A vida é feita de ciclos e para cada um deles existem palavras que ficam marcadas.
Como na vida. Quando se é criança, ouvimos dos pais coisas como o que você vai ser quando crescer? e na adolescência, algo como, qual é sua escolha profissional?. Estamos vivendo um ciclo, cheio de incertezas (não que a vida não seja sempre assim!) mas que junto traz receios sobre a vida (vida e morte) e causam mudanças bruscas e drásticas. Literalmente dormimos de um jeito e acordamos de outro.
A palavra desse ciclo para empreendedores, colaboradores e qualquer um que esteja ativo na economia é reinvenção. Mas fico pensando sobre essa palavra e ela tem um significado no dicionário que não condiz exatamente com o que vivemos: reinvenção recriar uma solução para um problema antigo mas que exige uma nova abordagem. O que me incomoda veja, é uma reflexão é o tal do problema antigo. Acontece que nesse pensar não consigo encaixar o problema antigo. Porque tudo é novo. Tão novo e incerto que não sabemos como, exatamente, lidar com ele. Para o vírus não há remédio ou vacina. Para a economia, bem, para a economia são criações novas. Por isso fico pensando na reinvenção... Muito do que era tendência antes de março de 2020 passou a ser realidade efetiva (é certo que em escalas diversas, para realidades ainda mais diversas, num mundo tão desigual). A low touch economy ou uma economia de pouco contato salvou quem ficou de quarentena a ter produtos de primeira necessidade em casa. Produtos do mercado, dos hortifrutigranjeiros, os remédios. E avançou no que não era essencial: roupas, acessórios, guloseimas, tudo enfim passou a ser comprado pela internet ou por aplicativos e entregue em casa com pouco ou nenhum contato com quem vendeu ou comprou. Reinvenção do modo de vender e comprar? Ou uma efetiva invenção para uma nova economia?
Mas, para muitos empreendedores, a nova realidade é um mistério.
E isso causa ansiedade e medo. A provocação do título vem agora: o que você quer liderar nesse momento? Eu arriscaria dizer que, agora, a liderança deve ser sobre você, sobre suas emoções, suas perspectivas, ideias e desejos. Para então, partir para um segundo momento que é: como profissional, empreendedor, empresário, o que você quer liderar? A partir dessa provocação a perspectiva de que para liderar é preciso conhecimento, posicionamento, postura, criatividade, inovação. Você tem todas as condições de liderar, de fazer sua empresa liderar, fazer seu negócio liderar. Mas é preciso partir de um princípio e, com foco, plano e determinação, navegar por mares incertos e fazer dele seu melhor aliado. Vamos juntos liderar esse novo momento histórico que estamos vivendo?
Venha compartilhar suas histórias e pensar em novos cenários para você e sua empresa.
Patricia Favorito Dorfman
Jornalista, consultora nas áreas de empreendedorismo, marketing e comunicação. Minha crença é nas pessoas, só elas podem fazer mudanças!