Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

O que os bebês devem usar para dormir? sem cobertor

avatar GABRIEL LAFETA AGUIAR RABELO
Gabriel Lafeta Aguiar Rabelofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
O que os bebês devem usar para dormir? sem cobertor
Criado em
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Vestir seu bebê para dormir pode parecer simples comparado a tentar fazê-lo dormir a noite toda . No entanto, existem várias considerações importantes a serem levadas em consideração.

Um bebê deve dormir com roupas destinadas ao sono infantil para se manter aquecido à noite, já que os bebês não devem dormir com cobertores ou roupas de cama além de lençóis apertados. Por exemplo, os bebês costumam dormir em sacos de dormir e macacões.

Como vestir seu bebê para a cama

A Academia Americana de Pediatria (AAP) recomenda vestir bebês com roupas semelhantes às que um adulto se sentiria confortável usando na mesma temperatura. Você pode optar por dar-lhes uma camada adicional além do que um adulto usaria, mas não mais.

Roupas mais leves em noites quentes

Nos meses de verão, você pode vestir seu bebê com um macacão, pijama infantil menina ou pijama de bebê feito de materiais respiráveis, como musselina. Em noites muito quentes, seu bebê também pode ficar confortável em uma fralda com um swaddle leve, desde que não esteja em um quarto com ar condicionado.

Pijamas mais aconchegantes para o inverno

No tempo frio , você pode vestir seu bebê com um pijama com pés e um cobertor vestível, também conhecido como saco de dormir. Você pode combinar várias camadas, como um macacão de manga comprida com um saco de dormir.

A Academia Americana de Pediatria não recomenda o uso de cobertores . Em vez disso, roupas de dormir infantis, como sacos de dormir, são projetadas para reduzir as chances de prender ou sufocar seu bebê.

É seguro enrolar um bebê?

Swaddling é a prática de envolver confortavelmente um cobertor leve ao redor do bebê. Pode ser apropriado para bebês muito pequenos que são deitados de costas para dormir, embora não haja evidências de que reduza o risco de síndrome da morte súbita infantil (SMSI).

Se você enrolar seu bebê, a AAP recomenda enrolar o cobertor com mais firmeza ao redor do peito e mais solto ao redor dos quadris e joelhos. Você pode deixar os braços de fora ou incluí-los no swaddle com base nas necessidades pessoais do seu bebê. 


Os swaddles comerciais podem ter velcro ou outros fixadores, que devem ser presos com segurança . Certifique-se de que o swaddle não pode se soltar e cobrir a cabeça ou o pescoço do bebê.


Uma vez que os bebês começam a tentar rolar, os cueiros podem se tornar altamente perigosos. Se um bebê rolar enquanto estiver enrolado, ele pode ficar preso com a face para baixo. Para evitar que isso aconteça, pare de enrolar seu bebê para dormir depois da primeira vez que você o vir tentando rolar.

É seguro que os bebês durmam com chapéus?

Não é seguro que os bebês durmam enquanto usam chapéus, capuzes ou qualquer tipo de cobertura para a cabeça. Evite cobrir a cabeça e o rosto do bebê ao colocá-lo para dormir, pois isso pode aumentar o risco de asfixia e superaquecimento.

Como as roupas para dormir devem caber nos bebês?

Para evitar o risco de o pijama cobrir o rosto do bebê, opte por roupas justas. Roupas mais largas podem se tornar um risco de incêndio e os botões e puxadores de zíper podem ser um risco de asfixia.

Como saber se seu bebê está confortável

Você pode verificar a temperatura do seu bebê procurando sinais indicadores, como sudorese e colocando a mão no peito. Se estiverem quentes ao toque, remova uma camada. Tenha cuidado especial para não vestir demais um bebê com febre, resfriado ou infecção .

Os bebês não devem dormir em um quarto muito quente ou muito frio. Uma maneira fácil de saber se o quarto está em uma temperatura confortável para o seu bebê é se você também o achar confortável. Os bebês podem chorar quando estão sentindo muito frio.

Dicas de sono seguro para bebês

A Academia Americana de Pediatria desenvolveu uma lista de dicas baseadas em pesquisas para ajudar os bebês a dormir com mais segurança durante o primeiro ano de vida:

  • De volta ao sono: Bebês com menos de 12 meses de idade devem sempre ser colocados de costas para dormir, mesmo para sonecas curtas.
  • Superfície de sono firme: O melhor ambiente de sono para um bebê é um berço aprovado para segurança com um colchão firme e um lençol confortável. Evite colchões macios, travesseiros, cobertores, bichos de pelúcia e outros objetos macios ou soltos.
  • Prevenir o superaquecimento: o superaquecimento é considerado um fator de risco para a síndrome da morte súbita infantil (SMSI), portanto, embora você queira que seu bebê esteja confortável, é imperativo evitar empacotar demais.
  • Durma no berço: não deixe seu bebê dormir em um sofá, poltrona ou sua cama. Se eles adormecerem em um assento de carro ou em outro lugar, mova-os para o próprio berço o mais rápido possível.
  • Compartilhe um quarto, não uma cama: a maioria dos especialistas recomenda não compartilhar uma cama com seu bebê, mas é uma boa ideia dormir perto no mesmo quarto. Remova a roupa de cama e evite superfícies macias, como sofás, se estiver preocupado em adormecer enquanto alimenta ou embala seu bebê. Evite compartilhar a cama com um bebê prematuro, um bebê com baixo peso ao nascer ou um bebê com menos de 4 meses de idade.
  • Mantenha o bebê longe do fumo, álcool e drogas: Dormir na mesma cama que um adulto que fuma, bebe álcool ou usa drogas aumenta o risco de SMSI.
  • Chupeta: Ofereça uma chupeta para ajudar seu bebê a adormecer, mas certifique-se de removê-la do berço quando ele adormecer.
  • Objetos próximos: Mantenha cabos elétricos, cortinas, móbiles e outros objetos fora do alcance do berço.

avatar GABRIEL LAFETA AGUIAR RABELO
Gabriel Lafeta Aguiar Rabelo
favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3853 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?