Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNegócios em Turismokeyboard_arrow_rightArtigos

O que mudou com a Rotulagem Frontal?

avatar SIMONE MENIN SILVA
Simone Menin Silvafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
O que mudou com a Rotulagem Frontal?
Criado em 15 DEZ. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Ao falar em rótulos muita gente associa apenas a estética do produto e o grande atrativo do consumidor, no entanto, a embalagem do produto é pensada de uma forma que vai além. O rótulo deve gerar valor e trazer informações sobre o produto, a começar pela marca, lote e prazo de validade, informações nutricionais complementares e obrigatórias.  


A Anvisa aprovou ano passado uma nova regra sobre rotulagem nutricional nos produtos embalados. A rotulagem frontal deverá ganhar força por mostrar de forma simples e clara, as informações nutricionais como alternativa para ajudar na promoção correta e saudável da alimentação, favorecendo também a melhor compreensão dos consumidores que possuem um menor nível de escolaridade. 


O modelo de rotulagem deve informar sobre o alto índice de nutrientes que podem ser prejudiciais a saúde, como açúcares, sódio, gorduras saturadas, corantes, sendo mostrados na frente da embalagem de tamanho visível, auxiliando os consumidores a realizarem escolhas alimentares conscientes.


Abaixo listamos as principais mudanças que deverão entrar em vigor, como previsto a partir do mês de outubro de 2022. Confira!


- As letras trazidas na parte frontal dos rótulos, deverão ser apenas pretas com o fundo branco;

- Deve ser obrigatória a identificação dos açúcares totais e adicionais;

- A tabela nutricional deve estar próxima à lista de ingredientes, sem quebras, áreas encobertas, regiões de difícil leitura, exceto produtos pequenos.


Vale ressaltar, que as empresas de pequeno porte, como agricultores familiares e microempreendedores, terão um prazo maior para adaptar seus produtos, correspondentes a dois anos após a data de entrada de vigor das regras.


Então, se você atua em alguma empresa do setor alimentício fique atento às novas regras e as informações que devem estar inclusas nos rótulos do produto!

avatar SIMONE MENIN SILVA
Simone Menin Silva
favorite_outline Seguir Perfil
capa Negócios em Turismo
Negócios em Turismo
people 1285 participantes
Conteúdo relevante, prático e instrutivo, indicando soluções para as empresas e atores ligados aos negócios de turismo e viagem buscarem novos caminhos e superarem a crise.
fixo
Em alta
Experiências turísticas do Paraná
29 nov. 2022Experiências turísticas do Paraná
Origem e importância dos bares
18 nov. 2022Origem e importância dos bares