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O que NÃO fazer na Black Friday

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O que NÃO fazer na Black Friday
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Criado em 23 NOV. 2022
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Marketing digital para a Black Friday: saiba o que não fazer


Busque por estratégias no marketing digital para promover uma black friday de sucesso


black friday, originalmente, é uma data de queima de estoque antes da virada do ano. Isso começou a ser realizado devido a uma política tributária americana, onde o estoque de uma loja é tributado no início de cada ano, logo passou a ser mais interessante dar esse valor em desconto e liquidar os estoques ao invés de ser tributado e continuar com os preços altos no ano seguinte. 


A estratégia deu tão certo que acabou se tornando mundialmente famoso, mesmo em lugares onde não há essa implicação tributária ao estoque que vira o ano com as empresas (como é o caso do Brasil).


É um evento esperado por muitos consumidores, justamente para aproveitar os descontos em produtos selecionados que, geralmente, possuem valores elevados.


Algumas pessoas enxergam a black friday como uma grande oportunidade de compra, mas é necessário cautela quando relacionamos essas estratégias de promoção ao marketing digital. 


As empresas devem ter cuidado ao anunciar seus produtos e preços, pois além da expectativa dos clientes ser alta, esse momento é muito importante para a marca estar presente no mercado e mostrar vantagem competitiva


Algumas estratégias são importantes para promover a black friday da sua empresa, conquistar resultados expressivos e, principalmente, não ficar atrás da concorrência. 


Esteja atento e saiba o que você não se deve fazer na black friday!


O que não fazer:


  • Deixar tudo para a última hora

Agir com base no improviso nem sempre dá certo. No marketing digital é de extrema importância o planejamento, através do planejamento tudo ocorrerá bem e você já terá em mente suas expectativas e resultados com base na avaliação dos dados da sua empresa. 


É essencial planejar a black friday com antecedência para preparar todas as estratégias, necessidades dos clientes e claro, tempo hábil para colocar tudo em prática.


  • Deixar de investir nas redes sociais

Nos dias atuais é obrigatório estar presente nas redes sociais. Mostrar os produtos da sua empresa, os seus ideais e manter proximidade aos seus clientes e quem busca a sua marca é essencial! 


Investir nas redes sociais e mostrar os seus produtos pensando na black friday é importante para ser visto, notado e procurado no maior evento de descontos do ano. Invista nas redes sociais e na sua plataforma de venda para fornecer a melhor experiência de compra para o seu cliente na black friday.



Invista em estratégias de marketing digital para se destacar na black friday e atender as necessidades do seu cliente


  • Não divulgar a sua marca com antecedência

Na black friday as empresas iniciam a divulgação das promoções de forma antecipada pois assim o consumidor já se prepara financeiramente para o evento.


Divulgue a sua empresa e as promoções que terão na black friday para assim o seu cliente buscar por você. Quem não se divulga acaba esquecido. 


Invista nas campanhas nas redes sociais e anúncios patrocinados, tenha sua loja virtual, atualize as fotos, descrição e valor dos seus produtos, esclareça possíveis dúvidas respondendo mensagens e e-mails de clientes, use e-mail marketing para chamar atenção do seu consumidor para a black friday.


  • Promover descontos falsos ou irrelevantes

Um dos piores erros na black friday é promover descontos mínimos e que acabam só irritando o consumidor, justamente por não serem promoções significativas. 


Algumas empresas ficaram conhecidas por promover a black fraude ou seja, descontos mentirosos que na verdade não davam vantagens ao consumidor. 


Esse tipo de estratégia mancha o nome da marca e gera um marketing negativo, o que faz o cliente buscar por outras marcas no mercado e descontos realmente significativos na black friday de outra empresa. 


  • Dar desconto sem calcular a margem do produto

Um dos erros na Black Friday que é muito comum tanto para as lojas físicas quanto para os e-commerces é dar desconto sem calcular a margem do produto. 


Pode não parecer, mas muitos comerciantes sentem muita dificuldade em precificar seus produtos. Quando levamos isso em consideração, em um contexto com inúmeras promoções extremamente drásticas e apelativas, temos a receita perfeita para um problema.


Lembre-se de considerar o valor do desconto como INVESTIMENTO EM MARKETING, gerando a aquisição de um cliente. Se, para você, um cliente pode gerar uma receita maior ao longo do tempo, é possível ser mais agressivo nos descontos para conquistá-lo. 


Caso seu produto seja de venda única, com baixa ou nenhuma recorrência, é importante calcular até onde é viável chegar para se tornar atrativo sem sair no prejuízo.


Anote essas dicas para obter resultados positivos na black friday. O marketing digital auxilia e muito os empreendedores na divulgação e no relacionamento com as pessoas principalmente para avaliar as tendências de mercado e necessidade dos consumidores. 


Se prepare e busque inovar com o marketing da sua empresa!



Um abraço, Bianca Becker | @biabeckerl

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
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