A crise pandêmica gerada pelo novo coronavírus causador da COVID-19 nos coloca em uma conjuntura que se movimenta e se transforma de maneira rápida e contínua. É um momento complexo que colocou em suspenso a atividade turística em todo o mundo. É uma situação limite que gera novas, diversas e conturbadas situações. Nesse contexto, dimensionar a real natureza e impacto da crise é, no mínimo, precipitado. Uma vez que não temos o distanciamento necessário para isso.
Assim, nos voltamos ao estudo de uma série de conteúdos, artigos científicos, reportagens e observação do cenário internacional como instrumento de apoio aos destinos, empresas e outros atores públicos e privados no enfrentamento desses novos tempos.
Diante de um cenário em constante mudança é importante acionarmos um pensamento atento às múltiplas repercussões que a atual contingência produz e como o setor de turismo e viagens afeta e é afetado por ela. Nesse sentido, organizamos um conteúdo que apresenta uma perspectiva contextual a partir das categorias Mundo, Brasil e Paraná. Entendendo que, dessa forma, as análises se enriquecem e, claro, num mundo interconectado, também se entrecruzam.
Todavia persistem mais perguntas que respostas. As projeções apontam para uma lenta recuperação, acompanhada por uma reorganização do setor, condicionada ao controle sanitário do vírus e vinculada à uma reconfiguração na maneira como viajamos. Os dados organizados nesse boletim podem contribuir para um primeiro mapeamento deste volátil cenário, além de apresentar possíveis tendências e pontuar algumas boas práticas. Desejamos uma boa leitura e reforçamos a importância de lançar mão de informações consistentes, monitorar continuamente a situação e gerar respostas customizadas, como práticas a serem valorizadas visando a transformação e reinvenção das viagens e turismo.
Por fim, é importante informar que todo conteúdo gerado tem como fundamento uma análise ampla de diversas fontes, nacionais e internacionais, que resultou em um conjunto de informações úteis para imaginar possíveis trajetórias para as viagens e turismo. Assim, convidamos você a visitar as fontes aqui citadas uma vez que, desta forma, podem ter acesso a um conjunto mais amplo de dados e informações relacionados a este contexto.
Venha conhecer mais sobre o estudo realizado durante a live em que faremos a apresentação do Boletim de Inteligência Turística sobre a pandemia da COVID-19, traga suas dúvidas e reflexões sobre o cenário e tendência para debatermos juntos. Esperamos por você - clik e se inscreva :)