Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightLicitações Públicaskeyboard_arrow_rightArtigos

O que NÃO fazer antes de participar de um Pregão

avatar NADIA APARECIDA DALL AGNOL
Nadia Aparecida Dall Agnolfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
O que NÃO fazer antes de participar de um Pregão
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 18 AGO. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Olá, tudo bem?

Eu sou Nadia Dall Agnol, especialista no assunto de Compras Públicas e parceira da Comunidade Sebrae.

Hoje vou compartilhar mais uma Dica da Especialista.

Vamos falar com você, fornecedor, que já atua na área de compras públicas a um tempo ou está iniciando agora, você sabe o que NÃO deve ser feito pelo fornecedor antes de participar de um pregão eletrônico?

Então vamos lá! 

Ganhar uma licitação e firmar um contrato com um órgão público é algo muito bom, especialmente porque gera uma nova oportunidade para o seu negócio. Mas para que isso ocorra, é importante estar atento a determinados procedimentos e comportamentos que devem ser evitados.

Então, para que vocês sejam bem sucedidos nas licitações que participarem, vou dar algumas dicas importantes do que fazer e o que não fazer.

Vamos lá!

Primeiro, como sempre reforço, é de extrema importância a leitura detalhada do edital e mais que isso, o cumprimento das determinações que ele traz. Não é demais lembrar que no edital constam todas as informações que importam ao processo de licitação, então é essencial estar atento a cada detalhe.

Então, fiquem sempre atentos aos prazos, aos documentos exigidos e as regras esclarecidas pelo edital. 

Outro ponto muito importante: o objeto da licitação.

Antes de participar do processo licitatório, o ideal é verificar se sua empresa realmente será capaz de atender a demanda exigida pelo órgão público. Lembrando que o descumprimento do contrato pode causar punições.

Algo que não deve ser feito.

Deixar o registro da proposta para última hora. Apesar de alguns processos permitirem o registro até poucas horas antes da licitação, cada edital tem o seu prazo, mas temos que pensar que imprevistos acontecem e isso pode fazer você perder sua oportunidade. É melhor se adiantar do que acabar chegando atrasado, não é mesmo?

Mais um erro comum que não deve ser cometido: identificação do licitante.

Ao elaborar sua proposta, esteja sempre atento para não identificar sua empresa. Os dados que forem capaz de identificar sua empresa devem ser ocultados.

Outra dica importante: não registrar sua proposta final de imediato.

O indicado é entrar com um valor um pouco abaixo do máximo trazido pelo edital. Assim, você tem uma margem de até onde pode chegar, não corre o risco de ser desclassificado e ainda tem a chance de ganhar o contrato com um preço mais alto.

Também é comum o seguinte erro: assinaturas diferentes nos documentos apresentados.

As planilhas, declarações e propostas devem ser assinadas pela mesma pessoa, sob pena de desclassificação do licitante. A dica mais uma vez é, não deixe nada para última hora. 

Aliás, aproveitando essa dica, ainda na questão dos documentos, o ideal é deixá-los organizados e separados antes da licitação. Deixar para providenciar a documentação apenas depois de vencer o certame é um risco que não deve ser corrido.


Gostou do assunto? 

Deixe seu comentário, curta a publicação e compartilhe nas suas redes sociais.  

Interaja conosco na Comunidade e não esqueça de clicar no botão PARTICIPAR para receber todas as minhas publicações por aqui.

Te encontro no próximo post.

avatar NADIA APARECIDA DALL AGNOL
Nadia Aparecida Dall Agnol
Ndia Dall Agnol, servidora pblica, pregoeira, consultora SEBRAE, ps graduanda em Direito Administrativo Municipal, lotada no Departamento de Compras, Licitaes e Contratos da Prefeitura Municipal de Francisco Beltro.favorite_outline Seguir Perfil
capa Licitações Públicas
Licitações Públicas
people 765 participantes
Olá, Empresário! Participar de licitações ainda é um mito para você? Tem muitas dúvidas de como funciona esse mercado? Nessa comunidade você poderá interagir conosco e conhecer mais sobre esse assunto. O nosso propósito aqui é entregar conteúdo sem o 'juridiquês' de forma traduzida e clara, para você compreender melhor como funciona o mercado de licitações. Participe conosco! A sua postagem contando a sua experiência será muito bem-vinda! Te encontro entre uma e outra publicação. Abraços!!!
fixo
Em alta
FOMENTA PARANÁ -EMPRESARIAL - ONLINE
06 jul. 2022FOMENTA PARANÁ -EMPRESARIAL - ONLINE
Sou MEI, posso participar de licitação?
05 ago. 2021Sou MEI, posso participar de licitação?
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?