorado. E é claro que ele tem razão quanto ao colher os frutos do turismo. Acontece que muitas vezes pensamos em fazer turismo sozinhos e aí, não tem jeito, é uma "andorinha só querendo fazer verão".


Por isso neste post vamos falar sobre as parcerias! Isso mesmo, turismo não pode ser construído sozinho, precisamos unir forças! É agora que entra a participação do outro no seu projeto. Claro que aqui não estamos falando somente do seu produto individualizado. Aqui falamos do destino como coletivo!


Um destino é formado por produtos com atrativos, mas também por instituições que o representem por meio de suas pessoas. Por isso, é importante que você tenha claro quem são as instituições e as pessoas que irão colocar esforço econômico e as vezes até mesmo financeiro nos seguintes pilares do turismo:


  1. Planejamento


Como vamos planejar nosso destino? Quais são os atrativos que diferem nosso produto? Qual a transformação mínima necessária para que estes produtos possam ser utilizados?


  1.  Infraestrutura


Qual a infraestrutura necessária para facilitar o acesso do público? Esta infraestrutura é pública ou privada? Importante ter em mente que o que porteira pra dentro, é de responsabilidade do investidor, o que for pra fora, é poder público.

 

  1. Capacitação


Quais as instituições parceiras poderão promover capacitação aos funcionários e aos empreendedores? Quais capacitações se fazem necessárias ao melhor desempenho do negócio?

 

  1. Oferta


A oferta é o momento que todos esperam, afinal, chegou o momento de ganhar dinheiro. Talvez um dos momentos mais difíceis, afinal é preciso propagar os produtos. Quais as instituições que vão nos ajudar na aproximação com agentes operadores e de viagem. Quais são as ações de marketing que devem ser tomadas para que o destino tenha atratividade?

 

Muito bem, claro que ao ler os parágrafos acima você já foi respondendo de cabeça, mas talvez tenha ficado alguém de fora a exemplo de instituições que representem a Educação e o Desenvolvimento na Inovação. Quais são as faculdades, universidades ou organizações técnicas de inovação existentes na sua região e que poderão ajudar a pensar no novo, e seu negócio? Ah, não se esqueçam das instituições de apoio ao comércio, como exemplo de Associações Comerciais e até mesmo sindicatos!

 

Para terminar, é importante mais uma coisa: São estas instituições que permanecerão unidas com os empresários nas decisões e em encontros mínimos mensais que servirão para discutir o destino e as necessidades de melhoria para sempre! Dica dada? Agora bora construir a parceria que tanto o turismo de sua região precisa?


Forte abraço e conte se precisar, conte conosco!

avatar ROGERIO BORGES SCHWANCK
Rogerio Borges Schwanck
Diretor - RBorges Consultingfavorite_outline Seguir Perfil
capa Negócios em Turismo
Negócios em Turismo
people 1272 participantes
Conteúdo relevante, prático e instrutivo, indicando soluções para as empresas e atores ligados aos negócios de turismo e viagem buscarem novos caminhos e superarem a crise.
fixo
Em alta
Experiências turísticas do Paraná
29 nov. 2022Experiências turísticas do Paraná
Origem e importância dos bares
18 nov. 2022Origem e importância dos bares
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?