Uma das maiores necessidades das empresas nesse momento de Pandemia pelo COVID-19 é crédito.
Mas você sabe qual é a linha de crédito mais indicada para a sua necessidade?
Sua empresa está preparada para tomar crédito nesse momento?
Você sabe qual é a sua capacidade de pagamento para pagar a parcela de financiamento que está pleiteando?
Todo processo de liberação de recursos por parte do credor passa por uma análise de crédito, ou seja, as instituições estudarão o perfil do cliente com o objetivo de avaliar se ele tem condições de arcar com a dívida que será assumida.
Dessa forma, o proponente ou tomador do crédito, precisa realizar um bom planejamento e controle financeiro para melhorar as condições de aceite em relação à sua solicitação.
A gestão empresarial e financeira do empreendimento tem relação direta com a obtenção de financiamento junto a instituição financeira.
Não abordaremos nessa publicação o aspecto de restrições do proponente, pois este é um pré-requisito para a busca por crédito. Estar negativado irá reduzir praticamente a zero as possibilidades de sucesso na busca por crédito.
Focaremos em práticas que aumentarão as possibilidades de sucesso.
Inicialmente separe as despesas pessoais das despesas da empresa. Controle o recurso que retira da empresa para pagar suas contas pessoais. Conta pessoal é toda despesa que não está relacionada com a atividade do negócio, mas sim com sua necessidade pessoal.
Encontre ferramentas que auxiliem na gestão financeira e econômica da empresa. Gestão econômica diz respeito ao processo produtivo, à operação, patrimônio e bens. A situação financeira está ligada ao valor em dinheiro disponível pela empresa.
São exemplos de ferramentas utilizadas na gestão econômica: balanço patrimonial, demonstrativo de apuração de resultado, indicadores de rentabilidade e lucratividade. Exemplos de ferramentas na gestão financeira são: registro de caixa diário, contas a pagar e receber, fluxo de caixa, indicadores de liquidez.
Identifique qual é sua real necessidade. É importante ter clareza quanto ao valor e finalidade do recurso pretendido. Você quer ou precisa comprar máquinas e equipamentos, matéria-prima? Sua necessidade é aumentar a estrutura física?
Veja o vídeo a seguir para assitir a 5 dicas para a sua Gestão Financeira:
Informe-se sobre as linhas de financiamento que melhor se enquadram às suas necessidades, e sobre quais instituições operam com essa linha.
Tenha um plano de negócios bem estruturado para apresentar ao credor. Isso demonstrará que você tem consciência sobre a aplicação do recurso.
Pense nas garantias que podem ser oferecidas à operação. Atualmente há várias Sociedades Garantidoras de Crédito no mercado (www.garantinortepr.com.br), bem como Fundos de Aval, como o FAMPE do Sebrae).
Vou deixar duas dicas sobre acesso a crédito para vocês.
Primeiramente, um curso gratuito sobre Microcrédito Consciente, que você pode acessar pelo link: https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/microcredito-consciente,9385ac0d29cc1710VgnVCM1000004c00210aRCRD?utm_source=BenchmarkEmail&utm_campaign=Sebrae_Informa_Ed._41&utm_medium=email
E também um vídeo com orientações para observar antes de pegar o crédito:
Lembre-se, quanto mais preparado você estiver, maiores as suas chances de ter êxito em sua solicitação de crédito!!
Nos falamos novamente em breve .....
O Sebrae está com atendimento 100% digital neste período. Mesmo de casa, vamos orientar você, com relação a sua empresa. Nos acione através dos seguintes canais: WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail
André Azevedo - Consultor do SEBRAE/PR - Londrina/PR.