Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

O que move o comportamento das pessoas?

avatar GIOVANA QUINI TANGANELLI
Giovana Quini Tanganellifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
O que move o comportamento das pessoas?
Criado em 21 MAI. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Um dos maiores desafios dos gestores e empreendedores do mercado da beleza, sem dúvida alguma, é a gestão de pessoas. Cuidar de pessoas não é tarefa fácil e precisamos nos aprimorar, estudar sempre e nos preparar para criar e motivar a melhor equipe.

 

Estudar e entender o comportamento humano é uma ferramenta incrível para ajudar o gestor nesse desfio. Cada ser humano age de uma maneira e é levado a determinada ação pelo seu perfil comportamental.

 

Perfil Comportamental é um estudo que classifica a

Esse estudo começou através dos Gregos, que classificavam os seres humanos em quatro grupos: Fogo, água, terra e ar. Alguns anos depois, Hipócrates trouxe uma nova nomenclatura para os chamados temperamentos: Colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico.

 

Carl Jung deu continuidade aos estudos sobre o perfil de comportamento dos seres humanos e definiu a seguinte classificação: Produtor, intuitivo, sensitivo e analítico. Alguns anos depois, Marston ampliou os estudos e deu a seguinte nomenclatura: Dominância, influência, estabilidade e conformidade. Essa última nomenclatura é muito conhecida no mundo corporativo como DISC.

 

Já faz parte da Gestão de Pessoas de grandes empresa, realizar a análise do perfil de seus colaboradores através da ferramenta DISC. Em minha última formação em processos de coaching, estudei a Análise de Perfil Comportamental desenvolvida por Geronimo Theml. Nela, os seres humanos tem 04 padrões de comportamento: Executor, Comunicador, Planejador e Analista.

 

Todo e qualquer estudo sobre esse assunto tem como base inicial o estudo grego, onde havia a divisão entre fogo, água terra e ar. Mas os estudos evoluíram e entendemos hoje que temos em nós os quatro padrões, porém sempre um deles é mais presente, mais predominante que o outro.

 

Para entender melhor, vou falar um pouco sobre cada um deles:

 

Os Executores: são pessoas muito ativas, competitivas, estão sempre otimistas e são muito dinâmicos. Gostam de desafios, são líderes natos e assumem riscos. Eles estão sempre em busca de resultados, poder e tem muita atitude! Não suportam processos lentos e falta de autonomia. Vemos claramente essas características em algumas pessoas famosas como Bernardinho, Steve Jobs, Fátima Bernardes e o Papa Bento.

 

Os Comunicadores: extremamente extrovertidas, falantes e ativos. Se adaptam com facilidade a qualquer ambiente. Gostam de ter autonomia, amam trabalhar em equipe e sair da rotina. Buscam o reconhecimento, são influentes e prezam por sua liberdade. Porém não suportam a rigidez e a falta de reconhecimento. Alguns famosos que nos mostram essas características: Ivete Sangalo, Ronaldinho gaúcho, Papa Francisco e Oprah.

 

Os Planejadores: são pessoas calmas, prudentes e apresentam muito autocontrole. Gostam de rotina de planejar e de ajudar os outros. São pessoas seguras, estáveis, equilibradas e com grande senso de justiça. Mas não se dão bem com falta de disciplina e improvisações. Como exemplos, podemos citar Tite, Barack Obama, Madre Tereza, Fernando Henrique Cardoso e Papa João Paulo.

 

Os Analistas: imagine alguém muito detalhista, preciso e cauteloso em tudo que faz. Alguém crítico, muito organizado, ligado a métodos e buscando sempre a perfeição e excelência. Sempre procura estar em ambientes calmos e não suporta pressão e falta de segurança.... assim são os analistas. Veja por exemplo Bill Gates, Eistein, Airton Senna e Professor Girafales....

 

E porque é importante conhecer os perfis comportamentais?

Para que eu possa ter o melhor de cada um da minha equipe. Como gestores, precisamos motivar todos integrantes de nossas equipes e darem o melhor de si e alcançarem os melhores resultados. Ao identificar um comunicador dentro da equipe sei que ele não gosta de rotina e que são altamente adaptáveis. Logo, posso usar isso para buscar o seu melhor. Ele pode, por exemplo, a cada dia estar em uma atividade diferente, ou em uma unidade diferente.

 

Porém, se o perfil do meu profissional for planejador, a estratégia terá que ser outra, uma vez que esse perfil não gosta de improvisação.

 

Quer mais dicas? Me segue nas redes sociais que essa semana toda eu vou te ajudar!

 

 

Profa. Ms. Giovana Quini

Especialista em Empreendedorismo Feminino

Mentora, Coach e Palestrante.

Professora Universitária na área de Administração de Empresas

www.giovanaquini.com.br

avatar GIOVANA QUINI TANGANELLI
Giovana Quini Tanganelli
Com mais de 30 anos de experiência em gestão empresarial, me especializei nos últimos 15 anos na área da saúde, beleza e bem-estar. Atuo como palestrante e mentora, ajudando profissionais a se transformarem em Empresárias da Beleza.favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3898 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?