A pandemia mudou os hábitos alimentares dos brasileiros e um estudo feito pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP) mostrou em seus primeiros resultados, um aumento geral no consumo frequente de frutas, hortaliças e feijão, de 40,2% para 44,6% durante a pandemia da covid-19.
A ansiedade provocada pelo isolamento social e as preocupações com a saúde em meio à pandemia do novo corona vírus afetaram a relação de muita gente com a comida. As novas configurações causadas pela pandemia na rotina das pessoas podem ter as estimulado a cozinharem mais e a consumirem mais refeições dentro de casa.
E neste contexto, uma pergunta importante é: O que seu restaurante tem feito para atrair os clientes?
Aqui vão algumas dicas:
Cardápio
Adaptar seu cardápio incluindo alimentos com propriedades anti-inflamatórias (ômega 3 e probióticos) e antioxidantes (como Vitamina A, C e E, selênio e zinco). Não esqueça de divulgar o cardápio, explicando seus benefícios.
Incluir opções veganas e vegetarianas também é um ponto interessante. Uma pesquisa feita pela Vegan, Vegetarian and Flexitarian Consumers em setembro, afirma que consumidores veganos tem buscado alimentos mais frescos e produzidos localmente durante a pandemia.
Ofereça em seu cardápio opções de pratos personalizados, onde exista a possibilidade do cliente montar sua refeição, dando opções de molhos, acompanhamentos.
Divulgação:
Divulgue seu WhatsApp e telefone, não fique só nos Aplicativo. Crie um atendimento mais personalizado.
Busque outras formas de divulgação, além da internet, como a boa e velha panfletagem, anúncios em rádios, tente atingir o maior número de pessoas possíveis. Além de aumentar seu público, também irá variá-lo.
Delivery:
Expanda a sua área de entrega e os horários também.
Promoções:
Faça um programa de fidelidade. Seja para clientes do delivery ou clientes que consumam no local. Crie vínculos com seus clientes.
Experiência do cliente:
Personalize as embalagens, como um saco escrito feito à mão.
Tenha um banco de dados com informações básicas do cliente, e busque entrar em contato após a visita do cliente ao local, e principalmente no delivery. Isso faz o cliente se sentir acolhido.
Essas são algumas dicas para atrair e manter os clientes que durante a pandemia tem buscado se alimentar em casa.
Espero que tenham gostado, e que possa ajudar você no seu negócio.