Olá, tudo bem?
Eu sou Nadia Dall Agnol, especialista no assunto de Compras Públicas e parceira da Comunidade Sebrae.
Hoje vou compartilhar mais uma Dica da Especialista.
Vamos falar com você, fornecedor, que já atua na área de compras públicas a um tempo ou está iniciando agora, você sabe o que NÃO deve ser feito pelo fornecedor antes de participar de um pregão eletrônico?
Então vamos lá!
Ganhar uma licitação e firmar um contrato com um órgão público é algo muito bom, especialmente porque gera uma nova oportunidade para o seu negócio. Mas para que isso ocorra, é importante estar atento a determinados procedimentos e comportamentos que devem ser evitados.
Então, para que vocês sejam bem sucedidos nas licitações que participarem, vou dar algumas dicas importantes do que fazer e o que não fazer.
Vamos lá!
Primeiro, como sempre reforço, é de extrema importância a leitura detalhada do edital e mais que isso, o cumprimento das determinações que ele traz. Não é demais lembrar que no edital constam todas as informações que importam ao processo de licitação, então é essencial estar atento a cada detalhe.
Então, fiquem sempre atentos aos prazos, aos documentos exigidos e as regras esclarecidas pelo edital.
Antes de participar do processo licitatório, o ideal é verificar se sua empresa realmente será capaz de atender a demanda exigida pelo órgão público. Lembrando que o descumprimento do contrato pode causar punições.
Deixar o registro da proposta para última hora. Apesar de alguns processos permitirem o registro até poucas horas antes da licitação, cada edital tem o seu prazo, mas temos que pensar que imprevistos acontecem e isso pode fazer você perder sua oportunidade. É melhor se adiantar do que acabar chegando atrasado, não é mesmo?
Ao elaborar sua proposta, esteja sempre atento para não identificar sua empresa. Os dados que forem capaz de identificar sua empresa devem ser ocultados.
O indicado é entrar com um valor um pouco abaixo do máximo trazido pelo edital. Assim, você tem uma margem de até onde pode chegar, não corre o risco de ser desclassificado e ainda tem a chance de ganhar o contrato com um preço mais alto.
As planilhas, declarações e propostas devem ser assinadas pela mesma pessoa, sob pena de desclassificação do licitante. A dica mais uma vez é, não deixe nada para última hora.
Aliás, aproveitando essa dica, ainda na questão dos documentos, o ideal é deixá-los organizados e separados antes da licitação. Deixar para providenciar a documentação apenas depois de vencer o certame é um risco que não deve ser corrido.
Gostou do assunto?
Deixe seu comentário, curta a publicação e compartilhe nas suas redes sociais.
Interaja conosco na Comunidade e não esqueça de clicar no botão PARTICIPAR para receber todas as minhas publicações por aqui.
Te encontro no próximo post.