Os ambientes que promovem a inovação são espaços abertos ao empreendedorismo, à tecnologia e à inovação. Eles articulam empresas, trazem diversos níveis de governo, Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovações (ICTs), agências de fomento e a sociedade.
Esses ambientes apostam na gestão do conhecimento, na criação de novos produtos e serviços, e dão todo o suporte para transformar ideias em empreendimentos de sucesso, como são os casos das incubadoras e aceleradoras.
Fomentam, criam conexões, estabelecem parcerias, fazem networking, e o empreendedorismo tem sempre a ganhar com isso. Para você compreender melhor como funciona, vou destacar alguns tipos de ambientes de inovação. Acompanhe!
Hubs: este modelo de ambiente de inovação funciona como uma rede, no qual une startups, empreendedores, algumas empresas da região para gerar soluções, novas demandas, oferecer todo suporte para tornar essa fase inicial menos complicada.
Parques tecnológicos: trata-se de uma estrutura física adequada para laboratórios, incubadoras, centros de eventos, bastante oportunos para o desenvolvimento de projetos. Contam também com universidades, empresas e indústrias, e também, o poder público, onde cada um deles têm um papel importante para a construção de novos negócios de sucesso.
Incubadora: dispõe para as micros e pequenas empresas nascentes, suporte técnico, gerencial e toda base complementar, com espaço físico criado especialmente para receber esses novos empreendedores. A ajuda que é dada aqui vai desde a fase de ideação, onde o modelo e o conceito ainda são desafios para quem está começando, até a consolidação de suas atividades, onde no fim serão capazes de serem graduadas.
Aceleradora: aqui a ajuda é dada no amadurecimento do negócio. Ou seja, ela busca negócios com grande potencial e excelentes ideias, mas que não tenham capital para atuar de maneira a prospectar. Então, como apoio oferecem investimento financeiro, fornecimento de alguns serviços, melhoria da gestão, para impulsionar o crescimento atingindo um novo patamar, e assim, absorver investimento para gerar vantagens próprias e para o investidor.
A grande vantagem de ambientes assim é a geração de networking, além da troca de conhecimento e um maior potencial de crescimento. Caso você já esteja inserido em uma dessas realidades, a dica é: absorva ao máximo as experiências à sua volta. No entanto, se ainda não estiver inserido, procure já esses ambientes mais próximos de você, e não deixe a oportunidade passar e ter a chance de alavancar seu negócio.