Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

O setor de franquias é o mais seguro e rentável para empreendedores

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
O setor de franquias é o mais seguro e rentável para empreendedores
Criado em 06 DEZ. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Muitos brasileiros sonham com a autonomia e liberdade de ter o próprio negócio. Algumas vezes, o empreendimento surge como uma iniciativa pequena, mas que vai crescendo ao longo do tempo, alcançando o sucesso gradativamente. Porém, para quem pensa em empreender com um retorno mais seguro, é importante buscar um setor sólido.


Afinal, para empreender, não basta apenas ter afinidade com a área escolhida, é preciso fazer uma pesquisa de mercado e buscar descobrir a viabilidade de suas ideias, assim como os possíveis problemas do setor. Uma pessoa que visa abrir seu próprio negócio, por exemplo, deve avaliar se vale a pena buscar por imóveis à venda no Rio de Janeiro ou se o aluguel compensa mais.



Uma pessoa que visa abrir o seu próprio negócio, por exemplo, deve avaliar se vale a pena buscar por imóveis ou se o aluguel compensa mais.


Porém, para quem busca um tipo de empreendimento já estabelecido e organizado, procurar por franquias pode ser uma boa opção. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), no primeiro semestre de 2022, foi registrado um aumento de 12,9% no setor das franquias, em relação ao mesmo período do ano anterior.


Empreendimento mais seguro  

A força das franquias chama a atenção de quem deseja investir em um empreendimento mais seguro. Com o aquecimento da economia e a esperança de estabilização nos próximos anos, o franchising pode crescer ainda mais. Segundo o estudo da ABF, as franquias ligadas à saúde, beleza e bem-estar têm um aumento ainda mais expressivo, chegando a 16,9%.


Em seguida, vêm as franquias do ramo de alimentação, que tiveram um aumento de 16%, enquanto as de hotelaria e turismo tiveram um crescimento de 15,9%, algo bastante animador no cenário pós-pandemia.


Para os especialistas, o crescimento na adesão das franquias durante esse período mais incerto da economia está na procura por empreendimentos mais seguros. Afinal, as franquias são um modelo de negócio já testado e que transmitem maior confiança para os consumidores, utilizando o nome de uma marca para atrair atenção.


Além disso, a franquia pode ser uma excelente forma de entrar no mercado para os empreendedores sem experiência, já que a empresa costuma ter um funcionamento operacional, comercial e financeiro já padronizado, o que diminui os riscos nessa fase inicial do negócio.


Entretanto, é importante ressaltar que, ainda que a franquia seja um sucesso, os primeiros meses costumam ser difíceis, como qualquer outro tipo de negócio. Por isso, os empresários precisam ter estratégias para vencer essas dificuldades e encaminhar o negócio para um período de sucesso.

FLAVIA VIANA

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5309 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?