Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNegócios em Turismokeyboard_arrow_rightArtigos

O que sabemos sobre as mudanças do mercado de viagens e turismo?

avatar PATRICIA ALBANEZ
Patricia Albanezfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
O que sabemos sobre as mudanças do mercado de viagens e turismo?
Criado em 25 MAI. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A crise pandêmica gerada pelo novo coronavírus causador da COVID-19 nos coloca em uma conjuntura que se movimenta e se transforma de maneira rápida e contínua. É um momento complexo que colocou em suspenso a atividade turística em todo o mundo. É uma situação limite que gera novas, diversas e conturbadas situações. Nesse contexto, dimensionar a real natureza e impacto da crise é, no mínimo, precipitado. Uma vez que não temos o distanciamento necessário para isso.

Assim, nos voltamos ao estudo de uma série de conteúdos, artigos científicos, reportagens e observação do cenário internacional como instrumento de apoio aos destinos, empresas e outros atores públicos e privados no enfrentamento desses novos tempos.

Diante de um cenário em constante mudança é importante acionarmos um pensamento atento às múltiplas repercussões que a atual contingência produz e como o setor de turismo e viagens afeta e é afetado por ela. Nesse sentido, organizamos um conteúdo que apresenta uma perspectiva contextual a partir das categorias Mundo, Brasil e Paraná. Entendendo que, dessa forma, as análises se enriquecem e, claro, num mundo interconectado, também se entrecruzam.

Todavia persistem mais perguntas que respostas. As projeções apontam para uma lenta recuperação, acompanhada por uma reorganização do setor, condicionada ao controle sanitário do vírus e vinculada à uma reconfiguração na maneira como viajamos. Os dados organizados nesse boletim podem contribuir para um primeiro mapeamento deste volátil cenário, além de apresentar possíveis tendências e pontuar algumas boas práticas. Desejamos uma boa leitura e reforçamos a importância de lançar mão de informações consistentes, monitorar continuamente a situação e gerar respostas customizadas, como práticas a serem valorizadas visando a transformação e reinvenção das viagens e turismo.

Por fim, é importante informar que todo conteúdo gerado tem como fundamento uma análise ampla de diversas fontes, nacionais e internacionais, que resultou em um conjunto de informações úteis para imaginar possíveis trajetórias para as viagens e turismo. Assim, convidamos você a visitar as fontes aqui citadas uma vez que, desta forma, podem ter acesso a um conjunto mais amplo de dados e informações relacionados a este contexto.

Venha conhecer mais sobre o estudo realizado durante a live em que faremos a apresentação do Boletim de Inteligência Turística sobre a pandemia da COVID-19, traga suas dúvidas e reflexões sobre o cenário e tendência para debatermos juntos. Esperamos por você - clik e se inscreva :) 

https://www.sympla.com.br/turismo-e-viagens-em-tempos-de-covid-19-no-parana-cenarios-tendencias-e-desafios__861316

avatar PATRICIA ALBANEZ
Patricia Albanez
Coordenadora Estadual de Turismo do SEBRAE-PR. Graduada em Turismo, UFPR, 2004. Pós-graduada em Planejamento e Gestão de Negócios, FAE Business School. Pós-graduada em Varejo e Gestão de Shopping Center, na Universidade Positivo. Anteriormente foi Assessora técnica da Coordenadoria de Planejamento Turístico da Secretaria de Estado do Turismo do Paraná; Professora no curso superior de Turismo da Universidade Federal do Paraná e trabalhou na Disney World, em Orlando ¿ Flórida ¿ EUA.favorite_outline Seguir Perfil
capa Negócios em Turismo
Negócios em Turismo
people 1263 participantes
Conteúdo relevante, prático e instrutivo, indicando soluções para as empresas e atores ligados aos negócios de turismo e viagem buscarem novos caminhos e superarem a crise.
fixo
Em alta
Experiências turísticas do Paraná
29 nov. 2022Experiências turísticas do Paraná
Origem e importância dos bares
18 nov. 2022Origem e importância dos bares
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?