Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE MOEDA PARA SEU NEGÓCIO

avatar LUIS CORREIA JUNIOR
Luis Correia Juniorfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt3
O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE MOEDA PARA SEU NEGÓCIO
3 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 28 JUN. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Se o mundo globalizado e uma pandemia causaram mudanças na forma como somos e agimos, por que a mudança no formato da moeda não o faria?


Vamos voltar no tempo e compreender a importância do surgimento do dinheiro. Quando trocávamos excedentes de produção por outros de outros grupos, famílias ou tribos, havia um câmbio subjugado pela necessidade de cada um sobre cada bem. No discorrer, tem-se o momento em que um bem é indesejado por outro grupo, tornando-se irrisório como troca. Por exemplo, se uma família não desejar trocar mais panos por vinhos, vou exigir a cada troca uma quantidade maior da panos. E, para solucionar esse problema de câmbio direto entre bens surge a moeda, no qual cada bem produzido possui seu valor ancorado em um material de troca.


Pois bem, sabemos que cada tribo e consequentemente país cunhou sua moeda, e carrega-la se torna uma garantia de consumir bens necessários para sua sobrevivência. E, note a importância, carregar o dinheiro válido àquele local, como moeda de troca, garante sua sobrevivência, seja alimentação, segurança ou pouso.


E, como dito no início, um mundo globalizado e digital, também é sinônimo de liquidez ou agilidade nas transações de qualquer informação ou bem. E da mesma forma a moeda. Cada vez mais digital, seu valor está intrínseco em números na mesma tela que você, caro leitor, lê esse texto e outras milhares de informações, sendo algumas até irrelevantes, no seu dia.


Ou seja, a moeda em formato digital, por mais segura que aparente estar, deixa você desprotegido do seu controle, permitindo que a use, sem medir o esforço que aquilo te custou, bem como o volume que já consumiu, afinal, são números, e não mais troca física de um bem por outro.


Logo, se nossa relação com a moeda se alterou por se tornar digital, por qual motivos a trocamos? A resposta é simples: porque acreditamos que aquilo vale. E aqui vale citar alguns exemplos em que não percebemos o custo: uma compra com cartão digital parcelada em dez vezes em parcelas que cabem no seu bolso, ou uso do cartão de crédito no dia a dia, no qual percebemos o consumo individual, mas não a saída do dinheiro ou o quanto podemos gastar ainda para equilibrar as contas, e até mesmo no uso do cartão de débito ou transação no pix.


Então ao seu negócio, seja existente ou pretendido, não se prenda em promoção, consistindo em reduzir os preços, mas sim, na forma como irá divulgar e apresentar seu produto ou serviço. Um argumento de venda bem construído aliado a um bom relacionamento com seu cliente irá fazer toda diferença, e pode apostar, ao longo do tempo trará mais clientes para sua empresa do que promoção que cria o hábito nos clientes em buscar somente, e justamente, mais promoções.



[TAREFA] Comece a observar o porquê escolhe um determinado bem no aplicativo de comida ou no supermercado. Seu preço realmente é o menor, ou ele te conquistou de outras formas?

 

Gostou do texto? Quer abrir seu negócio e gostaria de mais orientações como esta?


Acesse: Partiu Empreender

 

Fonte: Guia de Tendências 2022/2023 SEBRAE/PR

avatar LUIS CORREIA JUNIOR
Luis Correia Junior
Desenvolver Potenciais Ideias de Negócios é minha Praiafavorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5310 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza