Mais do que considerar quando voltar ao normal, o mundo deve se preparar para enfrentar uma nova normalidade dos negócios em turismo. Essa 'nova normalidade' tem características distintas, segundo a UNWTO (2020), o fato de que o turismo se desenvolve sob a influência de duas condições que atuam simultaneamente:
- A vulnerabilidade à ação de diversas forças encontradas no
macroambiente;
- As viagens fazem parte do estilo de vida de hoje, por isso desaparecendo ou sendo minimizadas as possíveis ameaças às pessoas, as viagens tem a capacidade de ressurgir rapidamente!
Diante disso, seguem aqui pontos de atenção e mudanças a serem implementadas desde já:
- Humanização: cuide das pessoas ao máximo possível. Já se falava na humanização do atendimento, da relação com os colaboradores e das marcas tocarem o coração dos clientes. Dada a sensibilidade em que todos nos encontramos, a empresa mostrar-se sensível e humano é fundamenta.
- Prevenção: observe os protocolos municipais, estaduais e federal que estão sendo criados. Trabalhe em estreita colaboração com as autoridades de saúde para minimizar a propagação do vírus e evidencie essa prática com seus clientes - eles se sentirão mais seguros.
- Comunicação: Desenvolva estratégias comunicação com sua comunidade sobre os benefícios do turismo, da hospitalidade e da sustentabilidade.
- Segurança do consumidor: implemente novas políticas e estratégias de proteção e a confiança do consumidor.
- Valorização do que é local: as viagens necessariamente terão início para os locais mais próximos. Viagens que dependem de longos voos e escalas em aeroportos terão uma retomada mais lenta. Nesse sentido é preciso acionar o público regional como também buscar produtos e serviços próximos.
- Digitalização: já era uma forte tendência e no mercado de turismo um caminho sem volta. Implementar a estratégia da digitalização da empresa é fundamental para estabelecer relacionamento com os turistas, para criar e inovar em serviços de produtos que façam sentido para o seu público e para colocar sua empresa
Que tal começar ou dar continuidade nessas ações a partir de agora ? O Sebrae está aqui para te dar suporte nesta transformação!
Conversamos com a Erica Marques, que é Community Lead do Google Business Group. Falamos sobre o uso do Google como ferramente de relacionamento com clientes, neste processo de digitalizar a empresa, embarcar inovação e tecnologia, relacionar-se com o turista e dentre outras dúvidas e desafios do momento. Embarque conosco - é só dar um play