Ao falar em rótulos muita gente associa apenas a estética do produto e o grande atrativo do consumidor, no entanto, a embalagem do produto é pensada de uma forma que vai além. O rótulo deve gerar valor e trazer informações sobre o produto, a começar pela marca, lote e prazo de validade, informações nutricionais complementares e obrigatórias.
A Anvisa aprovou ano passado uma nova regra sobre rotulagem nutricional nos produtos embalados. A rotulagem frontal deverá ganhar força por mostrar de forma simples e clara, as informações nutricionais como alternativa para ajudar na promoção correta e saudável da alimentação, favorecendo também a melhor compreensão dos consumidores que possuem um menor nível de escolaridade.
O modelo de rotulagem deve informar sobre o alto índice de nutrientes que podem ser prejudiciais a saúde, como açúcares, sódio, gorduras saturadas, corantes, sendo mostrados na frente da embalagem de tamanho visível, auxiliando os consumidores a realizarem escolhas alimentares conscientes.
Abaixo listamos as principais mudanças que deverão entrar em vigor, como previsto a partir do mês de outubro de 2022. Confira!
- As letras trazidas na parte frontal dos rótulos, deverão ser apenas pretas com o fundo branco;
- Deve ser obrigatória a identificação dos açúcares totais e adicionais;
- A tabela nutricional deve estar próxima à lista de ingredientes, sem quebras, áreas encobertas, regiões de difícil leitura, exceto produtos pequenos.
Vale ressaltar, que as empresas de pequeno porte, como agricultores familiares e microempreendedores, terão um prazo maior para adaptar seus produtos, correspondentes a dois anos após a data de entrada de vigor das regras.
Então, se você atua em alguma empresa do setor alimentício fique atento às novas regras e as informações que devem estar inclusas nos rótulos do produto!