Muitos brasileiros sonham com a autonomia e liberdade de ter o próprio negócio. Algumas vezes, o empreendimento surge como uma iniciativa pequena, mas que vai crescendo ao longo do tempo, alcançando o sucesso gradativamente. Porém, para quem pensa em empreender com um retorno mais seguro, é importante buscar um setor sólido.
Afinal, para empreender, não basta apenas ter afinidade com a área escolhida, é preciso fazer uma pesquisa de mercado e buscar descobrir a viabilidade de suas ideias, assim como os possíveis problemas do setor. Uma pessoa que visa abrir seu próprio negócio, por exemplo, deve avaliar se vale a pena buscar por imóveis à venda no Rio de Janeiro ou se o aluguel compensa mais.
Uma pessoa que visa abrir o seu próprio negócio, por exemplo, deve avaliar se vale a pena buscar por imóveis ou se o aluguel compensa mais.
Porém, para quem busca um tipo de empreendimento já estabelecido e organizado, procurar por franquias pode ser uma boa opção. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), no primeiro semestre de 2022, foi registrado um aumento de 12,9% no setor das franquias, em relação ao mesmo período do ano anterior.
Empreendimento mais seguro
A força das franquias chama a atenção de quem deseja investir em um empreendimento mais seguro. Com o aquecimento da economia e a esperança de estabilização nos próximos anos, o franchising pode crescer ainda mais. Segundo o estudo da ABF, as franquias ligadas à saúde, beleza e bem-estar têm um aumento ainda mais expressivo, chegando a 16,9%.
Em seguida, vêm as franquias do ramo de alimentação, que tiveram um aumento de 16%, enquanto as de hotelaria e turismo tiveram um crescimento de 15,9%, algo bastante animador no cenário pós-pandemia.
Para os especialistas, o crescimento na adesão das franquias durante esse período mais incerto da economia está na procura por empreendimentos mais seguros. Afinal, as franquias são um modelo de negócio já testado e que transmitem maior confiança para os consumidores, utilizando o nome de uma marca para atrair atenção.
Além disso, a franquia pode ser uma excelente forma de entrar no mercado para os empreendedores sem experiência, já que a empresa costuma ter um funcionamento operacional, comercial e financeiro já padronizado, o que diminui os riscos nessa fase inicial do negócio.
Entretanto, é importante ressaltar que, ainda que a franquia seja um sucesso, os primeiros meses costumam ser difíceis, como qualquer outro tipo de negócio. Por isso, os empresários precisam ter estratégias para vencer essas dificuldades e encaminhar o negócio para um período de sucesso.
FLAVIA VIANA