Vestir seu bebê para dormir pode parecer simples comparado a tentar fazê-lo dormir a noite toda . No entanto, existem várias considerações importantes a serem levadas em consideração.
Um bebê deve dormir com roupas destinadas ao sono infantil para se manter aquecido à noite, já que os bebês não devem dormir com cobertores ou roupas de cama além de lençóis apertados. Por exemplo, os bebês costumam dormir em sacos de dormir e macacões.
A Academia Americana de Pediatria (AAP) recomenda vestir bebês com roupas semelhantes às que um adulto se sentiria confortável usando na mesma temperatura. Você pode optar por dar-lhes uma camada adicional além do que um adulto usaria, mas não mais.
Nos meses de verão, você pode vestir seu bebê com um macacão, pijama infantil menina ou pijama de bebê feito de materiais respiráveis, como musselina. Em noites muito quentes, seu bebê também pode ficar confortável em uma fralda com um swaddle leve, desde que não esteja em um quarto com ar condicionado.
No tempo frio , você pode vestir seu bebê com um pijama com pés e um cobertor vestível, também conhecido como saco de dormir. Você pode combinar várias camadas, como um macacão de manga comprida com um saco de dormir.
A Academia Americana de Pediatria não recomenda o uso de cobertores . Em vez disso, roupas de dormir infantis, como sacos de dormir, são projetadas para reduzir as chances de prender ou sufocar seu bebê.
Swaddling é a prática de envolver confortavelmente um cobertor leve ao redor do bebê. Pode ser apropriado para bebês muito pequenos que são deitados de costas para dormir, embora não haja evidências de que reduza o risco de síndrome da morte súbita infantil (SMSI).
Se você enrolar seu bebê, a AAP recomenda enrolar o cobertor com mais firmeza ao redor do peito e mais solto ao redor dos quadris e joelhos. Você pode deixar os braços de fora ou incluí-los no swaddle com base nas necessidades pessoais do seu bebê.
Os swaddles comerciais podem ter velcro ou outros fixadores, que devem ser presos com segurança . Certifique-se de que o swaddle não pode se soltar e cobrir a cabeça ou o pescoço do bebê.
Uma vez que os bebês começam a tentar rolar, os cueiros podem se tornar altamente perigosos. Se um bebê rolar enquanto estiver enrolado, ele pode ficar preso com a face para baixo. Para evitar que isso aconteça, pare de enrolar seu bebê para dormir depois da primeira vez que você o vir tentando rolar.
Não é seguro que os bebês durmam enquanto usam chapéus, capuzes ou qualquer tipo de cobertura para a cabeça. Evite cobrir a cabeça e o rosto do bebê ao colocá-lo para dormir, pois isso pode aumentar o risco de asfixia e superaquecimento.
Para evitar o risco de o pijama cobrir o rosto do bebê, opte por roupas justas. Roupas mais largas podem se tornar um risco de incêndio e os botões e puxadores de zíper podem ser um risco de asfixia.
Você pode verificar a temperatura do seu bebê procurando sinais indicadores, como sudorese e colocando a mão no peito. Se estiverem quentes ao toque, remova uma camada. Tenha cuidado especial para não vestir demais um bebê com febre, resfriado ou infecção .
Os bebês não devem dormir em um quarto muito quente ou muito frio. Uma maneira fácil de saber se o quarto está em uma temperatura confortável para o seu bebê é se você também o achar confortável. Os bebês podem chorar quando estão sentindo muito frio.
A Academia Americana de Pediatria desenvolveu uma lista de dicas baseadas em pesquisas para ajudar os bebês a dormir com mais segurança durante o primeiro ano de vida: