Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightPolo de Liderança keyboard_arrow_rightArtigos

O que o líder deve saber sobre resistência à mudança

avatar ROSANGELA MARIA ANGONESE
Rosangela Maria Angonesefavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
O que o líder deve saber sobre resistência à mudança
Criado em 03 NOV. 2019
text_decreaseformat_color_texttext_increase

 

Na conferência do Gartner, empresa global de pesquisa e consultoria, pude participar de uma conferência sobre mudança de cultura organizacional que trouxe luz sobre esse tema tão importante e controverso num mundo em rápida transformação.

Diante de mudanças de qualquer ordem dentro das organizações, a primeira preocupação transformada rapidamente em julgamento expresso em palavras e ações (muitas vezes em demissão) é a tal resistência à mudança dos colaboradores.

Hoje, as palavras de uma especialista da área, soaram como música suave nos meus ouvidos.

Isso é um mito!

Por que é um mito?

As pessoas não resistem à mudança. Ao contrário, o que elas têm é medo da mudança. Muito desse medo é devido a falta de informações. Elas não tem o quadro completo da mudança. Outro fator que sustenta esse medo, é a falta do conhecimento exigido no novo cenário. Somado a isso, um cenário de incerteza e pouca clareza do futuro desencadeia a baixa autoconfiança, fazendo com os pensamentos se tornem confusos e as atitudes inseguras.  

E o que fazer?

Grande parte da responsabilidade no engajamento da equipe para a  mudança necessária é dos líderes, que deveriam dedicar tempo suficiente para compreender o que se passa com cada pessoa da equipe, fazendo mais perguntas do que afirmações, sendo transparente com as informações, e oferecendo oportunidade para aquisição do novo conhecimento. A autoconfiança é aumentada à medida que os pequenos desafios sejam superados e reconhecidos. Somado a isso, qualquer processo de mudança requer aceitação do erro e o aprendizado colaborativo.

A outra parte depende de cada pessoa da equipe envolvida no processo da mudança. Cada um deveria, também, assumir a sua responsabilidade na busca pelas  respostas  necessárias para tornar o cenário mais claro, além de mostrar-se flexível e disponível para os novos desafios.

O processo da mudança é desafiante e, muitas vezes, árduo para todos!

 

 

 

 

 

avatar ROSANGELA MARIA ANGONESE
Rosangela Maria Angonese
Coordenadora estadual da estratgia de educao empreendedora no SEBRAE-PRfavorite_outline Seguir Perfil
capa Polo de Liderança
Polo de Liderança
people 4730 participantes
Seja bem vindo a comunidade Polo de Liderança! A comunidade tem como objetivo conectar líderes de micro e pequenas empresas com conteúdos para seu desenvolvimento. Participe e inspire-se com novas ideias para melhorar sua gestão, com visão e ousadia para liderar sua equipe e transformar sua empresa.
fixo
Em alta
Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
18 abr. 2023Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
18 jul. 2022[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?